|
Associada Liana Faccio, de Ipuaçu (SC), deixou a arquitetura para se dedicar ao agronegócio |
A história da associada Liana Faccio, de Ipuaçu (Oeste de Santa Catarina), com o agronegócio começou de forma ativa há cerca de sete anos. Foi logo após a morte do pai, Vilson Faccio, que pegou toda a família de surpresa. Até então, Liana morava em Curitiba (Capital do Paraná) e trabalhava como arquiteta. Com o falecimento do pai, ela não pensou duas vezes e voltou para casa para seguir o trabalho que vinha sendo realizado pelo patriarca na propriedade.
Ela conta que os últimos anos foram de aprendizagem e evolução na área agrícola. Liana participou no ano passado da 22ª Turma do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativas da Coamo. “No começo sempre é difícil. Além de ter que lidar com a perda do pai, tinha que continuar o trabalho deixado por ele. Contamos com o apoio dos amigos, comunidade e da Coamo. Todos tiveram paciência para explicar o funcionamento da atividade”, assinala.
A associada revela que gostava de atuar como arquiteta, mas o destino mostrou outra oportunidade de vida. “Estou em uma atividade promissora e cuidando do que é da família. Estou realizada”, frisa.
Liana destaca que a assistência prestada pela Coamo foi essencial para a continuação dos trabalhos. “A Coamo foi muito importante no processo de transição. Trabalhava em uma área totalmente diferente, com outro ritmo de vida, se não tivesse a parceria e direcionamento da cooperativa seria tudo mais difícil.”
De acordo com a associada, a superação e a evolução vêm ocorrendo a cada ano. “Estamos sempre investindo em novas tecnologias, seguindo um planejamento que vai desde a escolha da variedade, correções de solo e aquisição de novos maquinários para que possamos melhorar a nossa atividade. Uma vez ouvi o Dr. Aroldo dizendo que quando a gente achar que está bom, ficamos para trás. Foram palavras que mexeram comigo e que levo para a vida. Sempre que acho que está bom, busco novas oportunidades”, assinala.
|
Associada Liana Faccio com Vanderlei Cendron, encarregado administrativo da Unidade |
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.