Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 547 | Junho de 2024 | Campo Mourão - Paraná

SEGUNDA SAFRA

Reserva prevê bons resultados com o trigo

Cultura é uma das opções para o inverno na região. Apesar de ser mais suscetível às mudanças climáticas, a expectativa é de uma boa produção

Na Fazenda Graziane, em Reserva (Centro-Norte do Paraná), o cooperado Luiz Fernando Jezichiski plantou trigo e aveia neste inverno. Se o clima ajudar, a expectativa é que a produtividade seja boa. No caso do trigo, por ser uma cultura mais delicada que reage muito a mudanças climáticas, há sempre uma preocupação maior. Mas, mesmo assim, o cooperado diz que sempre gostou de cultivar o cereal e vem obtendo bons resultados ao longo dos anos.

Jezichiski vem colhendo em média de 130 a 150 sacas de trigo por alqueire. “São boas médias aqui para a nossa região. Nesse ano, se o clima ajudar, a expectativa é manter essa produção”, prevê.

O primeiro passo para uma boa safra é o planejamento. Por isso, Jezichiski revela que planeja esse momento com a Coamo. “A gente sempre adquire as sementes com a Coamo e contamos com a assistência Técnica da cooperativa. O planejamento é meio caminho andado para se ter uma boa safra.”

Para o associado a parceria com a Coamo faz toda a diferença. “A cooperativa nos dá suporte do início ao fim de uma safra. Tem muita opção de produtos, serviços e uma assistência em campo de muita qualidade”, avalia Jezichiski.

O engenheiro agrônomo que acompanha a propriedade do Luis Fernando, é Rodrigo dos Santos Silva. Ele explica que apesar da estiagem que afetou o início da safra de trigo na região de Reserva, a lavoura do cooperado estava indo bem. “Está se desenvolvendo bem, com boa germinação, teve um bom perfilamento e tem tudo para ser produtiva.”

Rodrigo ressalta que o diferencial do cooperado é que ele investe em tecnologia. “Ele é um cooperado que está sempre atento e buscando as novidades do mercado. Ele trabalha com produtos novos e isso garante a ele sempre bons resultados.”

Apesar do trigo ser uma das opções de inverno para a região de Reserva, Silva reforça o quanto o trigo é importante para o sistema de produção. “O cereal agrega muito para a cobertura. Nada melhor do que ter uma cobertura e ainda agregar valor na propriedade. Então aqui na nossa região na época de inverno se trabalha muito com trigo, um pouco também com aveia já com esse intuito de fazer uma cobertura boa da área e agregar produção lá na frente e ainda ter ganho com isso.”

Luiz Fernando Jezichiski plantou trigo e aveia neste inverno Luiz Fernando com o engenheiro agrônomo, Rodrigo dos Santos Silva
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.