Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 547 | Junho de 2024 | Campo Mourão - Paraná

CONSCIENTIZAÇÂO

Semana do Meio Ambiente traz a campanha Geração Restauração

Com o tema “Acelerar a restauração da terra”, no âmbito da campanha: #geraçãorestauração, a Coamo realizou entre os dias 3 e 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente da Coamo. A programação contou com uma série de ações para abordar a temática. A abertura contou com uma palestra sobre boas práticas nas propriedades, conservação do solo, pagamento por serviços ambientais e mercado de carbono.

Houve também a distribuição de 30.000 mudas de árvores nativas em todos as unidades com atendimento ao público da Coamo e lixocars para os funcionários, com foco na conscientização sobre o descarte responsável.

A programação também contou com uma visita guiada na Cooperativa de Reciclagem de Campo Mourão (Cooperesíduos), com a participação de um grupo de funcionários da Coamo. Além de quatro sessões de um treinamento para todos os funcionários com o tema: “Conexão solo e vida: prática de inovação e sustentabilidade.”

Para encerrar, foi realizada a Gincana da Semana do Meio Ambiente para crianças, com diversas atividades para integrar as crianças de 3 a 12 anos de idade para aprenderem de uma forma divertida sobre o meio ambiente.

SUPERANDO OS DESAFIOS DO AGRONEGÓCIO COM BOAS PRÁTICAS INOCAÇÃO

Na abertura os cooperados participaram da palestra “Superando os desafios do agronegócio com boas práticas e inovação”. O palestrante foi o engenheiro agrônomo João Berdu. Ele tem mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), 32 anos de experiência em comércio Internacional e 18 anos de experiência em desenvolvimento sustentável.

Plantio de árvores em Reserva (PR)

Diretorias da Coamo e Credicoamo, cooperados e funcionários recebendo as primeiras mudas de árvores da Semana do Meio Ambiente
Para ele esse momento foi uma oportunidade para compartilhar com os produtores as muitas vitórias do agro em relação ao meio ambiente. “Estamos preservando desde que começamos a produzir no agronegócio no Brasil e no Paraná, em especial. Espero que eles levem e compartilhem com os demais quando falarem de agro e de meio ambiente, que o agro tem feito muito pelo meio ambiente. Vencemos muitos desafi os, temos outros desafi os a vencer. Mas, tenho certeza de que, assim como o agro se benefi - ciou de preservar e de fazer o aumento da produtividade em cima do uso de inovação, a continuidade ao vencer esses novos desafios será grande.”
João Berdu destacou a importância das cooperativas para manter a sustentabilidade no agro. “O sistema cooperativo, em especial a Coamo, por ser a maior cooperativa da América Latina, traduziu de maneira efi ciente e capilarizou esse conhecimento para produtores de todos os tamanhos. Um dos desafios do agro no mundo é fazer com que os pequenos produtores tenham o mesmo poder de barganha e o mesmo acesso à tecnologia e a sistemas de armazenagem e agroindústria que têm os cooperados aqui no sistema brasileiro.”



















Palestra para cooperados e funcionários com o tema “Superando os desafios do agronegócio com boas práticas e inovação”, apresentada pelo engenheiro agrônomo João Berdu Programação contou com uma visita guiada na Cooperativa de Reciclagem de Campo Mourão (Cooperesíduos), com a participação de um grupo de funcionários da Coamo e Credicoamo

Ele acrescenta que hoje 70% dos cooperados, em todo o Brasil, são parte da agricultura familiar. “Esse dado mostra que essa proteção que o agronegócio precisa no mundo para o pequeno já existe por aqui. Então, o papel das cooperativas foi importante em acompanhar a tecnologia e transferir de maneira eficiente para o produtor rural, mostrando que o uso da tecnologia melhora a vida do homem do campo, melhora a renda dele e garante para gerações futuras, ainda, o meio ambiente preservado”, revela.
Sobre mercado, João Berdu enfatizou que o consumidor está se preocupando com a maneira como aquilo que ele está consumindo foi produzido e no alimento não é diferente. “Temos muitas coisas boas para falar a respeito do agro. Mas, temos o desafio de traduzir isso de maneira eficiente e para que chegue ao produtor rural, com o valor que ele possa perceber. E, novamente, o sistema cooperativo tem a capacidade, tem a força para fazer com que isso aconteça.”














Abelardo Luz (SC)

Roncador (PR)

Sonora (MS)






É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.