Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 491 | Maio de 2019 | Campo Mourão - Paraná

COPA COAMO

Grande público e integração na regional Vale do Ivaí

Milhares de pessoas entre cooperados e familiares, e comunidade prestigiaram no dia 27 de abril a abertura da Copa Coamo de futebol suíço – 2019. A primeira regional foi a Vale do Ivaí com a bola rolando em Engenheiro Beltrão, Fênix, São João do Ivaí, Ivaiporã e Faxinal. A Copa Coamo está na 15ª edição e é considerada o maior evento esportivo rural do Brasil. 

A regional contou 106 jogos e mais de 40 horas de bola rolando. No final do dia foram conhecidos os primeiros classificados para a final que será realizada em Campo Mourão, no dia 27 de julho. 

Carlos Alexandre de Mattos, de Ivaiporã

Nairo Gomes de Brito, de São João do Ivaí

Os campeões da Regional Vale do Ivaí foram: por Ivaiporã, com 19 times, o Beija-Flor derrotou por 3x0 o Ouro Verde. Por São João do Ivaí, com nove times, A Província venceu Santa Luzia por 3x0. Em Faxinal, o título ficou com o Athletic Club Borrazópolis, que venceu Unidos Barro Preto por 1 x 0. Por Fênix, Sítio do Dinho derrotou por 4x1 o time do Misto. Engenheiro Beltrão foi a única etapa em que o campeão foi conhecido após as penalidades. Figueira do Oeste venceu Amigos de Quinta do Sol por 4x3 após o empate em 1 x 1 no tempo normal. 

A disciplina também foi destaque na primeira regional. Em 106 jogos foram distribuídos apenas quatro cartões azuis e 55 amarelos. Foram marcados 248 gols, com média de 2,4 gols por partida.

A diretoria da Coamo percorreu os locais dos jogos e ficou satisfeita com os resultados da primeira regional da Copa Coamo 2019.  “Foi uma grande festa, tudo muito bem organizado e uma realização com a qualidade Coamo tudo feito para a alegria e satisfação dos nossos cooperados. A Copa Coamo é um excelente projeto de esporte e lazer, vimos muita integração e felicidade dos cooperados e seus familiares. Começamos muito bem e esperamos repetir o sucesso das edições anteriores”, afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini. 

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, prestigiou o evento. Para ele, a copa traz visibilidade para o município. “Todo os anos esperamos pela Copa Coamo. É um evento não só dos cooperados, mas de toda a comunidade que participa desta grande festa do cooperativismo”, assinala.   

O cooperado Carlos Alexandre de Mattos, de Ivaiporã, disputou a Copa Coamo pela quarta vez representando a equipe Baixada Santista. Para ele o evento é uma confraternização entre associados, familiares e comunidade. “Não é apenas uma competição esportiva. É um dia de lazer e festa para todos”, diz.

Com 80 anos, o cooperado Nairo Gomes de Brito, de São João do Ivaí, foi o dirigente da equipe São Cristóvão. “É um evento que faço questão de participar todos os anos. Foi uma grande festa para todos nós, um encontro de amigos”, comenta.

Disciplina também foi  destaque na Regional Vale do Ivaí Prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, prestigiou o evento e recebeu um livro autografado que conta com a biografia do presidente da Coamo

José Aroldo Gallassini deu o ponta inicial da Copa Coamo 2019 Faxinal: Athletic Club Borrazópolis

Faxinal: Athletic Club Borrazópolis Fênix: Sítio do Dinho

Ivaiporã: Beija-Flor São João do Ivaí: A Província

Conhecidos mais seis campeões na regional Sul/Centro-Sul

A Regional Sul/Centro-Sul da Copa Coamo de Cooperados – Futebol Suíço 2019 foi realizada no dia 18 de maio com jogos em São Domingos e Abelardo Luz, em Santa Catarina; e em Coronel Vivida, Mangueirinha, Candói e Cantagalo, no Paraná. Os campeões foram conhecidos após a participação de 97 equipes e mais de 1.400 atletas. A regional foi bastante movimentada, registrando presença de 3,6 mil pessoas entre associados e familiares e, também, as comunidades locais, em tradicional festa dos municípios paranaenses e catarinenses. 

Nos campos da Arcam foram marcados 322 gols em 130 jogos, com uma média de 2,5 gols por partida. A disciplina também foi ponto forte, com a distribuição de 50 cartões amarelos. 

Para definir os campeões, em quatro das seis decisões as emoções foram prorrogadas até as cobranças de penalidades. Em São Domingos, o título ficou com a equipe Nova Arvorezinha após derrotar a Linha Rotava por 4x0. Em Cantagalo, o Vista Alegre venceu o Virmond por 1x0 e sagrou-se campeão.  

Nas decisões por pênaltis, em Abelardo Luz, o Pinheiro Marcado "B" venceu Santo Antônio por 5x4. Em Coronel Vivida, deu Alto Jacutinga ao derrotar por 4x3 a equipe Abundância. Em Mangueirinha, Canhada Funda venceu a Araucária por 6x5, e em Candói, o Foz do Jordão foi campeão após vencer por 6x5 o São Roque. 

“A exemplo da primeira regional, tivemos no Sul e Centro-Sul, uma grande integração e a festa do cooperativismo. Este projeto de esporte e lazer vem sendo sucesso desde 1993 na sua primeira edição e a família cooperativista vibra com a organização, nível técnico e relacionamento entre todos”, comemora o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

Ademir Welter, goleiro da Canhada Funda, de Mangueirinha, defendeu uma das cobranças de pênaltis que ajudou a equipe a ser a campeã. Ele conta que todos querem fazer bonito e disputar a final em Campo Mourão, mas no final o que mais vale é a confraternização. “Agora temos uma grande responsabilidade, representar a nossa Unidade na final. A equipe Araucária sempre representou muito Mangueirinha e isso aumenta a nossa responsabilidade. Temos muito a melhorar, mas Campo Mourão que nos aguarde. Vamos lá para fazer bonito também.” 

Diomar de Mello, de Honório Serpa, disputou a Copa Coamo em Coronel Vivida. Ele revela que participa do evento desde quando completou 18 anos, quando a regional ainda era realizada em Mangueirinha. “É sempre bom rever os amigos. Há uma disputa dentro do campo, mas o que vale é fora dele com uma grande confraternização e união de todos.”

Lori Luiz Fazolo, de São Domingos, participou de todas as edições da Copa Coamo. Ele revela a expectativa pelo evento a cada dois anos. “Fazemos novas amizades e nos confraternizamos com os outros sócios e com os familiares. É um dia de festa para todos que participam da Copa Coamo.”

Rodinei Zanchet, de Abelardo Luz, disputou a Copa Coamo pela equipe Três Linhas. Ele conta que um ano antes do evento já começam os preparativos para montar o time. “Aguardamos com ansiedade. Cerca de 60 dias antes, começamos os treinos para chegar neste dia com a equipe preparada. Depois que passa, também fazemos uma avaliação e já vamos pensando na próxima Copa Coamo.”

Diomar de Mello, de Honório Serpa (PR) Rodinei Zanchet, de Abelardo Luz (SC)

Lori Luiz Fazolo, de São Domingos (SC) Ademir Welter, de Mangueirinha (PR)

Coronel Vivida: Alto Jacutinga Mangueirinha: Cunhada Funda

Abelardo Luz: Pinheiro Marcado B São Domingos: Nova Arvorezinha

Cantagalo: Vista Alegre Candói: Foz do Jordão
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.