Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 487 | Dezembro de 2018 | Campo Mourão - Paraná

ANIVERSÁRIO DA COAMO

COAMO 48 ANOS, de sucesso e solidez

Cooperados fundadores: Nelson Teodoro de Oliveira, Martin Kaiser, José Aroldo Gallassini e Moacir José Ferri, no evento de comemoração em Campo Mourão

A  Coamo comemorou no dia 28 de novembro, 48 anos de fundação. Para celebrar, foram realizados eventos alusivos à data em todas as unidades da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Em Campo Mourão, na Administração Central da Coamo, a comemoração reuniu, a diretoria, fundadores, cooperados e funcionários. “Parabenizamos os cooperados e funcionários e, por extensão, seus familiares, clientes, fornecedores e consumidores. Juntos formamos uma família de mais de 120 mil pessoas e com alegria e satisfação, nos reunimos para celebrar os 48 anos da Coamo”, comenta o idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. 

A Coamo foi fundada no dia 28 de novembro de 1970 por 79 agricultores pioneiros de Campo Mourão. “A Coamo é uma cooperativa de sucesso, é orgulho do campo, do Brasil e do mundo para a satisfação dos mais de 28 mil associados e mais de 7,5 mil funcionários. Assim, a Coamo vem contabilizando números positivos ao longo desses 48 anos de existência”, comenta.  

A Coamo nasceu e cresceu conjugando a força, união e trabalho dos associados, diretoria e funcionários, e vem proporcionando o desenvolvimento direto e a melhoria da produção, da renda e da qualidade de vida para milhares de pessoas. “Nesses 48 anos, ultrapassamos e vencemos muitos desafios, e juntos, estamos preparados para enfrentar e vencer os desafios do presente e futuro. Sempre com a missão de gerar renda aos cooperados, com desenvolvimento sustentável do agronegócio, e ser a melhor opção de desenvolvimento aos cooperados, realização profissional aos funcionários, produtos aos clientes e negócios aos parceiros”, salienta Gallassini. 

A cooperativa é uma das maiores da América Latina, respondendo por 3,5% de toda a produção nacional de grãos e fibras e 16% da safra paranaense. O forte relacionamento com o quadro social tem garantido à Coamo resultados cada vez mais expressivos. “Os bons resultados geram tributos, empregos e divisas, e contribuem para o desenvolvimento do nosso país”, comemora Gallassini. 

Na Coamo, trabalho, profissionalismo, honestidade e união são valores cultuados desde a fundação da cooperativa. Tudo é planejado com visão de futuro, buscando agregar mais valor à produção dos cooperados. O segredo de todo o sucesso está alicerçado em quatro fatores básicos: a política de capitalização, a estabilidade administrativa, o apoio incondicional dos cooperados e a harmonia existente entre a diretoria, cooperados e funcionários. “Toda essa trajetória de sucesso da Coamo é fruto de muito trabalho e dedicação. Um trabalho alicerçado pelo tripé - diretoria, cooperados e funcionários. Com todos puxando para o mesmo lado, o resultado não poderia ser outro”, destaca o presidente da Coamo.

Evento em Campo Mourão reuniu diretoria, cooperados e funcionários

Fundadores na comemoração

Ricardo Accioly Calderari, Nelson Teodoro de Oliveira, Martin Kaiser, José Aroldo Gallassini, Moacir José Ferri e Claudio Francisco Bianchi Rizzatto

A cerimônia em comemoração aos 48 da Coamo, em Campo Mourão contou com a presença de três dos 79 fundadores que assinaram a ata de instalação da cooperativa, em novembro de 1970. Martin Kaiser, cooperado número 12, Moacir José Ferri, número 32, e Nelson Teodoro de Oliveira, número 48. Eles se juntaram a outros cooperados, funcionários e diretoria na celebração do aniversário da Coamo.   

Martin Kaiser recorda que na época da instalação, poucos acreditavam na ideia, já que outras cinco cooperativas não tiveram sucesso. “Foi um grande trabalho de convencer os agricultores e, hoje, vemos que valeu a pena todo esforço. Sinto muito orgulho em ter feito parte da história e de agora ter nossos filhos e netos ‘tocando’ as lavouras e participando da Coamo”, assinala. 

Olhando o seu nome no ‘Momento dos Pioneiros’, Moacir José Ferri diz que passa um filme em sua cabeça. “Quando fundamos a Coamo, jamais imaginamos que chegaria onde está. Pretendíamos unir os agricultores para termos mais força na compra de insumos e na comercialização da nossa produção. A ideia era boa e a cooperativa foi crescendo, fortalecendo, ganhando cooperados, sempre cumprindo o seu papel. Me orgulho de ter participado do início da Coamo, que é a melhor e maior cooperativa do Brasil.”

O cooperado Nelson Teodoro de Oliveira é de família pioneira de Campo Mourão. Ele lembra que participou junto com o idealizador e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, das primeiras reuniões com agricultores do município com o objetivo de fundar a cooperativa. “As dificuldades eram grandes, mas os sonhos e a vontade de que a Coamo desse certo era ainda maior. Tínhamos dificuldades para plantar e, principalmente, para vender nossa produção. Fico emocionado em participar de mais uma comemoração de aniversário da Coamo.”

Coamo conta com mais de 28,7 mil cooperados e 7,5 mil funcionários no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Novas gerações cooperativistas

São mais de 28,7 mil cooperados em toda a área de ação da Coamo. Muitos deles fazem parte da segunda ou terceira geração de associados e cresceram acompanhando os avôs e pais na cooperativa. Calebe Honório Welz Negri, de Engenheiro Beltrão (Centro-Oeste do Paraná), é filho e neto de cooperado e faz parte do Conselho Fiscal da Credicoamo - cooperativa de crédito dos associados da Coamo. “É um privilégio fazer parte da Coamo que tem uma grande importância na nossa família. Tudo o que precisamos para conduzir a atividade agrícola encontramos. É um orgulho dizer que essa cooperativa é nossa e que está do lado no produtor rural.” 

Ricieri Zanatta Neto, de Mamborê (Centro-Oeste do Paraná), também integra o Conselho Fiscal da Credicoamo e está na segunda geração de cooperativista da família. “A Coamo se preocupa em proporcionar o melhor resultado para os cooperados e familiares. Com certeza, a cooperativa ajudou a desenvolver a região incentivando a adoção de novas tecnologias e melhorando o sistema produtivo. Hoje é um dia importante, de lembrar da história e dos pioneiros que fundaram a cooperativa.”

Ricieri Zanatta Neto, de Mamborê Calebe Honório Welz Negri, de Engenheiro Beltrão

Comemoração dos 48 anos nas Unidades

Dez de Maio (Oeste do Paraná) Goioxim (Centro-Sul do Paraná)

Honório Serpa (Sudoeste do Paraná) Itaporã (Sudoeste do Mato Grosso do Sul)

Palmital (Centro do Paraná) Rancho Alegre do Oeste (Centro-Oeste do Paraná)

Tupãssi (Oeste do Paraná) Roncador (Centro-Oeste do Paraná)
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.