Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 469 | Maio de 2017 | Campo Mourão - Paraná

DICA DO CAMPO

Aprendendo mais sobre... ALMEIRÃO

O almeirão, conhecido em alguns locais como chicória amarga, é uma hortaliça do tipo folha, de sabor amargo, originária da Europa Mediterrânea. Em algumas regiões do Brasil, cresce naturalmente uma variedade chamada de almeirão do mato, muito apreciado por ter sabor menos amargo. O almeirão é uma Asterácea, a mesma família da chicória, alface, dente-de-leão e serralha. Fornece vitaminas A, C e do complexo B, além de ser boa fonte de fósforo e ferro.


  • Época de plantio: março a julho. Em regiões de clima temperado, o ano todo.
  • Cultivares: Folha-larga e Pão-de-açúcar
  • Semeadura: em sulcos distanciados de 20 a 30 cm, numa profundidade de 1 cm, cobrindo-se as sementes com terra peneirada. Gasta-se 1 9 de sementes por metro quadrado. Cada grama contém cerca de 1.000 sementes. Temperatura ideal na faixa de 12 a 24 ºC.
  • Raleação: deixar 15 a 20 cm entre as plantas. As mudas arrancadas podem ser transplantadas em outro local.
  • Adubação em cobertura: Após a raleação, aplicar 20 ou 30 9 de sulfato de amônio ou nitrocálcio (ou 10 a 15 g de uréia) por metro de sulco. Essa adubação deve ser repetida após os cortes.
  • Irrigação: regas diárias.
  • Colheita: quando as folhas estão desenvolvidas, o que ocorre 50 a 60 dias após a semeadura. Corta-se a folha rente ao solo e pode-se fazer nova colheita 30 ou 40 dias mais tarde.

COMO COMPRAR

Escolha os maços com cuidado, sem amassá-los e sem rasgar as folhas. Deixe para comprar o almeirão por último, assim evita-se que as folhas sejam danificadas no fundo do carrinho pelas outras compras. As folhas devem estar verdes, firmes, sem sinais de murchamento e sem pontos escuros. Folhas com início de amarelecimento são velhas e não têm boa qualidade. Compre o almeirão na forma minimamente processada (ou seja, já lavado, picado e embalado) somente se o produto estiver sob refrigeração. Verifique o prazo de validade e coloque-o em geladeira logo ao chegar a casa.


COMO CONSERVAR

O almeirão, como a maioria das hortaliças de folha, estraga-se rapidamente, murchando e amarelecendo depois de colhido. Por isto, compre somente o necessário para consumo imediato, e tenha sempre o produto fresco para consumo. O almeirão pode ser mantido por até três dias na geladeira. Lave e escorra bem a água das folhas e acondicione em saco de plástico próprio para alimentos ou em vasilha de plástico tampada. Em condição ambiente, as folhas devem ser mantidas com a parte de baixo numa vasilha com água, e em lugar fresco; mesmo assim a durabilidade será menor que um dia.


COMO CONSUMIR

O almeirão pode substituir hortaliças como a couve, o espinafre e a chicória, no preparo de pratos quentes ou em saladas. As folhas inteiras ou rasgadas são refogadas em óleo de cozinha ou azeite, e temperadas com sal, alho e pimenta a gosto. Também pode ser preparado com feijão, arroz, grão-de-bico, soja, lentilha e como recheio de bolinhos, tortas e sanduíches. As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, picadas bem fininhas e temperadas a gosto. Neste caso, lave-as antes em água corrente, deixe-as de molho por 20 minutos em 1 litro de água filtrada misturada à uma colher (sopa) de hipoclorito de sódio, em seguida enxague em água filtrada. No lugar do hipoclorito de sódio, também pode-se usar produtos específicos para higienização de hortaliças, vendidos nos supermercados e quitandas na forma de pastilhas ou líquidos. Neste caso, siga as instruções do fabricante contidas na embalagem do produto.

Fonte: Embrapa Hortaliças

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.