O anfiteatro da Coamo foi palco de um momento histórico. No dia 14 de novembro, Roberto Rodrigues e José Luiz Tejon estiveram em Campo Mourão para palestrar na 8ª Edição do Fórum CBN Agro que por mais um ano contou com o apoio da cooperativa. O encontro reuniu mais de 300 pessoas entre cooperados, funcionários e convidados.
Rodrigues é ex-ministro da agricultura, professor, Embaixador Especial da FAO para o Cooperativismo, dentre outros títulos. Ele falou das Perspectivas do Agronegócio Brasileiro. Quanto ao Tejon é conferencista internacional, professor e escritor, e ministrou a palestra: “O Brasil faz o melhor agro do mundo: falta marketing e comunicação.”
Para Roberto Rodrigues, “o Brasil desenvolveu, graças a Deus e aos pesquisadores, a mais moderna tecnologia tropical do planeta, pois é replicada nessa faixa tropical da América Latina, Ásia e África inteirinha Subsaariana. Com informações tecnológicas, agroindústria, legislações, regras que deram ao Brasil a competência que tem hoje a liderança na agricultura. Então podemos transformar o mundo, ensinando a pescar, não é dando peixe. Ensinando como é que usa a melhor tecnologia, a melhor a agroindústria, pois nós temos distribuição e uma legislação para que tenhamos segurança alimentar em termos planetários”, enfatiza o ex-ministro da Agricultura.
Tejon falou da importância da comunicação para o agronegócio. “Temos que mostrar, por exemplo, o que vocês realizam aqui na Coamo. É fascinante, vocês dão um show de trabalho, de ética, prosperidade, dignidade. São 32.000 cooperados que nasceram de 79 pioneiros. Isso tem que ser mostrado. Temos que ir além dos fóruns e mostrar utilizando uma estratégia de comunicação de massa, para todas as pessoas. Mostrar que é possível prosperar na vida com dignidade humana, levando todo mundo junto, não deixando gente para trás, o que é o espírito cooperativista. E a Coamo é um exemplo para mostrar para o mundo. Para isso, precisamos da mídia, precisamos usar o conhecimento da publicidade e da propaganda”, considera o conferencista internacional.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, foi uma honra para a Coamo receber os dois palestrantes e com a casa cheia.
|
“Ficamos muito felizes com essas duas palestras com dois nomes de peso, o Roberto Rodrigues que eu considero o maior líder do agronegócio e do cooperativismo, que trouxe com muita animação o cenário favorável para a agricultura do Brasil. E o Tejon o maior comunicador do agronegócio brasileiro que destacou a importância de comunicarmos para o mundo tudo que fazemos de bom e o quanto o agronegócio nacional é responsável e consciente.”
Segundo a coordenadora do CBN Agro e diretora de Marketing da CBN, Jaqueline Evangelista, este fórum nasceu com o objetivo de promover eventos que tragam conhecimento e informação com credibilidade a serviço do agronegócio. “Nosso foco sempre foi trazer palestrantes de renome nacional e internacional para fazer essa troca de informações, de ideias, colaborar com a economia, com a transformação digital no agro e, sobretudo, trazendo as perspectivas do agronegócio mundial numa visão macroeconômica.”
Roberto Rodrigues
José Luiz Tejon
|