Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 434 | Março de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Informação aos Cooperados

Tecnologia ao alcance de todos

Dias de campo realizados pelas unidades testam novas tecnologias em condições de clima e solo de cada região

Paralelo ao Encontro na Fazenda Experimental Coamo, em Campo Mourão, as unidades da cooperativa realizam dias de campo com o objetivo de avaliar o comportamento das tecnológicas recomendadas pela pesquisa oficial para o verão. Os eventos colaboram para que os associados façam um ajuste fino na escolha dos materiais que serão utilizados no cultivo das próximas safras. Entre as novidades apresentadas nos dias de campo das unidades, destaque para as cultivares de soja e os híbridos de milho, testadas em condições de clima e solo de cada região da área de ação da Coamo.

Candói

A terceira edição do Encontro Tecnológico da Coamo de Candói (Entec) foi realizada na propriedade do cooperado Aldir Antonio Goldoni e contou com a presença de 260 pessoas entre cooperados, técnicos e representantes das empresas parceiras. Os participantes conheceram as variedades de soja e os híbridos de milho disponíveis para a próxima safra de verão. Também acompanharam diversas palestras proferidas pelos técnicos da Coamo e de empresas parceiras.  Foram apresentadas 34 variedades de soja e 19 híbridos de milho.

Candói

Mangueirinha

Em Mangueirinha (Sudoeste do Paraná), o 23º Encontro de Cooperados  reuniu 400 associados que receberam informações sobre variedades, manejo e tecnologias para o cultivo de soja e feijão, além de visitarem a loja veterinária que expôs as Rações Coamo, herbicidas de pastagens, sais minerais e opções de pastagens de verão. Foi montada também uma estação do Detec que abordou sobre adubação diferenciada em milho, inoculação no sulco de plantio, tratamento de sementes industrial e parcelas de soja RR1 e Intacta.

Mangueirinha

Boa Ventura de São Roque

O Show Tecnológico de Verão de Boa Ventura de São Roque (Centro-Sul do Paraná) foi na propriedade do cooperado Vilmar Venski. Participaram 350 associados que viram sobre devolução de embalagens; híbridos de milho; efeitos de fungicidas em milho; variedades de soja; tecnologia de aplicação; resistência do capim amargoso e azévem ao glifosato; estação veterinária sobre espécies, manejo e herbicidas para pastagens. Teve ainda parcitipação da Credicoamo e demonstração de máquinas e implementos agrícolas.

São João do Ivaí

Cerca de 140 cooperados de São João do Ivaí, Lunardeli e Godoy Moreira participaram de uma tarde de tarde de campo. Foram apresentadas 27 variedades de soja. Também foram montadas barracas tecnológicas que abordaram os seguintes assuntos: lagartas da soja, mostrando sua diferença e em especial a helicoverpa; doenças de final de ciclo; fertilizante e as diferenças do mercado; a importância do potássio na cultura da soja; e capim amargoso, mostrando as preocupações desta invasora nas lavouras.

À esquerda: Boa Ventura de São Roque; À direita: São João do Ivaí

Quinta do Sol

Cooperados de Quinta do Sol participaram do dia de campo de soja na propriedade do associado Antônio Tomeix Filho. O evento teve participação de 54 cooperados e 15 parceiras. Foram apresentadas 28 cultivares de soja, além de manejos de plantas daninhas resistentes, adubação e nova molécula de fungicida para controle das principais doenças na cultura. O encerramento ocorreu na Arcam, onde foram expostas algumas máquinas/implementos, sendo um atrativo a mais aos cooperados.

Coronel Vivida

A propriedade do cooperado Genésio da Silveira, na comunidade Abundância, em Coronel Vivida (Sudoeste do Paraná), foi sede do dia de campo que recebeu cerca de 130 participantes. Eles foram informados sobre as novas tecnologias que estão ajudando os cooperados no manejo das lavouras. Mais de 30 variedades de soja e 25 híbridos de milho foram expostos. Também foi realizada uma palestra sobre a melhor forma de se fazer silagem e sobre a helicoverpa.

À esquerda: Quinta do Sol; À direita: Coronel Vivida

Peabiru

Mais de 100 pessoas participaram do dia campo de soja na Fazenda Nova Aurora, propriedade do cooperado Jorge Tamesawa, em Peabiru (Centro-Oeste do Paraná). No local foram expostas variedades de soja disponíveis na Coamo e que melhor se adaptam na região. Os cooperados puderam avaliar o desempenho de cada material para que possam se planejam para o próximo plantio.

Goioxim

A propriedade do cooperado Roque Reis, na Comunidade Alto dos Milagres, em de Goioxim (Centro-Sul do Paraná), foi palco do 1º dia de campo da Coamo no município. O evento contou com a participação de mais de 100 pessoas que presenciaram apresentações de 27 híbridos de milho e 34 variedades de soja.

À esquerda: Peabiru; À esquerda: Goioxim

Cantagalo

Cerca de 130 pessoas prestigiaram o dia de Dia de Campo de Verão da unidade de Cantagalo (Centro-Sul do Paraná). O evento foi na Fazenda Carazinho, de propriedade da família Fritz, e os participantes acompanharam as novidades relacionadas ao cultivo de soja e de milho.

Tupãssi

O tradicional dia de campo de verão em Tupãssi (Oeste do Paraná) foi na propriedade do cooperado Valmor Domingos Gottardi, na Comunidade de Palmitolândia. Os associados conheceram 29 variedades de soja e 21 híbridos de milho, além de apresentações sobre fertilizantes foliares.

À esquerda: Cantagalo; À direita: Tupãssi

Pinhão

Em Pinhão (Centro-Sul do Paraná), o dia de campo contou com 130 produtores que assistiram apresentações sobre 33 cultivares de soja e 26 híbridos de milho. Além disso, assistiram palestras sobre controle de plantas daninhas, de pragas e de doenças e conheceram as principais espécies de lagartas que atacam a cultura da soja. 

Marilândia do Sul

O Departamento Técnico da Coamo em Marilândia do Sul (Centro-Norte do Paraná) realizou o dia de campo de verão. Participaram do encontro 65 cooperados que presenciaram experimentos com híbridos de milho e variedades de soja.

À esquerda: Pinhão; À esquerda: Marilândia do Sul

Manoel Ribas

Herbicidas em Pastagens foi o tema de um dia de campo em Manoel Ribas (Centro do Paraná). O evento contou com 50 cooperados que presenciaram orientações sobre o controle eficiente das plantas daninhas nas pastagens.

Araruna

O dia de campo em Araruna (Centro-Oeste do Paraná) reuniu 115 participantes. O público teve a oportunidade de conhecer 29 variedades de soja adaptadas para a região.

À esquerda: Manoel Ribas; À direita: Araruna

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.