Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 494 | Agosto de 2019 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA

Controle de qualidade das SEMENTES COAMO

As máquinas já estão novamente nos campos dos associados da Coamo iniciando o plantio da safra 2019/2020. Eles sabem que a escolha de uma semente de qualidade é condição indispensável para que aconteça uma safra com produtividade e rentabilidade. E é isso que a Coamo faz. A cooperativa trabalha para que os associados tenham colheitas com boas produções e, consequentemente, aconteça o sucesso nas atividades.

O processo da produção de Sementes Coamo é organizado mediante um eficiente sistema de gestão de qualidade, iniciado com a seleção dos associoados produtores e levando em consideração aspectos como estrutura, adoção de tecnologias adequadas e, também, critérios como clima, altitude e cultivares a serem multiplicadas, visando o máximo de qualidade. 

O engenheiro agrônomo Breno Rovani, chefe do departamento Laboratório de Sementes da Coamo explica como é realizado o  controle de qualidade das Sementes Coamo, do campo até o lote dos associados.  “Tudo começa no plantio dos campos de produção de sementes dos cooperantes e tem todo um processo por trás disso. A Coamo é certificadora da produção própria e tem um moderno laboratório credenciado no Ministério da Agricultura para validar todo esse controle que é feito no processo de produção das sementes Coamo. Então, temos um cuidado especial que começa nos  campos de sementes, passa pelo processo de colheita com entrega da produção nas Unidades de Beneficiamento de Sementes localizadas em 11 locais para beneficiar os associados”, explica Rovani.

A partir do momento da colheita começa o processo de monitoramento da qualidade da semente e no campo iniciam os testes para verificar se as sementes estão aptas para serem entregues nas UBS’s da Coamo.

Jorge Tonet, um dos fundadores da Credicoamo: "Cooperativismo sem burocracia e com segurança."

Em todo o processo de beneficiamento, o laboratório está presente verificando todas as amostras para realizar um rigoroso controle de qualidade. “O  laboratório da Coamo tem capacidade para atender 100% da demanda da produção de Sementes Coamo para beneficiar os associados com produto de qualidade”, diz Rovani.

Para determinar a qualidade e a certeza da boa semente a ser entregue aos produtores é importante a validação dos lotes pela equipe do laboratório após o trabalho de análise de uma grande quantidade de amostras no período que antecede ao início da safra. “Este trabalho recebe atenção de uma equipe de profissionais treinada e capacitada para cumprir esta missão. O  laboratório  valida e  homologa. É um processo importante e necessário que irá resultar em boa produção nas safras dos cooperados”, afirma o engenheiro agrônomo Roberto Destro, gerente de Sementes da Coamo.

Para Destro, é vantagem para a Coamo contar com um laboratório de sementes próprio e credenciado, que é referência no setor agropecuário brasileiro. “O nosso laboratório é exclusivo, foi criado há algumas décadas para atender toda a demanda dos associados da cooperativa e funciona durante os 12 meses do ano.”

Um fator que consolida as boas colheitas está no processo de rastreabilidade, que é considerado fundamental para a entrega de qualidade aos associados. “Eles se abastecem das Sementes Coamo com a certeza de alto vigor e germinação, fazem o plantio nos seus campos e contam com o monitoramento e a rastreabilidade realizada pela Coamo no processo produtivo”, afirma Rovani.

O resultado verificado com boas produtividades safra após safra na Coamo é fruto de todo um trabalho visando proporcionar aos associados o fornecimento deste importante insumo que é produzido pelos próprios cooperados da Coamo.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.