Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 499 | Janeiro/Fevereiro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

Gallassini é reeleito presidente do Conselho de Administração da Coamo

José Aroldo Gallassini, foi reeleito como presidente do Conselho de Administração 2020/2024

Considerando a realidade atual e vislumbrando o futuro da Coamo, que no dia 28 de novembro, completará 50 anos, os associados aprovaram em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) no dia 02 de outubro de 2019, a reforma integral do Estatuto Social com ênfase na adequação da estrutura de Governança Corporativa. Para dar sequência a esse trabalho, na Assembleia do dia 10 de fevereiro deste ano, foi eleito o engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini, para presidente do Conselho de Administração 2020/2024.

O novo Conselho de Administração eleito tem a seguinte composição - Presidente do Conselho: José Aroldo Gallassini, membros vogais: Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans, Anselmo Coutinho Machado, Emilio Magne Guerreiro Júnior, Wilson Pereira de Godoy, Rogério de Mello Barth e Adriano Bartchechen. Foram eleitos para a gestão 2020 do Conselho Fiscal os associados Ricieri Zanata Neto, Diego Rogério Chitolina e Jonathan Henrique Welz Negri (Membros Efetivos); Eder Ricci, Clóvis Antonio Brunetta e Jorge Luiz Tonet (Membros Suplentes).

Gallassini diz que ao longo dos últimos anos apresentou aos associados em dezenas de reuniões a importância do cooperativismo praticado pela Coamo em prol do desenvolvimento das famílias cooperadas e quanto ao futuro da Coamo. “Não fizemos a Coamo apenas para uma geração, mas para sempre, que ela seja perpétua e uma cooperativa cada vez mais atualizada e em condições de acompanhar o desenvolvimento das mais variadas tecnologias, nos campos agrícola, pecuário, industrial ou administrativo.”

Conselho de Administração  2020/2024: Adriano Bartchechen, Rogério de Mello Barth, Emilio Magne Guerreiro Júnior, Wilson Pereira de Godoy, Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, José Aroldo Gallassini, Ricardo Accioly Calderari, Joaquim Peres Montans e Anselmo Coutinho Machado

O presidente da Coamo diz que a cooperativa terá que ser sempre jovem e essa juventude não se trata puramente da idade cronológica das pessoas, mas sim, na sua forma de pensar e absorver as mudanças em todos os campos da sociedade, como na incorporação das novas tecnologias. Isso porque, temos jovens que pensam como velhos e temos velhos que pensam como jovens. Ele lembra que a Coamo cresceu sempre sólida e atualizada, com um sistema de administração que deu certo, desde a sua fundação em 28 de novembro de 1970, porém existe a necessidade de preparar a cooperativa para as novas gerações.

Ele recorda que o processo de reestruturação organizacional da cooperativa iniciou em 2018. “Fizemos a reestruturação com uma visão de áreas com foco nos negócios, o que resultou no desmembramento de algumas gerências angulares, criação de novas gerências e novas áreas de administração. Essa reestruturação faz parte da implantação do Planejamento Estratégico e propicia a equipe de Administração um posicionamento abrangente de todas as atividades inerentes a cada área.”

A nova estrutura administrativa aprovada pelos associados é resultado de uma preparação de quatro anos e dá um passo importante na profissionalização da Coamo, haja vista, que o Conselho de Administração eleito pelo quadro social será responsável pela parte estratégica da cooperativa.  

A Diretoria Executiva, por sua vez, será subordinada ao Conselho de Administração e composta por um presidente executivo e, inicialmente, por cinco diretores executivos, tendo a função de operacionalização das atividades organizacionais e tomar as decisões necessárias relacionadas com o objetivo social conforme as diretrizes emanadas do Conselho de Administração.

“Para que essa reestruturação aconteça com tranquilidade, o presidente do Conselho de Administração dará expediente integral na cooperativa,  acompanhará mais de perto essa mudança e irá preparando, não somente os membros da nova Diretoria Executiva, mas também, implementando junto aos Conselhos de Administração e Fiscal, o novo conceito na estrutura de governança corporativa”, explica Gallassini, acrescentando que “A  Diretoria Executiva exercerá as competências atribuídas no estatuto social, regimento interno e resoluções do Conselho de Administração.”

Conselho Fiscal para a gestão 2020: Ricieri Zanatta Neto, Diego Rogério Chitolina e Jonathan Henrique Welz Negri (Membros Efetivos); Eder Ricci, Clóvis Antonio Brunetta e Jorge Luiz Tonet (Membros Suplentes).

Diretoria Executiva da Coamo

Diretoria Executiva Coamo:  Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica, Edenilson Carlos de Oliveira, diretor de Logística e Operações, Divaldo Corrêa, diretor Industrial, Airton Galinari, presidente executivo,  Rogério Trannin de Mello, diretor Comercial, e  Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo e Financeiro

Durante a Assembleia, foi apresentada a diretoria executiva dentro do novo modelo de governança na cooperativa, composta pelo presidente Executivo Airton Galinari,  diretor Administrativo e Financeiro, Antonio Sérgio Gabriel, diretor Comercial, Rogério Trannin de Mello, diretor Industrial , Divaldo Correa, diretor de Logística e Operações, Edenilson Carlos de Oliveira, e Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica. 

Conforme o artigo 49 do Estatuto Social da Coamo, a  Diretoria Executiva  é um órgão subordinado ao Conselho de Administração e tem por função, dirigir as atividades organizacionais, tomar as decisões necessárias relacionadas com o objetivo social, com as operações da cooperativa,  exercer as atribuições e competências atribuídas no Estatuto Social, Regimento Interno e as Resoluções do Conselho de Administração.

O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari destaca a participação do engenheiro agrônomo e idealizador da cooperativa, José Aroldo Gallassini reeleito presidente do Conselho de Administração e a aprovação dos associados para que ele continue dando expediente integral. “O Dr. Aroldo é uma referência e contribui decisivamente pela sua experiência e competência para o desenvolvimento e sucesso da Coamo. Com certeza, a frente do Conselho de Administração cumprirá a função de proteger e valorizar a cooperativa, bem como, promover o desenvolvimento socioeconômico dos associados”, afirma Galinari.

Conheça os diretores Executivos



Airton Galinari, Presidente Executivo

Engenheiro Químico, com MBA em Gestão Estratégica e Agronegócio, Airton Galinari foi admitido na Coamo em 1987 na função de gerente da Destilaria de Álcool. Em seguida, exerceu a função de gerente da Indústria do Terminal Portuário em Paranaguá e, em 2011, retornou a Campo Mourão sendo promovido a superintendente Operacional, cujo cargo foi alterado para superintendente de Logística e Operações. “A Coamo é uma cooperativa bem administrada com valores e princípios bem definidos. É inovadora e vem fazendo um trabalho fantástico em prol do desenvolvimento dos seus cooperados.”

Antonio Sérgio Gabriel, Diretor Administrativo e Financeiro

Graduado em Direito, Antônio Sérgio Gabriel faz parte do quadro de funcionários da Coamo desde 1975, sendo admitido como assessor Jurídico, em face do conhecimento nas áreas Tributária, Comercial e Trabalhista. Posteriormente assumiu as funções de gerente Administrativo e superintendente Administrativo. “Tenho orgulho de integrar uma cooperativa como a Coamo, que é um berço de prosperidade e realizações. Devemos cuidar muito bem da Coamo, resultado de um sonho que se tornou realidade e transformou a vida de milhares de pessoas.”

Edenilson Carlos Oliveira, Diretor de Logística e Operações

Graduado em Administração de Empresas e MBA em Agronegócio, Edenilson Carlos Oveira começou suas atividades na Coamo, em 1992, no entreposto de Iretama como atendente de cooperados. Trabalhou em Abelardo Luz, na área de Atendimento e Fornecimento de Insumos, sendo promovido para encarregado do setor de Distribuição e depois, na mesma função, trabalhou em Campo Mourão. Como gerente de entreposto atuou em Caarapó e em seguida assumiu a gerência de Produtos Agrícolas. “O trabalho da Coamo é bastante dinâmico na área de Logística e Operações, temos a responsabilidade de fazer um trabalho de qualidade visando o perfeito recebimento, armazenagem e transporte dos produtos da cooperativa até às indústrias e terminal portuário.”


Aquiles de Oliveira Dias, Diretor de Suprimentos e Assistência Técnica

Engenheiro agrônomo com especialização em Gestão estratégica e Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Aquiles de Oliveira Dias está na Coamo desde 1986, quando foi contratado para trabalhar no entreposto de Mamborê. Posteriormente, assumiu as funções de chefe do departamento de Produção de Sementes na Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), foi assistente de Compras, gerente de Compras e superintendente Técnico. "O trabalho na Coamo é muito forte no fornecimento dos insumos de qualidade e a orientação precisa da assistência técnica para os cooperados produzirem mais e melhor com o apoio da sua cooperativa."

Divaldo Corrêa, Diretor Industrial

Em 1986 o engenheiro químico Divaldo Corrêa foi admitido na Coamo como gerente Industrial em Campo Mourão.  Em 1990, foi transferido na mesma função para a unidade de Paranaguá onde a cooperativa mantém indústria de óleo e terminal portuário. Em 1998, retornou  para Campo Mourão como  gerente industrial e, em 2007, foi promovido a superintendente Industrial coordenando as atividades das indústrias da cooperativa em Campo Mourão, Paranaguá, no Paraná e Dourados, no Mato Grosso do Sul. “No início dos anos 1980 a Coamo investiu na agroindustrialização como forma de agregar valor à produção dos cooperados, cujo os produtos são transformados em alimentos para os mercados interno e externo.”

Rogério Trannin de Mello, Diretor Comercial

Graduado em Administração de Empresas com especialização em Gestão da Qualidade, em Comércio Internacional de Produtos Agrícolas e MBA em Agronegócio, Rogério Trannin de Mello é funcionário da Coamo desde 1998 iniciando sua trajetória como assistente Comercial. Foi assessor Comercial e gerente Comercial de Produtos Agrícolas, antes de ser promovido a diretor Comercial, com a subordinação das gerências Comercial de Produtos Agrícolas e Comercial de Alimentos. “O cooperado deposita na Coamo não apenas produtos, mas a confiança na comercialização da sua produção em receber no futuro um preço justo. Para que isso aconteça é  necessário explorar  o mercado para que o cooperado seja valorizado.”




É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.