Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 475 | Novembro de 2017 | Campo Mourão - Paraná

IMAGEM E POSICIONAMENTO

NO CAMINHO CERTO

Com receitas globais superiores a R$ 11 bilhões, sendo a 21ª maior empresa exportadora do país e 1ª empresa do Paraná, maior empresa embarcadora de produtos no porto de Paranaguá e 2ª maior empresa na Região Sul, a Coamo, gigante da América Latina, apresenta números que ressaltam a força do cooperativismo. Trata-se da produção de alimentos para o Brasil e o mundo, que agrega valor ao que vem do campo dos mais de 28 mil associados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

O complexo industrial da Coamo transforma mais de 1,7 milhão de toneladas de produtos por ano, agregando valor à produção dos associados e criando empregos e divisas nas regiões em que atuam. Do parque industrial saem os Alimentos Coamo que, junto com as commodities agrícolas, são comercializados nos mercados interno e externo.

A origem e qualidade dos alimentos produzidos pelas cooperativas do Paraná são reconhecidos pelo consumidor e a prova disso foi uma pesquisa encomendada pelo Sistema Ocepar ao Grupo Datacenso, que resultou na Pesquisa de Imagem e Posicionamento do Cooperativismo e suas marcas no Paraná. No total, foram realizadas 1.023 entrevistas presenciais (523 consumidores e 500 não consumidores) em supermercados paranaenses, ao longo do mês de agosto, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Pato Branco.

Na análise quantitativa, os principais pontos positivos mais citados pelos consumidores e não consumidores, foram a qualidade dos produtos e melhores preços das cooperativas. Segundo Robson Mafioletti, superintendente da Ocepar, o objetivo era descobrir a imagem que os consumidores têm dos produtos e serviços das cooperativas no Paraná. “O resultado foi muito positivo. No total, 96% dos consumidores disseram que estão satisfeitos ou muitos satisfeitos. Isso mostra que estamos no caminho certo”, explica.

A Coamo foi a mais lembrada na pesquisa quantitativa, pelos consumidores e não consumidores de óleo de soja refinado e de margarina, fabricado por cooperativas paranaenses. “O consumidor está consciente de que ao adquirir um produto de cooperativa, está adquirindo qualidade, sabor, origem e sustentabilidade. Ele sabe que pode confiar”, afirma o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni.

Em outra categoria de avaliação das marcas de Trigo mais utilizadas, a Coamo também obteve o maior destaque entre as cooperativas. “Em um mercado consagrado por multinacionais e empresas tradicionais do segmento moageiro, saber que as Farinhas de Trigo da Coamo estão entre as mais conhecidas e consumidas, nos enche de orgulho e aumenta a responsabilidade para continuarmos nosso trabalho com seriedade e competência”, considera Goldoni. 

Além disso, a Coamo, por meio da sua linha alimentícia, foi a mais lembrada, obtendo o 1º lugar, em uma pesquisa espontânea quando perguntado aos compradores supermercadistas paranaenses, qual o primeiro nome que lhes vêm a mente quando pensam em Cooperativa.

Com foco de expansão no Mato Grosso do Sul, a Coamo começou os trabalhos de terraplanagem da nova indústria de processamento de soja para 3.000 toneladas de soja/dia, produção de farelo e óleo, e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja refinado, perfazendo um investimento no montante de R$ 650 milhões, com previsão de conclusão em 2019. “Estamos investindo, pois a demanda por nossos alimentos ainda é grande na região em que atuamos”, afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

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