Apesar de pouco consumida no Brasil, a berinjela é uma das hortaliças mais apreciadas no mundo inteiro. Contém cálcio, ferro e fósforo e pequenas quantidades de vitamina A e B5. A berinjela é um fruto originário da China e da Índia, tendo sido cultivado na Ásia desde a Antiguidade. Pertence à mesma família do pimentão, do jiló, do tomate e da batata. Desenvolvem-se melhor em temperaturas entre 18 e 25º C.
- Época de plantio: o ano todo em regiões de clima quente e de agosto a setembro em regiões de inverno frio.
- Semeadura: em sementeiras, distribuindo-se as sementes em sulcos distanciados de 10 cm. Gastam-se 2 g por metro quadrado. Cada grama contém aproximadamente 250 sementes.
- Adubação: cada cova deve receber a seguinte adubação: 3 litros de esterco de curral, 300 g de superfosfato simples mais 30 g de cloreto de potássio. Esses adubos minerais podem ser substituídos por 300 g de NPK na fórmula 4-14-8.
- Transplantio: é feito quando as mudas estão com 8 a 10 cm de altura no espaçamento de 1 m x 1 m.
- Irrigação: diariamente na sementeira. Irrigar logo após o transplantio e continuar com regas de 4 em 4 dias.
- Adubação em cobertura: aplicar 15 a 20 9 de sulfato de amônio ou nitrocálcio por planta a intervalos de 25 a 30 dias.
- Desbrota: eliminar as brotações que forem aparecendo na haste principal abaixo das primeiras ramificações.
- Colheita: Colher os frutos à medida que forem se desenvolvendo, a partir de 90 ou 100 dias depois do transplantio.
COMO COMPRAR
Os frutos podem ter casca de cor vinho-escura, quase preta, branca ou rajada; são delicados e se amassam com facilidade, por isto devem ser escolhidos com cuidado, sem apertá-los e sem jogá-los sobre a banca. Os frutos devem ter a casca brilhante, com cor uniforme e lisa, sem manchas ou áreas amassadas e com o cálice verde brilhante. Os frutos de berinjela japonesa são mais compridos e mais finos. Frutos escolhidos muito novos murcham rapidamente e quando colhidos após o ponto ideal ficam sem brilho e com sabor amargo, devido ao desenvolvimento das sementes que se tornam escuras.
COMO CONSERVAR
Em condição ambiente, a durabilidade dos frutos é limitada a dois dias, a partir de quando começam a murchar. Na parte mais baixa da geladeira, podem ser mantidos por até duas semanas, dentro de saco de plástico. Se houver formação de gotículas de água dentro do saco de plástico, fure o plástico com um garfo. Conserve os frutos com o cabinho (pedúnculo) até o consumo. A berinjela pode ser congelada da seguinte maneira: lave e corte-a em fatias ou cubos de 1 cm. Coloque-a em água fervente por 2-4 minutos, ou no vapor por 3 minutos ou ainda no forno de micro-ondas por 4 minutos. Em seguida, mergulhe a berinjela em água com cubos de gelo por 8 minutos. Retire a água, escorra e enxugue-a com papel absorvente. Coloque-a numa vasilha aberta e leve-a ao congelador. Depois, retire os cubos formados e coloque-os dentro de sacos plásticos, tirando todo o ar com uma bombinha de vácuo. Pode ser mantida assim no congelador por até 8 meses. Descongele em água fervente com sal, ou se for usar para fritura, descongele em temperatura ambiente.
COMO CONSUMIR
A berinjela é uma hortaliça muito versátil. Pode ser consumida frita à milanesa, ao forno, ensopada, com molho branco, recheada, em salada, com macarrão e em omeletes. Lave bem os frutos em água corrente, retire os cabos e corte-os com ou sem casca de acordo com a receita. Depois de descascadas e picadas as berinjelas escurecem rapidamente, por isto após esta operação devem ser preparadas imediatamente ou deixadas em vasilha com água. Para cozinhá-las no vapor salpique sal antes.
Fonte: Embrapa Hortaliças
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.