Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 549 | Agosto de 2024 | Campo Mourão - Paraná

FORMAÇÃO DO GRUPO

Coamo forma 28ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

Trinta e cinco cooperados do Paraná e Santa Catarina concluíram a formação

Foi realizada no dia 21 de agosto a formatura da 28ª turma do Programa de Jovens Líderes Cooperativistas da Coamo, formação promovida em parceria com o Sescoop/PR e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento ocorreu no anfi - teatro da cooperativa em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná) e contou com a participação dos familiares dos formandos e dos membros das diretorias da Coamo e da Credicoamo.
Realizado desde 1998, o programa é reconhecido como o melhor na formação e sucessão cooperativista, já tendo formado milhares de lideranças durante esses 26 anos de realização. Neste ano, participaram do programa 35 cooperados do Paraná e de Santa Catarina, que tiveram acesso a um conteúdo programático personalizado para a Coamo com o objetivo de preparar os formandos para exercerem cargos de gestão e liderança nas propriedades e dentro da própria cooperativa.

O nosso objetivo é formar líderes comunitários que participarão dos comitês educativos e da alta gestão da cooperativa, a exemplo do que acontece hoje, onde membros dos Conselhos Fiscal e Administrativo foram formados pelo Programa Jovens Líderes”, explica o presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari.

Sara Tiemi Nishida, cooperada em Nova Santa Rosa (Oeste do Paraná) foi uma das formandas da 28ª turma. Na formatura, ela destacou os resultados colhidos até o momento com a participação no programa. “Foi uma oportunidade de conhecer com mais aprofundamento o funcionamento da cooperativa e entender mais sobre a sucessão, seja dentro ou fora da propriedade. A expectativa foi superada e já pude levar muita coisa para o meu dia a dia, na rotina na lavoura e no relacionamento com a minha família.”

Cleiton Petry Baitel, de Boa Ventura de São Roque (PR) Sara Tiemi Nishida, cooperada em Nova Santa Rosa (PR)
O cooperado Cleiton Petry Baitel, de Boa Ventura de São Roque (Centro-Sul do Paraná), também participou da 28ª turma e corrobora a relevância do aprendizado colhido durante a formação. “O curso foi muito interessante, tive a oportunidade de aprender várias coisas, inclusive coisas que já pude implantar na minha propriedade. O aprendizado foi muito importante e a evolução pode ser percebida em toda a turma formada pelo programa.”
Precursor do curso e entusiasta da formação cooperativa, o presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, salienta a importância que o programa tem para os formandos e para o cooperativismo. “Eu sempre digo que a Coamo não foi feita para uma geração, mas sim para a vida toda. Para isso, precisamos preparar pessoas que estejam aptas para liderar a cooperativa e suas propriedades. Nós comemoramos a formação de mais uma turma e acreditamos que esses 35 cooperados com certeza farão a diferença no futuro.”

Formandos visitaram as indústrias da Coamo

Diretoria recebeu o grupo e seus familiares na sede administrativa da Coamo

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.