Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 549 | Agosto de 2024 | Campo Mourão - Paraná

ALIMENTOS

Coamo leva tradição e novidades para a Fipan

A Coamo participou recentemente de mais uma edição da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Food Service (Fipan). Realizado em São Paulo, o evento reuniu profi ssionais e gestores do segmento de food service, como padeiros, confeiteiros, pizzaiolos e de outros setores diretos ou indiretos da indústria de transformação.

A participação em eventos como a Fipan se tornou estratégica para a Coamo, que pelo terceiro ano consecutivo esteve presente na feira para se reunir com clientes, fomentar novos negócios com potenciais consumidores e apresentar novidades e produtos ao público visitante. Para isso, mais de 20 profissionais da gerência Comercial de Alimentos foram mobilizados para o evento.

“É um time robusto, com equipes de vendas que atendem clientes de diferentes canais. Feiras como essa nos dão a oportunidade de interagir com mais proximidade junto a esses clientes, de alinhar novas estratégias e de ouvir e atender demandas mais específi cas. Tudo isso fortalece a relação da Coamo com o seu público consumidor”, explica o gerente Comercial de Alimentos, Wagner Schneider.

Schneider ressalta a importância que o trabalho de comercialização da linha alimentícia tem para a verticalização da produção do quadro social da Coamo. “Depois de ser industrializado, o alimento produzido no campo pelos nossos cooperados é comercializado e o que a gente faz aqui é garantir a participação dos cooperados em mercados onde, individualmente, seria mais difícil o acesso.”

Luiz Roberto Cardoso, do grupo Azevedo Alimentos, de Formiga (MG), reforça a importância dessa relação como forma de concretizar negócios. Há mais de 15 anos, ele atua junto à equipe de compras da empresa, que distribui os alimentos da Coamo para consumidores do interior de Minas Gerais. “Já trabalhamos há bastante tempo com a Coamo, que é uma das nossas principais fornecedoras e nos ajudou muito a crescer neste período. Nunca tivemos problemas com a qualidade dos produtos e isso reflete-se na fidelização que nossos clientes têm com a marca.”

Além do fator relacionamento, as feiras como a Fipan funcionam como importantes canais de vendas para os alimentos Coamo, que hoje já estão presentes em todos os estados do Brasil e em países da América Latina. Esse alcance gerado pela comercialização dos produtos representa um valor signifi cativo no faturamento global da cooperativa.

Com o tema “Armazém dos anos 60”, a Coamo preparou um espaço de 80m² que simula um espaço antigo responsável pela comercialização de grãos, artigos agrícolas, bazar e alimentos

“Cozinha Show”, foi um atrativo no estande da Coamo. Um momento de interação com o público presente na feira, que acompanhou a preparação de receitas ao vivo
História, degustação e novidades no estande da Coamo

A ambientação temática no estande da Coamo já se tornou tradição nas feiras e eventos em que a cooperativa participa. Na última edição da Fipan isso não foi diferente. Com o tema “Armazém dos anos 60”, a Coamo preparou um espaço de 80m² que simula um espaço antigo responsável pela comercialização de grãos, artigos agrícolas, bazar e alimentos.

A concepção do estande faz parte da continuidade que a Coamo preparou nos últimos eventos, onde conta a história do varejo e homenageia a evolução da cooperativa e do próprio comércio. No espaço, elementos históricos representavam essa trajetória, além de estarem ligados às raízes da Coamo.

“Nos últimos anos, a Coamo vem trabalhando para se aproximar mais de seus clientes, tanto do consumidor final quanto daqueles mais distantes geograficamente. E o que tem sido entendido e valorizado pelo público é a história de crescimento e qualidade, ilustrados pelo trabalho que é realizado por aqueles que compõem a nossa cooperativa”, explica o coordenador de Trade Marketing da Coamo, Edson Watanabe.

Outro atrativo no estande da Coamo foi o “Cozinha Show”, um momento de interação com o público presente na feira, que podia acompanhar a preparação de receitas ao vivo, experimentar os alimentos feitos com os produtos Coamo e concorrer a diversos brindes durante essa dinâmica.

“Foi uma grande satisfação conhecer pessoalmente as equipes da Coamo, que nos receberam tão bem e demonstraram, com todo o carisma e afeto, porque os produtos são diferenciados de tudo o que há no mercado”, relata Francisco Roque dos Pesos, cliente da Coamo em Carreiro da Várzea (AM).

A Fipan também oportunizou a apresentação de novidades na linha alimentícia da Coamo. Os visitantes conheceram com mais detalhes as características e aplicações de dois novos produtos: a mistura para pão Dolce Pan Mix e o balde de margarina com 70% de gordura e teor reduzido de sódio.

A Dolce Pan Pix é indicada para a fabricação de diversas receitas de panificação e confeitaria, sendo elaborada a partir de farinha de trigo de alta qualidade, o que permite a obtenção de uma massa bem desenvolvida, conferindo mais maciez, volume e sabor, tanto para receitas doces quanto salgadas. Já o novo balde de margarina amplia a possibilidade de aplicações, também podendo ser utilizado em receitas doces ou salgadas, garantindo ao produto um sabor e aroma amanteigados e consistência ideal para manipulação.

Para demonstrar a polivalência dos novos produtos, eles foram utilizados na preparação das receitas do Cozinha Show. Esfihas, quiches, lua de mel, bolos e outros doces e salgados fizeram parte do cardápio servido durante os dias de evento e a aprovação do público com os novos ingredientes foi grande. “São novos produtos que apresentam mais versatilidade para os consumidores, ampliando a variedade de receitas que é possível preparar. Tivemos um feedback muito positivo das pessoas que passaram pelo nosso estande e que tiveram a oportunidade de experimentar as receitas”, detalha a assistente técnica de Alimentos, Karina Bartko.

André Ricardo de Almeida Grupo Dorivali | Valinhos (SP)

“A Fipan é um evento que vem para somar ao nosso trabalho e fortalecer essa parceria. Para nós, a Coamo é um fornecedor estratégico e muito importante, pois conta com um mix de produtos muito grande e variado, que tem uma aceitação unânime e atende às diferentes demandas do mercado.”

Antonio Carlos Rugani Ameripan Distribuidora | Americana (SP)

“Para nós é sempre um prazer estar com a Coamo. Já somos clientes da cooperativa há mais de 20 anos e sempre contamos com suporte e atendimento de qualidade. A Coamo conta com um portfólio de produtos premium e fazemos questão de oferecer esses produtos para os nossos clientes.”

Francisco Roque dos Pesos Panificadora Priscila | Carreiro da Várzea (AM)

“Mesmo tão distante, a Coamo chegou até nós no Amazonas e nos oferece um produto de alta qualidade, com valor acessível, sendo a melhor opção em comparação com outros produtos do mercado. Foi um prazer estar na Fipan e conhecer mais sobre a cooperativa.”

A Fipan oportunizou a apresentação de novidades na linha alimentícia da Coamo. Os visitantes conheceram as características e aplicações de dois novos produtos: a mistura para pão Dolce Pan Mix e o balde de margarina com 70% de gordura e teor reduzido de sódio

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.