Nilson Herrero Martins
Memórias do primeiro redator do Jornal Coamo
Foi em agosto de 1975 com a edição número 10 e tendo como editor o jornalista Nilson Herrero Martins que o órgão de divulgação da cooperativa mudou de nome. Passou de Informativo Coamo para Jornal Coamo e trouxe em seu Editorial: “Com esta edição do Jornal Coamo estamos iniciando uma nova caminhada... Esta mudança não teve outra intenção senão dar mais expressão de jornal, pois entendemos que o antigo nome dava a ideia de boletim e muito pouco de jornal”, escreveu Martins que assumia neste período a Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Coamo.
Em entrevista para a Revista Coamo, o jornalista compartilha lembranças marcantes sobre o início de sua trajetória na cooperativa e os desafi os enfrentados naquela época. "Quando comecei, o informativo estava na nona edição. A partir da décima, já assumimos com o Jornal Coamo, cuja primeira edição foi publicada em agosto de 1975", recorda. Ele foi responsável pela produção do jornal por três anos.
Martins atuava sozinho em todas as etapas: fazia reportagens, fotografava, escrevia, diagramava e acompanhava a impressão. No início, o jornal era impresso em uma gráfica em Campo Mourão, em um processo trabalhoso que exigia a montagem manual das páginas com tipos de chumbo. "Tinha muito erro, e revisar era complicado. Depois, passamos a imprimir no Jornal Tribuna, também em Campo Mourão. Por fim, migramos para o Diário do Norte do Paraná, em Maringá, que utilizava a moderna tecnologia offset, mesmo que ainda em preto e branco", detalha.
Apesar das limitações, o jornal era publicado mensalmente. Martins também cuidava da fotografia e da cobertura de eventos e obras. "Saía às 07 horas, visitava entrepostos, registrava as obras e entrevistava cooperados e novos gerentes. Naquela época, eram 11 obras em andamento, incluindo novos entrepostos. À noite, escrevia as matérias e revelava as fotos para diagramar e enviar à gráfica", recorda.
Com o tempo, a equipe cresceu. "Contratamos um arte-finalista para ajudar na montagem. Já levávamos o material pronto para impressão, o que tornou o processo mais eficiente", comenta.
O jornalista ressalta que o jornal tinha um papel estratégico na disseminação de tecnologia e informações agrícolas, fundamentais para o desenvolvimento da região. "A Coamo nasceu com o propósito de transformar a agricultura local. Era uma terra considerada improdutiva, cheia de samambaias e tocos de pinheiro. O departamento Técnico orientava os cooperados sobre calagem, adubação e uso de sementes, e o jornal divulgava essas informações", explica.
Cinco décadas depois, Martins visitou os materiais que ajudou a produzir e se emocionou ao ver como a comunicação evoluiu. "É uma alegria imensa. Fui o primeiro assessor de imprensa de cooperativas no Paraná. Hoje, vejo uma equipe de profissionais desenvolvendo projetos incríveis. É gratificante saber que participei do início dessa história e que uma semente plantada naquela época continua a dar frutos", conclui.
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José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar
UM MARCO NA COMUNICAÇÃO DO COOPERATIVISMO PARANAENSE
“Com toda certeza, essas cinco décadas da mídia impressa da Coamo é um marco importante para o cooperativismo paranaense, pois refl ete a trajetória de comunicação e integração com seus cooperados e nas comunidades onde ela está inserida. Desde 1974, a mídia impressa da Coamo tem sido uma ferramenta essencial para compartilhar conhecimento, informar sobre as tendências e inovações no agronegócio, divulgar os avanços da cooperativa e estreitar o relacionamento”, comemora o presidente do Sistema Ocepar, engenheiro agrônomo José Roberto Ricken. Para ele, além de informar, a mídia impressa da Coamo se consolida como um canal de inspiração, onde são contadas histórias de superação, dedicação e sucesso dos cooperados. “Ajuda a promover a cultura cooperativista e os valores que sustentam a Coamo, como a união, o comprometimento e a transparência em seus negócios.”
Dalva Garcia Caramalac, superintendente da OCB/MS
ADMIRAÇÃO E COMPROMISSO
“Parabéns à Coamo pelos 50 anos de mídia impressa. Celebramos com alegria e admiração essas cinco décadas de dedicação e pioneirismo na comunicação. Com visão e o princípio da informação e transparência, a Coamo construiu uma trajetória sólida no jornalismo impresso, reforçando a importância dessa mídia como um dos pilares de sua política de comunicação”, relata a superintendente da OCB-MS, Dalva Garcia Caramalac, que desde 2004 quando da chegada da Coamo em território sul-mato-grossense vem acompanhando mais de perto o cooperativismo praticado pela Coamo. Segundo a superintendente, manter uma publicação impressa é um compromisso com a informação acessível, clara e contínua. “A Coamo fortalece os laços entre a cooperativa e os cooperados oferecendo conteúdos de qualidade, com foco no desenvolvimento e no cooperativismo. A Coamo não registra apenas suas conquistas e desafi os, mas também preserva a história e a cultura, valores essenciais para o crescimento do setor. Parabéns Coamo, por essa história inspiradora e por investir em uma comunicação que, há 50 anos, informa, educa e aproxima.”
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