A diretora Executiva da Rede de Atacado da Caixa Econômica Federal, Suely Patrão Burihan, esteve recentemente na sede da Coamo, em Campo Mourão. Ela está à frente da pasta, criada há cinco anos na instituição federal, para atender pessoas jurídicas com faturamento acima de R$ 30 milhões, entre elas, cooperativas como a Coamo. “O agronegócio expandiu no Brasil e tem uma representatividade muito grande no PIB, mais de 26%. Então entendemos ser importante a criação dessa rede de atendimento especializada. Viemos visitar a Coamo, que é uma grande parceira da Caixa, antes inclusive da criação dessa rede de especialização.”
Para Suely, o cooperativismo tem tudo a ver com o propósito da instituição bancária. “A Caixa é uma estatal, um banco extremamente social, que tem um intuito de atender a população brasileira e a cooperativa. O cooperativismo traz essa simbologia também. Atender a Coamo é atender mais de 31 mil cooperados, então tem toda essa conexão com o que a Caixa faz.”
Na visita, foram assinados dois importantes contratos de financiamento para desenvolvimento de investimentos para a Coamo. Além disso, foi sinalizada a ampliação da parceria com a cooperativa para novos investimentos em mercado de capitais. A diretora apresentou também o projeto de um convênio para os funcionários em relação a habitação. “A Caixa hoje tem 70% dos financiamentos habitacionais do país. Somos 99% do programa ‘Minha Casa Minha Vida’ e queremos trazer esse benefício com um diferencial de taxas e outras facilidades para os funcionários da Coamo”, conta.
|