Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 434 | Março de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Agricultura

Paraná amplia área trigo

A produção de trigo no Paraná poderá atingir 3,5 milhões de toneladas neste ano, aproximadamente o dobro da colheita anterior, que chegou a 1,8 milhão de toneladas. A área plantada deve alcançar 1,2 milhão de hectares, um aumento de cerca de 20% em relação ao ano passado.

As informações são do relatório da safra de grãos 2013/2014 do Departamento de Economia Rural (Deral). A estimativa de produção do Deral se dá em função da estiagem do início do ano, que provocou atraso no plantio da segunda safra de milho. Com isso, muitos agricultores migraram para o trigo.

Em 2013, a cultura do trigo alcançou 987 mil hectares, um aumento de 27% sobre o plantio anterior. Neste ano, a região Oeste deve apresentar o maior aumento na área plantada, chegando a 40% de crescimento. Nas demais regiões também haverá migração para a cultura, embora em menor proporção.

RENDA – O engenheiro agrônomo do Deral Carlos Hugo Godinho explica que a cultura está mais rentável que nas últimas safras. “Ano passado muitos agricultores fizeram plantio de milho fora de época. Mesmo com queda na produtividade o preço valia o risco. Este ano a triticultura ganha espaço devido à queda de preço do milho”, afirma.

Milho safrinha

Os trabalhos de plantio da segunda safra de milho, ou safrinha como é conhecida, estão adiantados no Paraná. Levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado (Seab) aponta que o plantio da cultura está na reta final, sendo cultivados 1,76 milhão de hecatares.

Segundo o Deral, a cultura segue em boas condições de desenvolvimento. Da área total, 89% foram avaliadas como em boas condições pelos técnicos da Seab. Estão em crescimento vegetativo 86% das lavouras, com outros 7% em germinação, 4% em floração e apenas em 1% em fase de frutificação.

O clima nos próximos dias deve ajudar na manutenção da boa qualidade e no desenvolvimento do milho safrinha paranaense. Para esta temporada, a expectativa é que o Paraná retire dos campos 10 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume colhido será ligeiramente inferior ao do ano passado, quando a produção estadual de milho de inverno foi de 10,1 milhão de toneladas.

Cadastro do produtor rural

A Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná (SEFA/PR) informa que os produtores rurais  deverão  inscrever-se ou fazer  a atualização caso tenha ocorrido alguma alteração nos dados cadastrado junto ao  Cadastro de Produtor Rural (CAD/PRO). Os dados dos agricultores devem ser informados junto às prefeituras municipais. O cadastro é obrigatório para emissão de notas fiscais de produtor. A inscrição ou a atualização do documento deverá ser requerida no setor de Nota Fiscal do Produtor das prefeituras, conforme disposto na Norma de Procedimento Fiscal nº 036/2010, que instituiu o CAD/PRO.

DOCUMENTOS – Para a atualização do cadastro, o produtor deverá apresentar os seguintes documentos: matrícula de cada propriedade atualizada dentro do ano fiscal; declaração completa do ITR/07, CCIR (antigo Incra) 03/04/05 e o comprovante de residência.

PADRONIZAÇÃO - Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná “o Sistema Produtor Rural visa a padronização do cadastro do agricultor, bem como do modelo de nota fiscal a ser utilizado, resultando, dentre outros fatores, em melhoria da qualidade das informações sobre a comercialização dos produtos primários no Estado do Paraná”.

Para mais informações, os produtores rurais deverão procurar o setor de Nota Fiscal do seu respectivo município.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.