A confiança que o consumidor tem nas marcas da linha alimentícia da Coamo está pautada em um trabalho realizado com seriedade e compromisso desde a fundação da cooperativa. Um trabalho que começa nos campos dos mais de 28 mil associados que produzem alimentos seguindo orientações técnicas com todo o rigor. Assim, para clientes e consumidores da Coamo, saber de onde vêm o produto que estão adquirindo, é a certeza de que estão comprando acima de tudo, segurança, que está implementada na produção dos Alimentos Coamo e commodities agrícolas.
Dessa forma, a Coamo adotou como Política da Segurança de Alimentos: “Produzir, armazenar e comercializar alimentos atendendo as normas de segurança de alimentos, através da melhoria contínua de processos”, e objetivo da Segurança de Alimentos: “Garantir e assegurar a qualidade e sanidade dos produtos, adotando práticas que visam à prevenção das contaminações microbiológica, química e física”.
De acordo com o superintendente Industrial da Coamo Divaldo Corrêa, para manter sua permanência no mercado, as empresas precisam buscar evidências que estão atendendo os requisitos internacionais de qualidade. “A tendência é a difusão da cultura da certificação, impulsionada pelo mercado consumidor ou pela necessidade de garantir qualidade e segurança em todo o elo da cadeia.”
Corrêa ainda ressalta que a qualidade só é alcançada com conhecimento e disciplina em cumprir com os requisitos especificados, outras marcas da cooperativa. “A Coamo possui diversos sistemas de gestão da qualidade implementados e certificações reconhecidas mundialmente que asseguram o cumprimento dos mais rigorosos padrões de qualidade e a garantia de produtos seguros e de qualidade”, considera.
|
Processo de produção dos Alimentos Coamo passa por um rigoroso controle de qualidade |
Assim conforme o superintendente Comercial da Coamo, Alcir José Goldoni, “por meio de diversas certificações e sistemas implementados, bem como as boas práticas de fabricação, é possível assegurar que os alimentos produzidos pela Coamo, têm origem e sustentabilidade. Portanto, com base em sua visão e valores, a Coamo tem desenvolvido vários processos operacionais e industriais que tem permeado em várias certificações, tais como: FSSC 22000 (Food Safety System Certification); GMP+B2 (Feed Safety Assurance - Holanda); GMP+B3 Internacional; PQC - Programa de Qualidade do Café da ABIC - Associação Brasileira da Indústria de Café na Torrefação de Café; e pela Kosher, que atestam que os alimentos foram produzidos dentro dos requisitos exigidos de qualidade. Além disso, todas essas certificações são auditadas anualmente.”
LINHA DO TEMPO DA GESTÃO DE QUALIDADE |
|
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.