Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 480 | Maio de 2018 | Campo Mourão - Paraná

CREDICOAMO

Segurança e amparo para a família

Everton Galhoti Coelho, Daiane Trombini Gottardi e Margarete de Oliveira

Entre as diversas modalidades de seguros oferecidos pela Credicoamo e Via Sollus está o Seguro Prestamista. Trata-se de seguro que garante a cobertura do saldo devedor sobre o endividamento do cooperado diante do financiamento de custeio agrícola ou de investimento. É uma modalidade que traz mais tranquilidade e dentre os benefícios estão o baixo custo e a simples contratação. “É um seguro de vida destinado em casos de morte ou de invalidez e paga as dívidas contraídas seja em financiamento de custeio, investimento e as demais modalidades de créditos. Na falta do titular da operação, a dívida fica quitada trazendo mais tranquilidade e conforto para a família”, comenta o gerente de Produção da Credicoamo, Dilmar Peri.

Ele explica que o seguro tem vigência até o vencimento da operação e que todos os financiamentos da Credicoamo podem contar com o prestamista. Isso desde que o cooperado se encaixe em alguns pré-requisitos como, por exemplo, boa saúde e ter até 75 anos de idade. “É uma segurança para a família. Caso aconteça uma fatalidade durante o financiamento, os familiares não ficam com a dívida e têm tempo para organizar toda a situação e dar continuidade à atividade, sem que precise vender algum bem”, diz Peri. 

Uma situação de morte e cobertura do seguro prestamista ocorreu recentemente com uma família de Tupãssi (Oeste do Paraná). Margarete de Oliveira, é cooperada da Coamo em Brasilândia do Sul, município próximo a Tupãssi, e perdeu o esposo Joceli Trombini Gottardi em um acidente de carro no início de setembro do ano passado, quando retornava do trabalho para casa. “É uma situação que pega a gente bem despreparada. Mas, graças ao meu esposo, que fez o seguro e a Coamo que nos deu todo apoio e orientações necessárias conseguimos receber o dinheiro e estamos dando continuidade aos negócios. É um seguro importante, e que recomendo, pois a gente nunca sabe quando isso pode acontecer. Na verdade, fazemos seguros para não usar, mas se precisar estaremos amparados.”   

A filha Daiane Trombini Gottardi e o genro Everton Galhoti Coelho estavam morando em Curitiba e após o ocorrido retornaram para Tupãssi e estão ajudando nas atividades agrícolas da propriedade em Brasilândia do Sul. A fatalidade aconteceu pouco antes do plantio da safra de verão, e eles acabaram encarando o desafio e concluindo o trabalho. “Ele [Joceli] já havia comprado e financiado os insumos na Coamo. Também tinha financiamento de alguns maquinários agrícolas e com o seguro não precisamos desembolsar nada. O seguro veio em sua verdadeira essência que é trazer equilíbrio financeiro para a família em um momento tão difícil”, comenta Everton. “O seguro permitiu que tivéssemos tempo para organizar tudo até colher a safra e se estabelecer com a atividade. É um seguro importante que nos ajudou muito.”

Sonhos concretizados

Alberto Donassolo junto com a mãe dona Albina, a esposa Maria Salete e a filha Poliana

O Programa Moradia Feliz da Credicoamo continua ajudando a realizar os sonhos das famílias cooperadas. São linhas de créditos destinadas para aquisição de imóvel, ampliação, reforma ou construção de residências, e ainda para compra de materiais de construção, móveis e decorações, no meio urbano e rural. Famílias como a de Alberto Donassolo, de Toledo (Oeste do Paraná), estão se beneficiando do programa. A nova residência está pronta, faltando apenas alguns detalhes para a finalização da obra. Por meio do programa, eles também adquiriram todos os móveis da nova moradia.

Donassolo explica que tinha parte dos recursos. Porém, as últimas safras não saíram como o planejado e acabou optando pelo financiamento. “Felizmente temos a Credicoamo como nossa grande parceira e conseguimos o dinheiro por meio do Programa Moradia Feliz. Sem esse recurso teríamos que esperar um pouco mais para concluir a obra”, comenta.

O cooperado conta que trabalha 100% com a Credicoamo e não teve dificuldade para contratar o financiamento. “Foi até mais fácil do que eu pensei, sem burocracia nenhuma. Depois de uma vida inteira morando em uma mesma casa agora teremos outra com mais espaço e comodidade para toda família. É a realização de um sonho, construída do nosso jeito e que teve minha filha como arquiteta. Saiu tudo como nós planejamos”, diz Donassolo.

Segundo o gerente da Credicoamo em Toledo, Sergio Batasim, os associados têm buscado melhorar a sua moradia e encontrado na cooperativa linhas de crédito que proporcionam uma vida mais confortável a toda sua família. “A cada financiamento contratado, a cada imóvel construído, vemos como uma conquista para nossos cooperados e nos traz satisfação a divulgação deste programa, para que outros possam também usufruir deste benefício. É gratificante para a Credicoamo quando disponibilizamos linhas de investimento para a realização e concretização dos sonhos das famílias, como o próprio nome já diz: Moradia Feliz, proporcionar a Felicidade para o cooperado e sua família”, acrescenta.

Em Boa Ventura de São Roque (Centro Paraná) o casal Emerson e Marcia Batista está finalizando a obra de ampliação da residência. Uma garagem que guardará o veículo e também servirá como espaço de lazer para receber os amigos e familiares. “Era uma obra que sempre íamos deixando para depois até que decidimos fazer e na Credicoamo encontramos o recurso que precisávamos.” 

Emerson conta que a Credicoamo tem ajudado a família a desenvolver a atividade agrícola e, agora, também contribui para melhorar a qualidade de vida deles. “Isso faz parte do cooperativismo. Integrar a garagem com a casa era sonho antigo que estamos realizando. Temos uma família grande que sempre está se reunindo e teremos mais comodidade para isso.”

De acordo com Lucas Faustino de Souza, gerente da Credicoamo em Boa Ventura de São Roque, o programa Moradia Feliz tem ajudado a realizar o sonho de várias famílias, seja na aquisição ou reforma de moradias e mobilhando as residências. “São linhas de crédito que atendem as necessidades dos cooperados e que oferecem diversas vantagens para o homem do campo.”

Família Donassolo já está com a residência pronta. Mais conforto e qualidade de vida para todos Emerson Batista e Lucas Faustino de Souza, gerente da Credicoamo em Boa Ventura de São Roque

Em Boa Ventura de São Roque (PR), o casal Emerson e Marcia Batista está finalizando a obra de ampliação da residência. Uma garagem guardará o veículo e também servirá como espaço de lazer para receber os amigos e familiares
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.