|
O gerente da Coamo em Mamborê, Paulo Nicolau Mocci, observa que o marco de cinco décadas demonstra a importância da cooperativa para os cooperados. "Esses 50 anos representam a evolução tecnológica, a geração de renda e o desenvolvimento de toda a região", afirma.
Segundo Mocci, a unidade se consolidou com base em valores que sempre orientaram a atuação da Coamo. "A diretoria sempre prega seriedade, honestidade, valores e, principalmente, o foco no cooperado. Esse tripé, diretoria, cooperados e funcionários trabalhando juntos, é o que mantém a cooperativa forte", observa.
Com 42 anos de história na Coamo, o gerente destaca a importância da confiança construída ao longo do tempo. "A credibilidade que o cooperado tem na Coamo é o segredo dessa longevidade. A cooperativa está sempre preocupada em levar desenvolvimento, gerar negócios e manter o cooperado na atividade. Esse é o grande diferencial", ressalta.
O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, reitera que Mamborê foi o terceiro município a receber unidades da cooperativa. "Uma ideia que nasceu em 1970, dentro de Campo Mourão, se expandiu para toda a região. Foi uma decisão arrojada, tomada apenas cinco anos após a fundação", explica. Segundo Galinari, a escolha de expandir tão cedo foi estratégica. "A cooperativa precisava crescer para se manter e fazer negócios de forma diferente. Precisava de escala e relevância no mercado, e a forma de fazer isso era ocupar novas áreas além de Campo Mourão. Engenheiro Beltrão e Mamborê foram escolhidas pelas suas características e vocações agrícolas e pecuárias, e a expansão foi um sucesso", afirma.
|
Ele reforça que essas duas unidades tiveram papel decisivo na estrutura da Coamo. "Foram o trampolim para que tantas outras unidades pudessem existir. É um marco importante. Elas deram sustentação para a cooperativa crescer", observa.
Para o presidente, o desempenho de Mamborê consolidou a identidade da cooperativa. "É uma grande unidade, com uma fidelidade muito grande do cooperado. O volume de produtos recebidos e a participação na comercialização e compra de insumos são muito expressivos. Isso tudo foi criando a identidade da Coamo e reforçando a sua estrutura", avalia.
De acordo com ele, o impacto da presença da Coamo vai além da produção agrícola. "A estruturação beneficiou o município, que pôde crescer e se desenvolver, e os cooperados, pelo ganho em qualidade de vida e pela melhoria nas condições de trabalho no campo."
|