Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 487 | Dezembro de 2018 | Campo Mourão - Paraná

ANTECIPAÇÃO DAS SOBRAS

Associados têm 13º recheado

Alexandre de Lima Moreira, de Campo Mourão, diz que é uma satisfação receber esse dinheiro extra

A movimentação em todas as unidades da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul começou logo cedo nesta segunda-feira, 10 de dezembro. O motivo é que os associados receberam a antecipação das sobras referentes ao Exercício de 2018. São R$ 109 milhões distribuídos conforme a movimentação de cada cooperado na comercialização de soja, trigo, milho e insumos.

A antecipação das Sobras, apelidada de 13º do produtor rural associado à Coamo, é uma tradição e ajuda a movimentar o comércio no final do ano nas cidades em que a cooperativa está inserida.

Alexandre de Lima Moreira, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), diz que é uma satisfação receber esse dinheiro extra. “Há mais de 25 anos participo da distribuição das sobras. Essa antecipação utilizo para comprar algumas lembranças para a família e para as festas de final de ano”, comenta.  

Lindaura Lanza Ribeiro, de Campo Mourão, usará o dinheiro para viajar no final do ano

A associada Lindaura Lanza Ribeiro, também de Campo Mourão, é de família cooperaticista e tradicional da Coamo. Ela revela que usará o dinheiro para viajar no final do ano. “Já está tudo planejado. Vou visitar um irmão no interior de São Paulo e depois vou à praia. Meus filhos já estão formados e com as suas respectivas famílias, então, uso o dinheiro para curtir a vida. Já trabalhei bastante e mereço esse momento”, comemora.

Neste ano também teve associado que recebeu a antecipação das sobras pela primeira vez. Andrey Castro da Silva, de Campo Mourão, tem 20 anos e já sabe o que fazer com as primeiras sobras. “Trabalhamos o ano inteiro e no final do ano ter esse dinheiro para passar um fim de ano melhor é muito bom. Sou filho de produtor rural e esse ano estou tendo a minha parte pela primeira vez. Vou aproveitar para comprar algo para mim, mas também vou investir na aquisição de óleo diesel para a lavoura.” 

Pai e filho, Claudio Osmar Fulaneto e Claudio Fulaneto Junior, são de Araruna (Centro-Oeste do Paraná), vieram juntos à Coamo receber cada um o seu 13º. “É fim de ano e esse valor sempre é esperado para promover a alegria da família. Eu vou aproveitar a antecipação para comprar uma lembranças e acertar algumas continhas que sempre tem (risos)”, conta ‘seo’ Claudio. 

Conforme o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, é uma satisfação para a diretoria da cooperativa antecipar as Sobras ao quadro social. “A Coamo possui tradição do pagamento antecipado das sobras nesta época do ano. Essa condição é realizada desde a sua fundação, há 48 anos”, comenta Gallassini.  

Pai e filho, Claudio Osmar Fulaneto e Claudio Fulaneto Junior, de Araruna, foram juntos à Coamo receber o seu 13º

Ele destaca que a antecipação só é possível devido a solidez, administração, participação dos associados e bons resultados que a cooperativa vem obtendo. “Comemoramos novamente esses bons resultados, fruto da participação efetiva dos cooperados e da boa administração da diretoria. Neste ano que estamos prestes a encerrar, mais uma vez, o balanço é positivo. Apesar da crise que diversos setores do país vêm passando, a agricultura consegue se manter muito bem como âncora da economia, e ainda apresenta bons números, os quais são bem recebidos pelos associados”, assinala Gallassini. 

“É uma satisfação muito grande que temos. Este é um dia de alegria para nós cooperados. Isso mostra, mais uma vez, a competência e seriedade da Coamo por meio da sua diretoria, e, também o comprometimento do associado que busca participar sempre mais.” Tihago Dalbosco, de Laguna Carapã (MS). “As sobras chegam em uma boa hora e  ajudam com nossos compromissos dessa época. Uma parte será destinada para as festas de final do ano a outra para investimentos na propriedade. A Coamo é uma cooperativa diferenciada e nos deixa satisfeitos.” Mauro Rosina, de Quilombo e cooperado em Xanxerê (SC).
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.