Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 552 | Novembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

COOPERATIVA DE CRÉDITO

Credicoamo: 35 anos de apoio financeiro aos associados

Cooperativa celebra trajetória de crescimento e inovação, com foco em soluções sustentáveis

Evento em comemoração aos 35 anos da Credicoamo foi realizado em todas as agências com a participação de associados e funcionários da cooperativa

José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Credicoamo participou das comemorações em Campo Mourão

Alcir José Goldoni, presidente executivo da Credicoamo

 A Credicoamo Crédito Rural Cooperativa comemora 35 anos de história. Fundada no dia 17 de novembro de 1989 por 29 agricultores cooperados da Coamo com a missão de oferecer soluções financeiras adequadas aos associados, a cooperativa celebra um legado de crescimento, inovação e comprometimento com a sustentabilidade e bem-estar dos associados.

 Para José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da cooperativa, a Credicoamo representa um apoio financeiro fundamental para o desenvolvimento dos associados. “Hoje, temos um ativo de mais de R$ 5 bilhões e cerca de 28.500 associados na Credicoamo. Esse apoio financeiro, por meio de diversas linhas de crédito rural e capital de giro, tem sido um diferencial para nossos associados, que podem financiar seus investimentos agrícolas diretamente conosco”, afirma Gallassini.

 Uma decisão, que facilitou a vida de milhares de produtores rurais, garantindo os direitos do homem do campo por meio de uma instituição financeira que atende às necessidades. São modalidades, programas, linhas de financiamento, seguros e pacotes de aplicações financeiras adequados à realidade dos associados.

 Com 35 anos de existência, a Credicoamo, uma cooperativa de crédito singular e independente focada especialmente no ramo rural, vem provando o quanto o cooperativismo é a melhor solução para o desenvolvimento econômico. Todos cooperam e ganham no final. Gallassini avalia o cooperativismo como um dos principais responsáveis pelo bom desempenho do setor produtivo nacional, e a Credicoamo vem cumprindo esse papel. “A Credicoamo tem crescido muito nos últimos anos. Pretendemos expandir ainda mais a área de atuação da cooperativa de crédito, pois é algo que dá certo e tem beneficiado milhares de famílias. É o cooperativismo de crédito, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social”, salienta.

 Alcir José Goldoni, presidente executivo da Credicoamo, ressalta a importância dessa data e destaca os avanços que marcaram a trajetória da cooperativa. “Hoje, a Credicoamo é uma das principais alternativas financeiras para o nosso associado, resultado de um trabalho focado em atendê-lo de forma personalizada e eficiente. Desde sua criação, a cooperativa busca atender às necessidades do associado e de sua família com produtos e serviços que trazem segurança e conveniência”, explica.

 Ao longo desses 35 anos, a Credicoamo enfrentou desafios, como a pandemia, frustrações de safras e oscilação de preços agrícolas, mas manteve um crescimento constante, dobrando seu tamanho nos últimos cinco anos. Como parte das comemorações, todas as agências da Credicoamo realizaram celebrações, incluindo uma palestra sobre prevenção a crimes cibernéticos, com Rosana Botelho, transmitida pelo canal da Coamo no YouTube. A palestra é voltada a orientar os associados sobre práticas seguras para compras online e precauções contra fraudes virtuais.

 Além das celebrações, a cooperativa lançou o cartão de crédito virtual, para garantir mais proteção nas compras online. Outra ação foi o 2º Aniversário Automotivo, oferecendo condições especiais de financiamento de veículos com inclusão do seguro, uma iniciativa que já teve ampla adesão dos associados.

 Durante a festividade, a cooperativa distribuiu cofrinhos para os associados, no intuito de reforçar a importância do planejamento financeiro. Dessa forma, a Credicoamo fortalece suas ações voltadas à educação financeira, especialmente com o programa "Futuro Coop", que incentiva os jovens associados a desenvolverem consciência financeira desde cedo. "Nosso objetivo é levar ao jovem o entendimento sobre organização das finanças, para que ele crie uma base sólida para o futuro. Esse presente vai perdurar por muitos anos e incentivar nossos jovens a realizarem uma boa gestão do seu dinheiro", destaca Goldoni.

 O compromisso da Credicoamo com os associados é refletido no slogan “Junto com você, sempre”. Goldoni reitera a importância dessa filosofia, afirmando que a cooperativa continuará buscando soluções que beneficiem diretamente os cooperados, garantindo o crescimento sustentável da organização e um atendimento sempre humanizado.

 Esses 35 anos de história consolidam a Credicoamo como uma cooperativa de crédito sólida e reconhecida pela sua capacidade de agregar valor à vida de cada associado, contribuindo para o fortalecimento do cooperativismo de crédito e para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que atua.

 O associado Gilmar Guadagnim, de Campo Mourão, afirma que é uma satisfação muito grande fazer parte da história da Credicoamo. “Eu sou associado desde o começo.

 Sempre participei e tem dado um grande resultado para nós, pois além de termos financiamento, temos participação nos resultados também. A Credicoamo dá um grande apoio para os agricultores da nossa região e está de parabéns pelo trabalho realizado nos seus 35 anos.”

 Juarez Scarabelot também é associado e conta que a Credicoamo veio para agregar valor às atividades do quadro social. Ele observa que a cooperativa de crédito é uma ferramenta que veio para facilitar. “Trabalhamos com o financiamento, com seguros e muitos outros serviços que ela tem a oferecer. A gente vem na Coamo e já tem a instituição financeira dentro do entreposto, o que agiliza nosso trabalho na lavoura. Estamos sempre movimentando. Isso é gratificante porque fazemos parte da história da cooperativa e vemos essa evolução nesses 35 anos, e a cada ano crescendo mais e trazendo novidades para os associados”, comemora.

Evolução

 A Credicoamo se consolidou no ranking nacional e se destaca entre as maiores empresas do Sul do Brasil. Segundo ranking das 500 maiores empresas do Sul do Brasil, realizado pela revista amanhã, a Credicoamo destaca-se como a 55ª maior empresa paranaense e a 143ª maior da região Sul.

 Analisando o setor financeiro, o ranking mostra a Credicoamo na 2ª colocação entre as maiores cooperativas de crédito do Paraná e a 4ª entre as instituições do sul do Brasil, indicando um crescimento da Credicoamo em comparação com 2022, quando ocupou a 66ª posição entre as empresas paranaenses e a 172ª posição na regional Sul do país. A companhia também obteve ótimo desempenho alcançando o 25° lugar em Patrimônio Líquido do Paraná.

 

Durante a festividade, a Credicoamo distribuiu cofrinhos para os associados, no intuito de reforçar a importância do planejamento financeiro

Evento de comemoração dos 35 anos da Credicoamo contou com uma palestra sobre prevenção a crimes cibernéticos, com Rosana Botelho

Assembleia de fundação da Credicoamo, em 17 de novembro de 1989

Fundadores da Credicoamo

Credicoamo conta com 51 agências no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul

Gilmar Guadagnim, de Campo Mourão (PR)

Juarez Scarabelot, de Campo Mourão (PR)

Via Sollus agora é Credicoamo Corretora de Seguros

 Em alinhamento com a sinergia entre as cooperativas Coamo e Credicoamo, e com o objetivo de fortalecer a gestão da área de seguros junto aos associados, a Via Sollus Corretora de Seguros, empresa pertencente à Coamo, foi adquirida pela Credicoamo. A mudança traz uma identidade unificada, agora com o nome Credicoamo Corretora de Seguros.

 Fundada em 2008, a Via Sollus nasceu com o objetivo de oferecer aos associados o seguro agrícola, fundamental para proteger uma atividade desenvolvida a céu aberto, sujeita a riscos climáticos. Dessa forma, busca-se não apenas mitigar as perdas por eventos adversos, mas também garantir a continuidade da atividade e o sustento familiar. Ao longo dos anos, outras modalidades de seguro foram incorporadas, cobrindo desde bens patrimoniais até seguros de vida, proporcionando segurança e tranquilidade para os associados.

 Alcir José Goldoni, presidente executivo da Credicoamo, destacou a importância da mudança para o fortalecimento da área de seguros. “As agências da Credicoamo já estavam estruturadas para atender as demandas de seguros de forma especializada. Isso criou uma identidade entre os associados, que já buscavam a Credicoamo para proteger seu patrimônio,” comentou Goldoni. “Agora, com a Credicoamo Corretora de Seguros, oferecemos uma solução mais integrada, focada em facilitar e ampliar o acesso dos cooperados a seguros que garantam a segurança e a continuidade de suas atividades.”

 A Credicoamo Corretora de Seguros disponibiliza todas as modalidades de seguro, atendendo aos mais diversos perfis e necessidades dos associados, como seguro agrícola, de máquinas e equipamentos, veículos, residencial, vida, responsabilidade civil, viagem, barracões, placas solares e propriedade. Cada seguro é planejado para proteger tanto o patrimônio físico quanto a segurança financeira dos cooperados, promovendo a estabilidade necessária para as famílias.

 Segundo Goldoni, contratar um seguro é uma estratégia essencial. “Mais do que uma questão financeira, o seguro representa a continuidade do que o associado construiu ao longo de anos. É uma maneira de garantir proteção e preservar o bem-estar da família e das atividades no campo,” conclui.

 Com a Credicoamo Corretora de Seguros, os cooperados passam a contar com uma solução ainda mais completa para a proteção de seus bens, refletindo o compromisso da cooperativa em oferecer serviços personalizados e com qualidade, para a tranquilidade e o desenvolvimento dos seus associados.

 O slogan ‘Sua proteção, sempre!’ reflete esse compromisso, segundo Goldoni. “Queremos estar ao lado do associado em cada etapa da vida, garantindo a proteção e bem-estar da família."

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.