Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 513 | Maio de 2021 | Campo Mourão - Paraná

SEGURANÇA DIGITAL

Banco Central: campanha de segurança do Pix

Intitulado “O Pix é novo, mas os golpes são antigos”, o Banco Central realizou em maio uma campanha com o objetivo de proteger os usuários contra as fraudes mais comuns envolvendo o Pix e consolidar uma cultura de segurança digital.

Como estratégia de alcance, a campanha contou com diversas ações de comunicação, como divulgação de conteúdo nas mídias sociais do Banco Central e das instituições integrantes, e a participação de representante do BC, em uma live nas redes sociais, além de um evento online promovido pelo BC.

Na estratégia de comunicação da Coamo e da Credicoamo, a divulgação foi realizada via portais internos, sites das cooperativas, whatsapp aos cooperados e funcionários, e redes sociais da Coamo.

CONFIRA AS DICAS PUBLICADAS:

UM ESTRANHO NO HOME BANKING

Golpistas podem criar páginas falsas da internet, mandar mensagens de texto ou usar outros meios para obter seus dados, “invadir” sua conta bancária e utilizar o Pix para desviar recursos. Não caia nessa! Em hipótese alguma compartilhe suas informações de acesso com estranhos. Antes de fazer login no site do seu banco, verifique se você está na página certa e só depois insira os seus dados. Use sempre os canais oficiais do seu banco, e nunca clique em links suspeitos recebidos por e-mail, mensagem ou pelas redes sociais.

CENTRAL DE ATENDIMENTO FALSA

Uma pessoa ligou dizendo que trabalha no seu banco e ofereceu ajuda para cadastrar sua chave Pix ou falou que precisava fazer algum tipo de ativação da conta ou verificação no seu aplicativo? Cuidado com o golpe da central de atendimento falsa! O golpista finge que é atendente do banco para roubar os seus dados, acessar sua conta e desviar dinheiro. Não permita acesso remoto ao seu dispositivo nem faça procedimentos de segurança durante o contato. Também não passe para outras pessoas seus dados de acesso e senhas. Encerre a chamada imediatamente e entre em contato com seu banco.

MENSAGEM DO “AMIGO”

Um contato seu enviou mensagem pedindo dinheiro emprestado e indicando uma conta para fazer um Pix? Fique atento: esse pode ser o velho golpe “mensagem do ‘amigo’”! O golpista finge ser um conhecido para enganar a vítima, que transfere o dinheiro crente que está ajudando um amigo. Se alguém te pedir ajuda financeira, ligue para a pessoa e verifique se o pedido é verdadeiro: ela pode ter tido o seu perfil no aplicativo de mensagens clonado. E para não ser o seu aplicativo clonado e ser o “amigo” da vez, ative o duplo fator de autenticação nas configurações de privacidade da sua conta. Por fim, lembre-se sempre de conferir os dados do destinatário antes de confirmar um Pix.

DEPÓSITO SUSPEITO

O golpista oferece um empréstimo ou produto mediante pagamento prévio numa rede social, site de anúncios ou plataforma e-commerce e negocia com a vítima, que faz o pagamento por meio do Pix, mas acaba não recebendo o prometido. Fique atento e #evitegolpes! Ao fazer uma negociação on-line, pesquise sobre o ofertante em sites especializados e desconfie de promessas de grande retorno financeiro. No caso de empréstimo, verifique se a instituição que está oferecendo é autorizada pelo BC. E lembre-se: antes de confirmar um Pix, confira os dados do destinatário.

Dicas de segurança para você continuar aproveitando o Pix com todas as suas vantagens:

• Antes de inserir seus dados, verifique se o site ou a plataforma são mesmo do seu banco;

• Desconfie de ofertas imperdíveis e promessas de grande retorno financeiro. Ao fazer uma compra on-line, pesquise sobre o ofertante em sites especializados;

• Sempre confira os dados do destinatário antes de confirmar um Pix;

• Nunca compartilhe seus dados de usuário e senhas com terceiros, principalmente por telefone ou mensagem;

• Proteja suas informações de acesso: nunca anote senhas em papel, celular ou computador;

• Crie senhas complexas: nunca utilize dados pessoais ou números repetidos ou sequenciais;

• Não clique em links de origem suspeita, como os recebidos por mensagem de texto, e-mail ou pelas redes sociais;

• Na dúvida, entre em contato com o seu banco pelos canais de atendimento oficiais.

Se mesmo seguindo essas dicas você for vítima de um golpe, registre a ocorrência na polícia, entre em contato com o seu banco e acesse o site do BC para mais orientações.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.