Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 552 | Novembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

COMUNICAÇÃO

Coamo sedia Fórum de Comunicação com 90 profissionais de 27 cooperativas

 Noventa profissionais de comunicação e marketing de 27 cooperativas paranaenses de quatro ramos de atividades (agropecuário, crédito, saúde e trabalho, produção de bens e serviços) participaram nos dias 06 e 07 de novembro, do Fórum de Comunicação das Cooperativas do Paraná – Comunicacoop. O evento foi realizado na sede da Coamo, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). O encontro com profi ssionais da comunicação de cooperativas é realizado anualmente, desde a década de 1980, e o número de participantes na Coamo foi recorde.

 O presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, abriu o Fórum, parabenizando o Sistema Ocepar pela realização do Comunicacoop. “Este é um dos principais eventos, comunicação é tudo, se a comunicação vai mal, o relacionamento com os cooperados vai mal. Por isso, quanto mais profi ssional for este trabalho, melhor. Com certeza, este foi um grande evento”, declarou.

 Os coordenadores de comunicação do Sistema Ocepar e da Coamo, respectivamente, Samuel Milléo Filho e Ilivaldo Duarte, deram as boas-vindas aos participantes e apresentaram as equipes de comunicação das duas organizações, envolvidas diretamente na organização do Fórum.

Inteligência Artificial

 Após a abertura, iniciou o workshop Inteligência Artificial para Comunicadores de Cooperativas, ministrado pelo jornalista, empresário da área de comunicação e fundador da Escola Digitalista, Almir Rizzatto. O professor iniciou o programa, lançando um questionamento: “Por que que devemos nos render à Inteligência Artificial”. Rizzatto fez referência ao temor de muitos profissionais de comunicação, especialmente jornalistas, que se mostram preocupados que a Inteligência Artificial (IA) vá roubar o seu lugar. “A IA não é vilã, é nossa aliada”, pontuou. “Temos que parar com esse medo, esse vitimismo e começar a enxergar o copo cheio, percebendo como a IA pode nos apoiar”. Para Rizzatto, a IA agiliza processos, aumenta a produtividade, melhora a qualidade das entregas, a performance e permite que mais tarefas sejam realizadas.

 Ao final do workshop, os profissionais de comunicação visitaram o Memorial Coamo. Inaugurado em 11 de outubro, o Memorial conta a história da Coamo, fala sobre o presente e projeta o futuro. Uma experiência ímpar e que foi muito elogiada pelos comunicadores das cooperativas.

Almir Rizzatto ministrou curso sobre Inteligência Artificial na comunicação

Profissionais da comunicação das cooperativas em visita ao Memorial Coamo
Governança para garantir longevidade das cooperativas

 “Não fizemos a cooperativa para uma geração. Fizemos a cooperativa para a vida toda, e, para isso, precisamos estar preparados”. Com essa fala, José Aroldo Gallassini, deu o pontapé inicial à sua apresentação sobre a importância de governança corporativa. Para Gallassini, as cooperativas precisam profissionalizar a gestão para garantir que o trabalho seja mantido com excelência. “É importante ter um conselho de administração com cooperados e uma diretoria executiva contratada para garantir a continuidade. Cada integrante da diretoria possui profissionais em treinamento, pois precisamos de gente competente para dar continuidade ao trabalho.”

 O presidente Executivo da Coamo, Airton Galinari, apresentou os desafios em manter o cooperativismo forte e ser a melhor opção para os cooperados. “Nós temos um trabalho muito grande para divulgação do cooperativismo, para informar sobre o nosso modelo de negócio. Acreditamos no cooperativismo e vamos ser cada vez mais cooperativos para apresentarmos os melhores negócios ao nosso público.”

 Alcir Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, explicou que o objetivo da Credicoamo é atender às necessidades dos associados da Coamo, com o trabalho financeiro de fomentar a produção e o desenvolvimento.

 “Nós precisamos gerir os recursos dos associados de forma a fazer com que eles se sintam bem, tenham confiança na nossa estrutura. Precisamos mostrar nossa diferenciação, nossa preocupação com resultados, com a família e o desenvolvimento dos associados.” 

 No encerramento do evento, os palestrantes reforçaram a importância das áreas de comunicação para levar a mensagem do cooperativismo a toda a sociedade. “É importante valorizarmos esse trabalho. A comunicação com a comunidade, com o país e com o cooperado é essencial. O relacionamento precisa ser muito bem trabalhado para ter participação cada vez maior na cooperativa”, concluiu José Aroldo Gallassini.

Alcir Goldoni, José Aroldo Gallassini, e Airton Galinari apresentaram sobre a governança da Coamo e Credicoamo

Cinquenta anos de comunicação da Coamo

Nilson Herrero Martin, Antonio Sérgio Gabriel e Ilivaldo Duarte

 O assessor de Comunicação da Coamo, Ilivaldo Duarte, fez uma apresentação com um relato histórico dos 50 anos de comunicação impressa da cooperativa. “O trabalho de comunicação na Coamo começou em 1974, com a primeira edição do Informativo Coamo”, contou o jornalista.

 

 O primeiro editor do Informativo, jornalista Nilson Herrero Martins, foi convidado para o evento e relatou sua experiência à frente da comunicação da Coamo durante três anos – 1975 a 1978. Ele falou dos desafi os que foi editar um informativo numa época em que ainda não existiam os recursos tecnológicos com os quais os profi ssionais contam hoje. “Fui o primeiro assessor de imprensa de cooperativa e é uma satisfação ver hoje tantos assessores de cooperativa aqui”, declarou, dirigindo-se aos comunicadores presentes no evento.

 Em seguida, Ilivaldo Duarte apresentou a  comunicação da Coamo hoje. Ele coordena uma equipe formada por 13 profi ssionais entre jornalistas, designers, entre outros, responsável por todos os canais de comunicação da cooperativa. Durante o evento, ele foi homenageado pelos 40 anos de serviços prestados à cooperativa. Ele foi condecorado com uma placa comemorativa.

ComunicaCoop termina com destaque para força do Cooperativismo no Paraná

O Fórum de Comunicação das Cooperativas Paranaenses, ComunicaCoop, encerrou com a demonstração da força do cooperativismo no Paraná. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, apresentou os números do Estado, que atestam a relevância dos negócios. “Hoje temos 225 cooperativas, que representaram 202 bilhões de faturamento, ou 1/3 do cooperativismo no Brasil. São 3,5 milhões de cooperados, 139 mil empregos diretos, com R$ 9,5 bilhões de resultados líquidos”, demonstrou.

O superintendente ressaltou que, mesmo diante de um cenário positivo para o cooperativismo, ainda há espaço para crescer. “Existem oportunidades para expandir mercado. Até 2050, o mundo vai precisar de 60% mais alimentos. O Brasil pode suprir 40% dessa demanda, só precisamos melhorar nossos sistemas. Vamos mostrar para o mundo o que já fazemos para que nossos produtos sejam ainda mais valorizados.”

Para crescer, é preciso planejar. Com esse foco, o superintendente Robson Mafi oletti apresentou o Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC 300) e o Plano Paraná Cooperativo 500 (PRC 500), cujos objetivos são chegar ao faturamento de R$ 300 bilhões, em 2026, e R$ 500 bilhões, em 2030.

Um dos destaques dos PRCs 300 e 500 é o planejamento para investir em marketing cooperativo. “Queremos demonstrar para sociedade os princípios e valores do cooperativismo; realizar campanhas anuais de marketing para divulgação do ‘Somos Coop’. Vamos pensar em campanhas integradas com cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, juntamente com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)”, observou.

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