Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 494 | Agosto de 2019 | Campo Mourão - Paraná

DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Janiopólis encerra turma do MULHER ATUAL

Grupo de formandas do Mulher Atual, em Janiópolis

Ivonete Pereira de Araújo Antunes: “É gratificante ter vivido essa experiência. Além do que é apresentado pela professora, existe uma troca de conhecimento entre as participantes que nos enriquece.”

Eliane da Motta Oliveira Silva: “É qualidade de vida e aprendizado contínuo, já durante o curso. São coisas que achamos que estamos fazendo, mas ainda temos muito o que aprender.”

A Coamo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realiza para todas as cooperadas, esposas e filhas de cooperados o curso Mulher Atual. O objetivo é despertar uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica. 

Diversas turmas estão em andamento na área da ação da cooperativa, no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, e recentemente, em Janiópolis, 20 mulheres finalizaram o curso. Após dez semanas de participação,  elas relatam com satisfação a evolução e as melhorias que tiveram, comparando o antes e o depois do evento.

Pode até parecer um longo período de duração do curso, mas na verdade passa muito rápido, segundo Ivonete Pereira de Araújo Antunes. “Já estamos com saudade. É gratificante ter vivido essa experiência. Além do que é apresentado pela professora, existe uma troca de conhecimento entre as participantes que nos enriquece. Precisamos disso. Em especial a nossa autoestima se eleva.”

Ivonete acrescenta que durante o Mulher Atual as participantes criaram um forte laço de amizade. “É uma ajudando a outra, se preocupando com cada uma. Existe um interesse para que todas estejam bem e felizes. Agradecemos a Coamo por essa oportunidade que foi marcante. Estou realizada.”

A caminhada do Mulher Atual é tão efetiva que Eliane da Motta Oliveira Silva, revela que a mudança começa no decorrer do curso. “É qualidade de vida e aprendizado contínuo, já durante o curso. São coisas que achamos que estamos fazendo, mas ainda temos muito o que aprender.”

Para Eliane a cooperação de todas foi algo positivo. “Existem problemas que pensamos que somos só nossos, e convivendo com os demais, percebemos que todos têm suas dificuldades. E nossos problemas, as vezes ficam tão pequenos diante dos de outras pessoas. O Mulher Atual nos permite também perceber o outro. Quando você se doa e coopera com o outro tudo fica melhor.” 

A instrutora do Senar, Luciane Pimental, foi quem coordenou o Mulher Atual em Janiópolis. Ela conta que diversos assuntos são trabalhados. “Abordamos desde a cultura, diferenças comportamentais do homem e da mulher,  até a autoestima, liderança, empreendedorismo, saúde da mulher, espiritualidade, família etc.”

Ela diz que o grupo de Janiópolis interagiu e respondeu muito bem ao curso. “Eu vi mulheres comprometidas e dispostas a serem agentes de mudanças. O objetivo é despertá-las, para que elas enxerguem suas potencialidades. Chegar ao final do curso e constatar que a semente foi plantada dá uma imensa satisfação.”

Objetivo do curso é despertar uma nova postura frente a desafios pessoais, sociais e profissionais, desenvolvendo comportamento mais adequado e proativo nas esferas humana, social e econômica
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.