|
Com o título "Coamo em rede", a matéria principal da edição da Revista Coamo de outubro 2025, destaca a importância da inovação com suas ferramentas digitais na trajetória da cooperativa e de seus cooperados, atendidos sempre com eficiência e agilidade na busca da excelência no desenvolvimento das suas atividades.
Com certeza, os negócios não existem sem a tecnologia da informação, pois ela é fundamental e junto com a inovação, a Coamo pode ampliar conexões, otimizar processos e aproximar ainda mais o cooperado por meio de diversas ferramentas digitais que modernizam o dia a dia da cooperativa.
Desta forma, a Coamo está sempre ligada à tecnologia e se preocupa em aprimorar as soluções digitais conforme a necessidade dos cooperados.
A tecnologia está cada vez mais presente no relacionamento com os cooperados, mas a essência do cooperativismo e o atendimento presencial permanecem como pilares das relações e do trabalho da Coamo.
Assim, o formato digital é um complemento e não substitui o contato direto entre cooperativa e cooperado nas suas operações, sendo um forte valor nesses 55 anos da Coamo.
Por meio da Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), a Coamo atualmente tem mais de 360 aplicações no suporte às atividades internas e externas da cooperativa e desses, mais de 240 fazem parte do nosso Sistema de Informações Coamo (SIC).
A nossa Tl é responsável pelo desenvolvimento de centenas de aplicações, das quais resultam soluções com aplicativos móveis e aplicações web, que facilitam o uso das informações.
Do total, 44 aplicações têm conexão direta com produtos e serviços utilizados pelos cooperados, ou seja, que impactam diretamente nas suas atividades.
No início com o Cooperado Online, depois com os avanços e o surgimento do APP Coamo, que era mais básico e avançou com muitas funções.
|
Também se destacam o Portal do Cooperado, Gestor Rural, as operações da retirada de produtos agrícolas, da fixação da produção, do Coamo Máquinas, entre outros.
Assim, evidencia-se o trabalho da Coamo em criar soluções próprias e alinhadas às necessidades dos cooperados.
Essas tecnologias vêm transformando e para melhor, a rotina deles, com acesso fácil e prático aos aplicativos, sistemas integrados e soluções móveis, na palma da mão, e estão mudando a forma como gerenciam suas operações.
Desde o planejamento e o acompanhamento de suas lavouras até o agendamento para retirada de insumos, tudo pode ser feito de forma remota com muita rapidez e eficiência, sem perder o relacionamento com a cooperativa.
Vivemos uma jornada de transformação com tecnologia e inovação bem aceita pelos cooperados, que fortalece a governança, amplia a eficiência e principalmente, garante a segurança na gestão dos dados e serviços.
E tudo alinhado com o foco da Coamo, que visa o desenvolvimento com a disseminação do uso de tecnologias, a diversificação e o aumento da produtividade e renda no meio rural. ●
AIRTON GALINARI Presidente Executivo da Coamo
|