Apaixonada por comida, informação, animais e, sobretudo, gente. Assim se define a apresentadora de televisão Ana Maria Braga, embaixadora dos Alimentos Coamo e a entrevistada desta edição da Revista Coamo.
Ela tem uma carreira de mais de 25 anos na televisão. Acorda todos os dias às 04 horas e trabalha, às vezes, por até 18 horas seguidas. Comunicadora de alma, ela rompeu a barreira da TV para estar presente na vida das pessoas de outras formas.
Ana tem mais de 13 milhões de livros vendidos. Fã de novidades e novas tecnologias, está na lista das 250 mulheres mais poderosas do planeta (Fortune Maganize- 2017) e no Guinnes Book como a apresentadora com maior tempo de permanência ao vivo do mundo. É mãe da Mariana e do Pedro, e avó da Joana, Bento e Maria.
A apresentadora diz que a parceira com a Coamo começou quando recebeu uma carta do presidente da Coamo e se emocionou muito com todas as lutas e conquistas da cooperativa. “Depois pedi para conhecer cada produto e saber se realmente eles eram de qualidade. Isso tudo comprovado, selamos nossa história. Sempre digo que conquistar credibilidade demora uma vida e vi na Coamo a mesma responsabilidade e credibilidade, então não tinha o porquê não unir nossas histórias.”
Revista Coamo: Como começou na televisão? Desde o início seu foco estava na culinária?
Ana Maria Braga: Comecei em 1973 como apresentadora de um telejornal da TV Rio Preto, canal 8, depois fui produtora e diretora do programa ao vivo “E Agora Boa tarde”, na TV Tupi, de 1974 a 1980. Paralelo a este programa apresentava o telejornal “Panorama” e o programa Musical “Grande Parada” que foi de 1977 a 1980. De 1980 a 1993 fui executiva de outras empresas como a Alcantara Machado e a Editora Abril. A culinária começou quando voltei para a tevê em 1993 onde atuei como produtora e apresentadora do “Note e Anote” e em 1996 estreei o “Programa Ana Maria Braga”, na TV Record. Fiquei no ar com ambos até 1999. Naquele ano, em junho, assinei contrato com a Rede Globo, estreando em outubro do mesmo ano o “Mais Você”. Agora, em outubro de 2019 completo 20 anos de Mais Você.
RC: O “Mais Você” está no ar há 20 anos pela Rede Globo, trazendo novidades aos telespectadores. Como funciona o trabalho de decisão e programação do conteúdo veiculado?
Ana Maria Braga: Eu participo da pauta, da produção, da direção e ainda apresento o programa. Tem meu dedo em tudo do Mais Você. E televisão é criatividade, novos formatos, reinvenção do que já foi feito. Eu e a minha produção estamos 24 horas ligados em tudo o que acontece na nossa esquina e no mundo, somos uma equipe coesa e muito feliz em saber que pelo menos uma pessoa a gente conseguiu motivar e deixar mais feliz e é só desta forma que conseguimos produzir um programa que realmente entretenha o telespectador, fazemos prestação de serviços, novos negócios.
RC: E das escolhas e preparação das receitas?
Ana Maria Braga: Todas as receitas que preparamos tem obrigatoriamente que seguir algumas regras: todos os ingredientes que compõem a receita têm que ser encontrados em todo território nacional, os produtos têm que ser populares, e que caibam no bolso do assalariado brasileiro. Buscamos sempre oferecer pratos que também tenham saudabilidade, mas não deixamos de preparar outros pratos também. O programa é em rede nacional e atinge todas as classes sociais e idades, portanto preciso oferecer um leque grande de opções.
|
Campanha publicitária dos Alimentos Coamo com a apresentadora Ana Maria Braga |
RC: Qual é o público do Mais Você e o grau de exigência deste público?
Ana Maria Braga: O público do Mais Você é muito eclético, temos homens que estão assistindo o Bom Dia Brasil e continuando em frente à tevê, porque trazemos algo na abertura do programa que chama a atenção deles; mulheres, obviamente a maioria do público, jovens e crianças. Fazemos o programa para atender à família que realmente é muito exigente e busca no Mais Você atualidades, boas entrevistas, receitas diferentes e saborosas. E nós, deste lado fazemos a nossa parte, entregamos o que público pede.
RC: Pela primeira vez em sua história, a Coamo elegeu uma personalidade para ser a embaixadora da sua linha alimentícia. Como se sente sendo a escolhida? "
Ana Maria Braga: Muito prestigiada em ter sido escolhida por essa cooperativa que há décadas atua no Brasil e que escreve uma história com qualidade no que produz, reúne milhares de associados e com certeza ainda tem muito a crescer e se desenvolver. Estar junto nessa história me traz muito orgulho.
RC: Neste ano, a parceria entre Alimentos Coamo e Ana Maria Braga foi renovada. Como foi o início dessa história? Como decidiu aceitar a proposta da Coamo?
Ana Maria Braga: A parceria começou com uma carta do presidente da Coamo que me emocionou muito com todas as lutas e conquistas da cooperativa. Depois pedi para conhecer cada produto e saber se realmente eles eram de qualidade. Isso tudo comprovado, selamos nossa história. Sempre digo que conquistar credibilidade demora uma vida e vi na Coamo a mesma responsabilidade e credibilidade, então não tinha o porquê não unir nossas histórias.
RC: Qual tem sido a repercussão da parceria Alimentos Coamo e Ana Maria Braga?
Ana Maria Braga: Muito positiva, tenho retornos maravilhosos, inclusive de produtores que se sentem orgulhosos de sermos parceiros desse negócio. Os cooperados da Coamo sabem que o produto final só terá qualidade se o trabalho que começa no campo for também de qualidade e com a escolha das melhores sementes. Por isso, os Alimentos Coamo têm origem e todo o processo de produção é rastreado, conferindo segurança a esse produto final.
RC: Para você que conhece bem o ramo alimentício, acredita que isso faz a diferença?
Ana Maria Braga: Com certeza, essa cadeia de produtividade consciente e com qualidade traz ao consumidor um produto que tem 100% de aproveitamento na hora do preparo de qualquer receita.
RC: Qual a importância da agricultura para o desenvolvimento do Brasil?
Ana Maria Braga: A agricultura é um dos grandes pilares econômicos no Brasil, é de vital importância, pois mexe diretamente com o desenvolvimento do país. É inegável que se trata de uma área que requer muita atenção, não podemos perder de vista a competitividade. É preciso cada vez mais investimentos no universo rural.
RC: Como observa a presença do cooperativismo impulsionando a economia, gerando empregos e qualidade de vida para milhões de brasileiros?
Ana Maria Braga: No Brasil e no mundo o cooperativismo só cresce e vejo que esse movimento permite que, com muita democracia, todos os envolvidos sejam donos do seu negócio. Os cooperados enfrentam as necessidades juntos, resolvem problemas em parceria. A união é uma ferramenta de sucesso das cooperativas.
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.