A semente é o ponto de partida de qualquer planta. Considerada o principal insumo para a implantação de uma cultura, a escolha certa representa boa parte do sucesso de uma safra. Ao optar por sementes de alta qualidade, o cooperado assegura o vigor e a uniformidade das plantas, aspectos essenciais para o desenvolvimento saudável e para a maximização dos resultados no campo.
A Coamo oferece sementes de alta qualidade e produtividade para os cooperados. A produção envolve um rigoroso processo de seleção, tratamento e análise em todo o processo. Isso assegura que as sementes entregues aos cooperados sejam capazes de proporcionar um excelente desempenho nas lavouras.
A Coamo tem investido nas melhores tecnologias para produzir sementes com a mais alta qualidade e um dos exemplos disso pode ser observado nos novos equipamentos da Unidade de Benefi ciamento de Furnas, em Manoel Ribas (Centro-Norte do Paraná), que ainda receberá um aporte de mais de R$ 100 milhões para ampliar a capacidade operacional da UBS.
Parte deste investimento será direcionada para a construção de um novo armazém, onde serão instalados 40 novos silos para armazenar as sementes benefi ciadas. Foram ampliadas a capacidade de armazenagem com a construção de câmaras refrigeradas e a instalação de novos equipamentos para o tratamento de sementes, proporcionando mais agilidade e qualidade no processo de produção. E esta é apenas uma das diversas obras planejadas, já que ainda há a previsão para a construção de dois armazéns refrigerados no Mato Grosso do Sul, em Dourados e Maracaju, e a renovação de equipamentos e estruturas nas outras dez unidades de beneficiamento da Coamo.
Roberto Destro, gerente de Sementes da Coamo, acrescenta que a cooperativa possui dez unidades de benefi ciamento localizadas no Paraná e Santa Catarina, voltadas à produção de sementes de soja, trigo e aveia preta. Ele conta que a produção de sementes está na história da Coamo, sendo praticamente desde a sua fundação. Investimentos contínuos em unidades de beneficiamento têm garantido a atualização das tecnologias. "Esses investimentos visam melhorar a qualidade das sementes e, consequentemente, o desempenho no campo", explica Destro.
Um dos avanços recentes é o fornecimento das chamadas sementes contadas. “No caso da soja, oferecemos embalagens que já vêm com um número determinado de sementes, facilitando o manejo e o planejamento dos cooperados. As embalagens variam desde 200 mil até cinco milhões de sementes”, detalha o gerente.
A Coamo também tem investido no Tratamento de Sementes Industrial (TSI), com oito centros dedicados a essa atividade. “Estamos modernizando três desses equipamentos, que antes tinham capacidade de 18 toneladas por hora, e agora passarão a tratar 30 toneladas por hora. Além disso, estamos construindo um novo centro de tratamento em Abelardo Luz (SC)”, acrescenta Destro.
|