Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 552 | Novembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

COMUNICAÇÃO

MÍDIA IMPRESSA COAMO

Cinquenta anos conectando o campo com o cooperativismo

Com meio século de histórias e informações, a mídia impressa Coamo tem sido o canal que conecta a cooperativa aos cooperados e à comunidade. A cada edição, são reforçados o compromisso com o desenvolvimento econômico, social e cultural das regiões atendidas pela cooperativa

Engenheiro agrônomo, Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, foi o primeiro editor do Informativo Coamo, em novembro de 1974

 Cinco décadas atrás, a Coamo deu um passo ousado para aproximar cooperativa e cooperados, lançando sua primeira publicação impressa, o Informativo Coamo. De lá para cá, a iniciativa cresceu e evoluiu, tornando-se uma referência no setor cooperativista. Hoje, com a Revista Coamo, a cooperativa celebra 50 anos de comunicação impressa que vão muito além de compartilhar notícias. Suas páginas contam histórias, apresentam inovações tecnológicas do campo e revelam os bastidores de uma filosofia que transforma vidas. É o testemunho de que, assim como na agricultura, cultivar boas histórias rende boas colheitas.

 A mídia impressa circulou pela primeira vez em 1974. O objetivo, desde o início, foi estabelecer uma conexão direta entre a cooperativa e os cooperados, compartilhando informações técnicas, dados de mercado e notícias sobre a cooperativa. Em agosto de 1975, na décima edição, a publicação passou a se chamar Jornal Coamo, marcando o início de uma nova fase editorial.

 A evolução da comunicação também acompanhou as mudanças tecnológicas e os hábitos dos leitores. Em 2015, o Jornal Coamo foi transformado em Revista Coamo, adotando um formato moderno e mais adequado às novas demandas de leitura e comunicação visual.

  Os temas abordados incluem desde avanços tecnológicos na agricultura, como os experimentos realizados na Fazenda Experimental da Coamo, até relatos de experiências e práticas de sucesso entre os associados. Essa abordagem contribui para a difusão de conhecimento e o fortalecimento do cooperativismo na região de atuação da Coamo, abrangendo os Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

 O primeiro editor, do então Informativo Coamo, foi o engenheiro agrônomo Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, na época, assessor de Cooperativismo da Acarpa, hoje Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar - Emater, que trabalhava no convênio com a Coamo. “O nome não importa, e sim a mensagem que chegará até os Senhores. Seremos mais um elo entre a Cooperativa e os Cooperados”, consta no primeiro dos cinco parágrafos do Editorial inaugural da publicação.

 Prossegue o Editorial apresentando os objetivos do informativo. “Pretendemos estar com os Senhores todos os meses, e esperamos a cada publicação chegar ao cooperado, levando informações diversas sobre o andamento da Cooperativa e outros assuntos de interesse do produtor rural...” A capa apresentou uma foto aérea de armazéns da cooperativa, matéria contendo informações da comercialização da soja safra 1974/75 balancete das contas encerradas em 30/09/74, dicas da cultura da soja e matéria sobre o título de Cidadão Honorário ao presidente da Coamo Fioravante João Ferri, por ocasião do 27º aniversário do município de Campo Mourão.

 Para Claudio Francisco Bianchi Rizzatto, vice-presidente do Conselho de Administração da Coamo, o trabalho inicial que antecedeu a criação do Jornal Coamo foram os Comitês Educativos na sede, em municípios e localidades vizinhas à Campo Mourão. “Sentimos que precisava mais, por isso a ideia do surgimento de um jornal para mostrar a Coamo aos cooperados e à comunidade. Eu tirava fotos, escrevia e diagramava a edição, depois levava à gráfi ca que fazia tudo letrinha por letrinha no sistema de tipografi a. A composição das páginas era toda feita manualmente. A gráfi ca imprimia uma provinha para revisão e quando o gráfi co errava, eu corrigia e ele tinha que imprimir de novo”, relembra Rizzatto.

 Ele colaborou como editor do jornal de novembro de 1974 a maio de 1975. Rizzatto afirma que a mídia impressa da Coamo vem mantendo e cumprindo seu objetivo. “Hoje temos uma revista que se adequou a modernidade com a missão de publicar a cada edição reportagens e assuntos de interesse dos cooperados.” Segundo ele, a revista tem que despertar este sentimento nos cooperados. “Eles têm que sentir que a revista é deles e que fazem parte das matérias, dos assuntos, e assim, a revista tem que trazer a vida e o cotidiano da Coamo com transparência e qualidade. Por isso, é que cada edição da nossa Revista Coamo é uma nova conquista dos leitores.”

1974

Lançamento doInformativo Coamo

1975

Informativo Coamo muda para Jornal Coamo

1997

Primeira edição colorida do Jornal Coamo

2015

Transição do jornal para a Revista Coamo

Nilson Herrero Martins

Memórias do primeiro redator do Jornal Coamo

Foi em agosto de 1975 com a edição número 10 e tendo como editor o jornalista Nilson Herrero Martins que o órgão de divulgação da cooperativa mudou de nome. Passou de Informativo Coamo para Jornal Coamo e trouxe em seu Editorial: “Com esta edição do Jornal Coamo estamos iniciando uma nova caminhada... Esta mudança não teve outra intenção senão dar mais expressão de jornal, pois entendemos que o antigo nome dava a ideia de boletim e muito pouco de jornal”, escreveu Martins que assumia neste período a Assessoria de Imprensa e Relações Públicas da Coamo.

Em entrevista para a Revista Coamo, o jornalista compartilha lembranças marcantes sobre o início de sua trajetória na cooperativa e os desafi os enfrentados naquela época. "Quando comecei, o informativo estava na nona edição. A partir da décima, já assumimos com o Jornal Coamo, cuja primeira edição foi publicada em agosto de 1975", recorda. Ele foi responsável pela produção do jornal por três anos.

Martins atuava sozinho em todas as etapas: fazia reportagens, fotografava, escrevia, diagramava e acompanhava a impressão. No início, o jornal era impresso em uma gráfica em Campo Mourão, em um processo trabalhoso que exigia a montagem manual das páginas com tipos de chumbo. "Tinha muito erro, e revisar era complicado. Depois, passamos a imprimir no Jornal Tribuna, também em Campo Mourão. Por fim, migramos para o Diário do Norte do Paraná, em Maringá, que utilizava a moderna tecnologia offset, mesmo que ainda em preto e branco", detalha.

Apesar das limitações, o jornal era publicado mensalmente. Martins também cuidava da fotografia e da cobertura de eventos e obras. "Saía às 07 horas, visitava entrepostos, registrava as obras e entrevistava cooperados e novos gerentes. Naquela época, eram 11 obras em andamento, incluindo novos entrepostos. À noite, escrevia as matérias e revelava as fotos para diagramar e enviar à gráfica", recorda.

Com o tempo, a equipe cresceu. "Contratamos um arte-finalista para ajudar na montagem. Já levávamos o material pronto para impressão, o que tornou o processo mais eficiente", comenta.

O jornalista ressalta que o jornal tinha um papel estratégico na disseminação de tecnologia e informações agrícolas, fundamentais para o desenvolvimento da região. "A Coamo nasceu com o propósito de transformar a agricultura local. Era uma terra considerada improdutiva, cheia de samambaias e tocos de pinheiro. O departamento Técnico orientava os cooperados sobre calagem, adubação e uso de sementes, e o jornal divulgava essas informações", explica.

Cinco décadas depois, Martins visitou os materiais que ajudou a produzir e se emocionou ao ver como a comunicação evoluiu. "É uma alegria imensa. Fui o primeiro assessor de imprensa de cooperativas no Paraná. Hoje, vejo uma equipe de profissionais desenvolvendo projetos incríveis. É gratificante saber que participei do início dessa história e que uma semente plantada naquela época continua a dar frutos", conclui.

José Roberto Ricken, presidente do Sistema Ocepar

UM MARCO NA COMUNICAÇÃO DO COOPERATIVISMO PARANAENSE

“Com toda certeza, essas cinco décadas da mídia impressa da Coamo é um marco importante para o cooperativismo paranaense, pois refl ete a trajetória de comunicação e integração com seus cooperados e nas comunidades onde ela está inserida. Desde 1974, a mídia impressa da Coamo tem sido uma ferramenta essencial para compartilhar conhecimento, informar sobre as tendências e inovações no agronegócio, divulgar os avanços da cooperativa e estreitar o relacionamento”, comemora o presidente do Sistema Ocepar, engenheiro agrônomo José Roberto Ricken. Para ele, além de informar, a mídia impressa da Coamo se consolida como um canal de inspiração, onde são contadas histórias de superação, dedicação e sucesso dos cooperados. “Ajuda a promover a cultura cooperativista e os valores que sustentam a Coamo, como a união, o comprometimento e a transparência em seus negócios.”

Dalva Garcia Caramalac, superintendente da OCB/MS

ADMIRAÇÃO E COMPROMISSO

“Parabéns à Coamo pelos 50 anos de mídia impressa. Celebramos com alegria e admiração essas cinco décadas de dedicação e pioneirismo na comunicação. Com visão e o princípio da informação e transparência, a Coamo construiu uma trajetória sólida no jornalismo impresso, reforçando a importância dessa mídia como um dos pilares de sua política de comunicação”, relata a superintendente da OCB-MS, Dalva Garcia Caramalac, que desde 2004 quando da chegada da Coamo em território sul-mato-grossense vem acompanhando mais de perto o cooperativismo praticado pela Coamo. Segundo a superintendente, manter uma publicação impressa é um compromisso com a informação acessível, clara e contínua. “A Coamo fortalece os laços entre a cooperativa e os cooperados oferecendo conteúdos de qualidade, com foco no desenvolvimento e no cooperativismo. A Coamo não registra apenas suas conquistas e desafi os, mas também preserva a história e a cultura, valores essenciais para o crescimento do setor. Parabéns Coamo, por essa história inspiradora e por investir em uma comunicação que, há 50 anos, informa, educa e aproxima.”


Pioneirismo e compromisso com os cooperados

O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, José Aroldo Gallassini, ressalta que a mídia impressa da Coamo reflete o compromisso da cooperativa em manter os associados bem-informados. “Esse elo, construído ao longo de 50 anos, não apenas narra a história da Coamo, mas também contribui para o desenvolvimento de uma agricultura cada vez mais moderna e produtiva. Ficamos felizes em registrar os 50 anos de uma publicação tão importante, disponibilizada mensalmente. São cinco décadas de muita informação e relatos de experiências com fatos e fotos dos associados. A missão da Revista Coamo é ser fonte de orientação para o plantio e os processos de colheita, comercialização, industrialização e exportação dos cooperados.”

De acordo com Gallassini, a Revista Coamo vem cumprindo seu objetivo desde o primeiro exemplar, o de levar informação sobre o andamento da cooperativa e assuntos de interesse do produtor rural. “A revista divulga e acompanha a evolução dos cooperados, do cooperativismo e da agricultura brasileira, com uma linha editorial pautada na comunicação com credibilidade, levando a cada edição a melhor informação para conhecimento e desenvolvimento integral das famílias cooperadas.”

José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo

Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja

PESQUISA E INFORMAÇÃO

Para o pesquisador da Embrapa Soja,Fernando Adegas, personagem em várias reportagens no Jornal Coamo e na Revista Coamo, um ponto importante e fundamental de uma empresa é saber se comunicar com seus empregados, parceiros e clientes, e isso eu sou testemunha de que acontece na Coamo e com excelência. “Desde que me formei e vim para o Paraná, tenho visto que a Coamo tem feito uma comunicação com excelência. Participei a partir do Jornal Coamo, sempre bem-feito e com profundidade, produzido com muito carinho, não só para os cooperados, mas para todos. Vi a evolução para a Revista Coamo. Além de ser uma comunicação de excelência, uma coisa muito importante na minha opinião, é que continua sendo uma tecnologia, um mecanismo impresso de conversar com todo mundo. Mesmo com o advento do digital, gosto mesmo é do impresso, pois tem um sabor diferenciado a gente manusear e ver a beleza de um material feito com muito carinho.”

Celso Gaudêncio, pesquisador aposentado da Embrapa

INOVAÇÃO

“A revista Coamo cristaliza que a inovação e a cautela constituem a chave do sucesso da cooperativa. Fundamentada na diversifi cação e agregação de valores, exemplo disso foi ao divulgar a nova fábrica de ração, melhorando aproveitamentos dos subprodutos ricos em componentes para alimentação animal e traduzindo no fluxo de riquezas entre associados da cooperativa, com desenvolvimento econômico para todos”, afi rma o engenheiro agrônomo e mestre em Agronomia, Celso de Almeida Gaudêncio, pesquisador da Embrapa aposentado. Para Gaudêncio, a comunicação Coamo contribui para que as tecnologias cheguem rapidamente aos produtores interagindo com eles na troca de experiências e aumentando seu alcance. "Sou testemunha e tenho orgulho disso, quando pude na Fazenda Experimental e no Encontro dos Produtores, levar as novidades tecnológicas nos mais diferentes campos de cultivares e manejos, na construção da fertilidade do solo e no planejamento de ecossistemas renováveis com sistemas avançados.”

Maria Joana Titton Calderari, professora e escritora

SEMENTE DA PALAVRA

A professora, escritora e membro da Academia Mourãoense de Letras, Maria Joana Titton Calderari, resume na frase “50 anos plantando a semente da palavra na vida dos cooperados”, o jubileu de ouro da mídia impressa Coamo. Maria Joana chegou em Campo Mourão em 1973, como professora recém-casada com o engenheiro agrônomo Ricardo Calderari. Desde o primeiro número do “Informativo Coamo” é leitora assídua. “Testemunhei o crescimento da informação, sempre da melhor qualidade, com notícias relevantes na cooperativa e no agronegócio do Brasil e do mundo, deixando-nos sempre bem-informados.” A professora parabeniza a equipe Coamo. “A emoção de abrir a revista e ver estampada a foto de sua família, de sua propriedade, do seu agrônomo ou do seu veterinário, orientando, mostrando o melhor caminho, é um grande orgulho e uma semente plantada no fundo do coração, com palavras e imagens que merecem até ficar registradas em um belo quadro.”

Antonio Marcio coordenaa produção da mídia impressa Coamo desde 2011

Como é produzida a Revista Coamo

As pautas são definidas pela equipe da Assessoria de Comunicação levando em consideração a política editorial, a apresentação de sugestões das diretorias, gerências e das unidades. Após a definição dos temas, a equipe de Comunicação começa o trabalho de campo com a produção das reportagens nas regiões da área de ação da cooperativa. Depois da coleta dos dados, o trabalho passa a ser interno com a produção dos textos e os trabalhos de diagramação e revisão das páginas, antes do encaminhamento para a parte final que é a impressão na gráfica. O trabalho só encerra quando as unidades recebem as revistas e as distribuem aos cooperados e comunidade.

Cada edição é cuidadosamente planejada e produzida, com o compromisso de oferecer conteúdo relevante e de alta qualidade. “A responsabilidade de cada edição ser a melhor possível é sempre um desafio, pois o objetivo é informar com precisão e representar a essência do cooperativismo”, destaca Antonio Marcio dos Santos, coordenador da Revista Coamo. Ele diz que a produção da revista envolve um processo detalhado, desde a escolha das pautas até o envio para a gráfica. São dias de dedicação, ajustes e revisões para garantir que cada página refl ita o compromisso daCoamo com seus cooperados. “Quando a edição impressa chega para distribuição, é a realização de um trabalho que começa muito antes e envolve várias mãos.”

Segundo ele, a transição do jornal para a revista, em 2015, marcou um momento de modernização e adequação às novas formas de consumo de informação. “Essa mudança reforça o propósito de manter os cooperados informados e conectados com as ações da cooperativa, sempre preservando a história e os valores que construíram esse legado de 50 anos”, destaca.

Coordenando a assessoria de Comunicação há praticamente 30 anos, o jornalista Ilivaldo Duarte é entusiasta da forma como a Coamo se comunica e os resultados da marca com os cooperados, funcionários e o público em geral. Segundo ele, que estreou na edição 228 em março de 1995, desde as páginas em preto e branco passando por vários formatos até e mudança para a versão colorida e revista, a mídia impressa tem um compromisso mensal com a informação. “Quando assumi a área, a Coamo estava no ano 25 e contamos bonitas e inspiradoras histórias com fundadores e cooperados de várias regiões do Paraná e Santa Catarina. A partir de 2004 foi a vez dos produtores do Mato Grosso do Sul serem protagonistas e destaques em nossas edições. Para cada nova publicação há o compromisso, o planejamento e a criatividade de toda uma equipe de profissionais com apoio de outras áreas com sugestões e apoio direto para comunicar com regularidade e qualidade, e ajudar na difusão técnica, e melhoria social e econômica dos cooperados e familiares.”

Ilivaldo Duarte destaca o apoio, investimento e reconhecimento da diretoria da Coamo para a comunicação da cooperativa. “Assim, contamos boas histórias, valorizamos o presente e estamos de olho no futuro das nossas cooperativas e desse excelente instrumento que é o cooperativismo, repleto de movimento e de pessoas.”

Equipe de jornalismo da assessoria de Comunicação durante reunião de pauta

 

Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, com o assessor de Comunicação, Ilivaldo Duarte

Capa da revista retrata os 50 anos da mídia impressa Coamo

Mariely Biff, consultora e palestrante

HÁBITO DE LER

“Nasci em uma geração onde o conteúdo era disseminado por meio das páginas de jornais e revistas. Quando a revista chegava, era como um ritual: sentar-me com meus pais na área de casa, ao fi nal do dia, com o campo como tela de fundo (aliás, uma das únicas telas que tínhamos), e apreciar cada conteúdo com curiosidade e atenção. O tempo passou, e continuo apreciando a leitura, o folhear das páginas e a informação de qualidade", relata a professora e palestrante Mariely Biff, que transforma vidas por meio de suas palestras e ensinamentos. Mariely destaca o privilégio de ter aparecido em algumas edições da Revista Coamo e se considera uma leitora assídua da publicação. "A Revista Coamo transmite confi abilidade, excelência nas abordagens e valorização do produtor rural. Seu alcance é inenarrável. Histórias familiares, conteúdos técnicos, programas e projetos se eternizam página a página, deixando um legado para as gerações futuras. Ler a trajetória de uma família ou de uma propriedade de sucesso gera orgulho e pertencimento", reflete.

Trabalho de impressão na gráfica

Inspiração cooperativista

Nesses 50 anos de mídia impressa Coamo, milhares de histórias de cooperados foram contadas, evidenciando as conquistas, desafi os e aprendizados que fortalecem o cooperativismo. Entre essas histórias, destacam-se relatos de quem acompanha a publicação. Sara Donadon Secretti, de Itaporã (MS), ressalta o papel da revista na disseminação do cooperativismo. Sara é uma leitora assídua da Revista Coamo e para ela, a publicação é mais do que um informativo, é uma ferramenta que inspira e conecta. Eu tenho o hábito de todo mês levar a revista para casa, ler e me atualizar sobre o que há de novo. Muitas vezes, levo algumas edições para Rondônia, quando visito minha família, mostrando como o sistema cooperativo é eficiente. Para nós, no Mato Grosso do Sul, a chegada da cooperativa foi de suma importância."

Desde 1975, a família Gregório, de Nova Tebas (PR), é parte ativa da história da Coamo. Afonso e seu filho Adalton reconhecem o papel fundamental da revista na integração das informações sobre o cooperativismo em diferentes regiões. “É uma ferramenta de comunicação que traz informações do trabalho que a Coamo faz e do conhecimento dos cooperados. Ficamos sabendo do andamento da produção em outros estados, como Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além de novas variedades e inovações."

A família, que está na quarta geração de cooperados, acompanha as ações da Coamo com entusiasmo, destacando a transparência e a segurança das informações transmitidas pela revista.

Antonio Carlos Cardoso, presidente da Unimed Campo Mourão

INTERCOOPERAÇÃO

“A cooperação só acontece quando a comunicação entre os envolvidos é clara, direta e objetiva. Seja em processos, estratégias e até mesmo na divulgação de serviços e produtos, a comunicação cooperativista contribui para aproximar o trabalho de cooperados e clientes. A exemplo da Coamo, os produtos de comunicação, especialmente a Revista Coamo, que atravessa cinco décadas, são plataformas que se atualizam e se mostram relevantes entre os cooperados, colaboradores e toda a sociedade, com conteúdo que impacta diretamente os diversos públicos. A Unimed Campo Mourão se sente honrada em estar presente nesses 50 anos de mídia da Coamo, canal que noticia marcos importantes da intercooperação que já se estende há mais de 20 anos entre ambas as cooperativas.”

Jorge Lee, diretor Comercial da Agromídia

PARCERIA COMERCIAL

Jorge Lee, da Agromídia Publicidade, acompanha há vários anos o trabalho realizado pela mídia impressa da Coamo. Lee é diretor Comercial da Agromídia, uma das agências que atende a Revista Coamo na parte de publicidades. “Talvez sejamos um dos poucos que têm acompanhado a atual Revista Coamo nos seus 50 anos de existência. Isto porque, desde seus primeiros momentos temos sido um parceiro comercial da revista, operacionalizando o envio de anúncios de indústrias e parceiros da cooperativa, para suas páginas. Inicialmente, com o querido Jornal Coamo, sempre foi um veículo de comunicação de incrível penetração junto ao corpo de associados. Assim, justifica ao que se propôs, ou seja, levar a orientação técnica segura, orientar, alertar e alegrar os lares de todos esses associados. E tudo isto se deve em particular, à equipe que cria, redige, prepara e administra com real competência as edições da atual revista.”

Sara Donadon Secretti, de Itaporã (MS)

Adalton com o pai Afonso, de Nova Tebas (PR)

Comemoração com dupla emoção

Que presente de aniversário o cooperado Gervasio Alflen, de Manoel Ribas (Centro-Norte do Paraná), recebeu dia 07 de novembro em Campo Mourão. Como produtor ele veio com uma comitiva para conhecer a nova indústria de rações da cooperativa e após o almoço o Memorial Coamo. Quando chegou com sua esposa Carmelita Schuelter Alflen, conhecida como Nina, teve uma surpresa. Viu que entre as imagens que estão entre dezenas de outras com a história dos cooperados e da Coamo, uma é de sua família, retratando o início dos anos 1990, quando participava do “Projeto Colono”, criado para apoiar os cooperados com áreas pequenas para diversificação das atividades. “Foi uma emoção muito grande, chegar, ver um espaço de primeiro mundo e a gente naquela foto que foi tema de reportagem no Jornal Coamo. Foi emocionante, um aniversário inesquecível”, conta.

Alflen saiu com sua família e outros cooperados em várias edições, mas a da foto foi publicada em maio de 1996. “Eram anos difíceis, a gente não plantava soja ainda e a Coamo sempre foi o nosso braço direito e esquerdo, nos apoiou muito e daí fomos crescendo, diversificando com lavoura e pecuária, os filhos trabalhando com a gente. Já li muito o Jornal e a Revista Coamo, e sou testemunha do que o Dr. Aroldo sempre fala que a Coamo não tem pequenos, médios e grandes produtores, o que a Coamo tem são cooperados. Juntos a gente se torna uma família e somos fortes”, considera o cooperado, que se associou à Coamo em 1985.

Carmelita e o esposo Gervasio em foto histórica do Jornal Coamo em 1996

Sid Sauer, jornalista

MUDANÇAS COM EVOLUÇÃO

Seja cooperado, funcionário, parceiro, cliente ou consumidor da Coamo, a comunicação da cooperativa alcança também a comunidade. Um exemplo disso é o jornalista Sid Sauer, editor do site Boca Santa em Campo Mourão, que acompanha a mídia impressa da cooperativa há 30 anos. “Sempre leio e pude acompanhar mudanças importantes, como a mudança dos formatos de jornal para revista, e de um marco na época, que foram as edições em cores. Mais que formatos, o que se destaca na mídia impressa da Coamo em todo esse período é o conteúdo das publicações, com reportagens sempre atuais e um jornalismo objetivo e esclarecedor, que leva a boa informação não só aos cooperados, mas aos interessados, inclusive servindo de pauta para nós da imprensa.” Para Sauer, “cada edição é uma surpresa agradável, com uma qualidade que se supera mensalmente. Portanto, os 50 anos devem ser muito comemorados e a todos os que participaram desse processo, os meus parabéns!”

Premiações e reconhecimento

Ao longo de 50 anos de história, o Jornal e a Revista Coamo se consolidaram como importantes veículos de comunicação voltados ao cooperativismo e à valorização dos cooperados. Durante esse período, o trabalho desenvolvido por essas publicações resultou em diversas premiações e reconhecimentos no setor. A produção de reportagens com foco no cooperativismo, nas atividades desenvolvidas pelos cooperados e nas ações promovidas pela Coamo e pela Credicoamo foi determinante para o alcance desses reconhecimentos. Os temas abordados incluem desde avanços tecnológicos no campo até a integração das famílias no ambiente cooperativista, evidenciando as transformações geradas pela participação ativa dos associados. Dentre as premiações recebidas, destacam-se as recebidas pelo Sistema Ocepar, que realiza premiação reconhecendo o impacto das matérias publicadas em disseminar informações e fortalecer os princípios cooperativos. Essas premiações refletem o compromisso da Coamo em utilizar a comunicação como ferramenta estratégica para o fortalecimento do cooperativismo.

Ana Paula Pelissari, Wilson Bibiano e Antonio Marcio premiados em 2019. Na imagem com José Aroldo Gallassini e Ilivaldo Duarte

Ruth Borsuk, Antonio Marcio e Ana Paula Pelissari premiados em 2022 com a diretoria da Coamo e o assessor de Comunicação Ilivaldo Duarte

Glaucia Guerreiro, diretora da Guerreiro Agro Marketing

COMUNICAÇÃO QUE CONECTA E TRANSFORMA

"Comemorar 50 anos de uma mídia impressa como a Revista Coamo é celebrar meio século de histórias, conhecimento e transformação. Como diretora da Guerreiro Agromarketing, é com imenso orgulho que reconhecemos o papel essencial dessa revista, que não apenas comunica, mas educa, conecta e fortalece o cooperativismo brasileiro. A Revista Coamo é um exemplo vivo de como a comunicação pode crescer junto com a cooperativa, cultivando a semente da informação e gerando frutos de sucesso ao longo do tempo. Sua trajetória se confunde com a evolução da Coamo, ajudando a consolidar sua posição como a maior cooperativa da América Latina. Queremos enaltecer o trabalho incansável de todos os profi ssionais que, com dedicação e excelência, transformaram essa mídia em uma referência. Uma referência que carrega a essência do cooperativismo, da união e da transformação coletiva. Se é do bem e para o bem, para sempre viverá."

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.