Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 491 | Maio de 2019 | Campo Mourão - Paraná

INTEGRAÇÃO

850 associados reunidos em Campo Mourão

José Aroldo Gallassini, falou sobre a Coamo e o cooperativismo

Motivar e integrar os cooperados à cooperativa e à filosofia cooperativista sempre foi o foco da Coamo. Por meio de diversas ações técnicas, culturais e sociais, os associados são constantemente capacitados e engajados aos ideais da sua cooperativa. Uma das ações para cumprir com estes objetivos é o Programa de Integração com Cooperados que desde 2016 reúne cooperados de toda a área de ação da Coamo para passar por um dia de conhecimento e aprendizagem na sede da Coamo em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná).

Neste ano, 850 associados dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, participaram do programa nos dias 23 e 24 de abril. No cronograma eles assistiram pela manhã uma palestra com o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini e outra com o economista Paulo Molinari, da Safras & Mercado.  A tarde eles visitaram todo o complexo industrial da cooperativa, levando na bagagem mais conhecimento sobre o trabalho que começa lá na lavoura de cada um dos participantes. 

Para Marcos Vinicius Cella de Xanxerê (Oeste de Santa Catarina), que ainda não conhecia o Parque Industrial da Coamo, a visita valeu a pena. “Essa foi uma oportunidade maravilhosa, pois como cooperado e produtor rural, saber como é o processo do teu produto, como chega na cooperativa e é industrializado, e como todo esse trabalho é bem feito, só vem engrandecer o cooperativismo. Eu não tinha noção da forma como a Coamo faz, e conhecer todo esse trabalho nos enriqueceu culturalmente e nos motiva a trabalhar cada vez melhor.” 

Outro associado que participou e aprovou o evento foi Gersino José Pereira, de Toledo (Oeste do Paraná). “Foi um dia espetacular onde vi tecnologias que nem imaginava que existiam. Quando fui convidado para participar fiquei na dúvida, mas após passar esse dia aqui percebi que foi a melhor escolha ter vindo, foi um dia muito gratificante. Recomendo que os próximos cooperados que forem convidados a participar que venham sem hesitar”, salienta. 

Gilvano Rubert, veio de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul, para conhecer as indústrias da Coamo. “Isso para nós é muito importante para ver o resultado do nosso esforço do dia a dia. A visita foi muito proveitosa. É satisfatório saber que também faço parte desse processo. Volto para casa mais motivado para produzir alimentos para nosso Brasil.”

De Roncador (Centro-Oeste do Paraná), o associado Jorge Antonio Philipp, valorizou o evento e a palestra sobre mercado. “O dia foi de muito conhecimento. Pela manhã estivemos com o nosso presidente, que reforçou a importância do cooperativismo e com o economista Paulo Molinari que tem muito conhecimento sobre o mercado para nos passar. Uma das grandes dificuldades do agricultor hoje em dia é entender sobre comercialização num mercado tão dinâmico. Após o almoço, conhecemos o parque industrial da Coamo e achei fantástico”, lembra o cooperado.

Segundo Guilherme Sávio, assessor de Cooperativismo da Coamo, em mais uma edição do evento a presença dos associados foi expressiva. “Foram dois grandes dias com palestras e visitas técnicas. Pelo que pudemos coletar de informação dos próprios associados, eles voltaram para casa satisfeitos, pois realmente foi um dia produtivo, de trabalho e integração. Cada unidade tinha cooperados representantes e queremos justamente isso, que todos tenham a possibilidade de conhecer a sua cooperativa. Eles precisam saber sobre a importância de cada um para o dia a dia da Coamo”, ressalta Sávio. 

Defensor da bandeira cooperativista e idealizador da Coamo, o presidente da cooperativa, José Aroldo Gallassini destaca o quanto a presença dos associados é importante para o crescimento e continuidade da Coamo. “Começamos as visitas às indústrias com o evento que realizamos anualmente para as mulheres, e os homens levantaram a demanda de também participar. Nós ficamos muito felizes e criamos esse programa, pois o cooperado é a razão de ser da Coamo e tudo que é feito é pensando nele. Quanto mais ele conhecer sobre a sua cooperativa, mais integrado ele estará para perpetuar o cooperativismo, uma forma de crescimento onde todos ganham e crescem juntos.”

Economista Paulo Molinari, da Safras & Mercado, durante apresentação aos associados No encerramento, participantes ouviram sobre qualidade do processo de produção dos Alimentos Coamo

Marcos Vinicius Cella, de Xanxerê (SC) Gersino José Pereira, de Toledo (PR)

Jorge Antonio Philipp, de Roncador (PR) Gilvano Rubert,de Sidrolândia (MS)
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.