Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 553 | Dezembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

REUNIÃO DE CAMPO

COOPERADOS CONECTADOS

Diretorias da Coamo e Credicoamo realizaram a Reunião de Campo no formato virtual. Vídeo completo está disponível no canal da cooperativa no YouTube

A Coamo realizou recentemente uma reunião de campo virtual, transmitida pelo canal oficial da cooperativa no YouTube. Durante o encontro, José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo, Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, e Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica da Coamo, abordaram temas importantes para os cooperados.

Entre os assuntos apresentados por Gallassini está o cooperativismo, com suas ações e benefícios para cooperados, funcionários e seus familiares. A Coamo conta com 32.249 cooperados e 10.806 funcionários. São cerca de 150 mil pessoas envolvidas e beneficiadas diretamente pelo cooperativismo da Coamo, entre cooperados, funcionários e familiares.

O presidente destacou aspectos como direitos e deveres previstos na legislação cooperativista, além de compartilhar dados sobre a trajetória da Coamo desde a sua fundação até o momento atual. Gallassini também explicou a estrutura das reuniões de campo da cooperativa, que incluem encontros presenciais e virtuais. “Embora as reuniões presenciais permitam mais proximidade e interação direta com os cooperados, a logística necessária para realizar mais de 40 encontros presenciais ao longo do tempo tornou esse formato desafiador. Chegamos a percorrer mais de cinco mil quilômetros para realizar essas reuniões. Atualmente, o formato virtual vem sendo utilizado, especialmente no segundo semestre, permitindo alcançar um grande número de cooperados com informações relevantes sobre a Coamo e a Credicoamo.”

Segundo Gallassini, o contato é fundamental para apresentar a realidade da cooperativa, reforçando a confi ança e a credibilidade entre os cooperados. “É importante compartilhar informações claras e transparentes sobre a cooperativa, contribuindo para um relacionamento sólido e baseado na confiança mútua.”

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo, ressaltou que essa reunião é uma tradição da cooperativa, consolidada ao longo dos 54 anos de sua história. “Por meio das reuniões de campo, mantemos o relacionamento com os cooperados. Realizamos uma prestação de contas, um momento para falar sobre o que aconteceu durante o ano, as perspectivas de mercado e os investimentos realizados e planejados pela cooperativa”, explicou Galinari.

Durante a reunião, foram abordados diversos temas, como os investimentos em novas indústrias, incluindo a 14ª unidade, voltada à produção de etanol de milho, e a antecipação de sobras. Além disso, foi anunciado o calendário de assembleias para o próximo ano. A Assembleia Geral Ordinária da Coamo será realizada no dia 5 de fevereiro, com a apreciação do balanço e a distribuição do complemento das sobras no dia 06 de fevereiro.

Outro tema relevante foi a participação dos cooperados nos resultados da cooperativa, incluindo os benefícios obtidos com a industrialização e a comercialização de produtos. Galinari mencionou também a importância dos portos e os resultados gerados para os cooperados, tanto no preço do dia quanto nas sobras. Por fim, o presidente destacou que, mesmo em um ano desafiador, com diversas frustrações na safra, a gestão eficiente e a confiança dos cooperados permitiram à Coamo entregar bons resultados.

Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo, apresentou diversas iniciativas importantes para os associados. Entre os temas abordados, Goldoni anunciou o lançamento do cartão virtual de crédito, criado em comemoração ao 35º aniversário da Credicoamo. Ele explicou que o cartão oferece mais segurança para compras online, atendendo à demanda crescente por transações digitais. Também foi apresentado o segundo Aniversário Automotivo, que oferece condições especiais para o financiamento de veículos, com prazos facilitados e análise da capacidade de pagamento dos associados, levando em conta possíveis impactos financeiros, como frustrações de produtividade ou oscilações de preços.

Goldoni reforçou a importância do financiamento de custeio agrícola pela Credicoamo, destacando que a cooperativa mantém o compromisso de apoiar os associados em casos de imprevistos que possam afetar suas receitas. “A Credicoamo está preparada para ajustar condições de pagamento e assegurar a continuidade das atividades dos cooperados, mesmo diante de desafi os fi nanceiros.”

Outro tema relevante foi a reestruturação da Credicoamo Seguros, que agora disponibiliza seus serviços diretamente nas agências da cooperativa. “A Via Sollus Corretora de Seguros da Coamo foi integrada à Credicoamo, adotando o nome Credicoamo Seguros e ampliando o acesso aos produtos financeiros. Além de atender aos cooperados, a Credicoamo Seguros também oferece serviços para terceiros, com foco em proteção patrimonial e tranquilidade para as famílias.”

Goldoni finalizou reiterando o compromisso das cooperativas em oferecer suporte contínuo e soluções financeiras que garantam a segurança e o bem-estar dos associados e de suas famílias, contribuindo para a estabilidade e o desenvolvimento das atividades no campo e na sociedade.

Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica, apresentou diversas informações relevantes aos cooperados. Entre os temas abordados, destacou-se a atualização dos custos de produção para a lavoura de soja em desenvolvimento nesta safra. “Detalhamos os custos variáveis, como insumos, operações e taxas de juros, com base nos dados do plano de fornecimento de insumos da cooperativa. Também apresentamos a estimativa de custos para a implantação do milho safrinha, que será cultivado após a colheita da soja.” Segundo Aquiles, as condições climáticas favoráveis permitiram que a soja fosse plantada em época ideal, proporcionando uma boa janela para o plantio do milho.

Outro ponto abordado foi a viabilidade econômica das culturas de soja e milho nesta safra. Apesar da redução nos preços das commodities, os custos de insumos também caíram, possibilitando condições mais favoráveis de produção. “A expectativa é de que os cooperados obtenham boa produtividade e, consequentemente, rentabilidade.”

No que diz respeito à assistência técnica, a Coamo encerra o ano com uma equipe composta por 408 profi ssionais, entre engenheiros agrônomos e médicos veterinários. Destaca-se a formação de 51 grupos de assistência técnica, que já estão em plena atividade, e o incremento de 35 novos profissionais em 2024. Além disso, a cooperativa realizou 1.089 eventos relacionados ao cooperativismo, envolvendo mais de 86.000 cooperados e familiares em ações de informação, treinamento e difusão de tecnologia.

Outro tema relevante da reunião foi a Fazenda Experimental da Coamo, que completará 50 anos em fevereiro de 2025. Para marcar a data, a cooperativa organizará o encontro com cooperados entre 27 e 31 de janeiro, com a participação dos cooperados. A Fazenda Experimental conduz mais de 200 ensaios agrícolas anualmente, com o objetivo de adequar tecnologias para as necessidades dos cooperados.

José Aroldo Gallassini, presidente dos Conselhos de Administração da Coamo e Credicoamo

Airton Galinari, presidente Executivo da Coamo

Alcir José Goldoni, presidente Executivo da Credicoamo

Aquiles de Oliveira Dias, diretor de Suprimentos e Assistência Técnica

REUNIÃO DE CAMPO NO YOUTUBE

A versão completa da Reunião de Campo com as diretorias da Coamo e da Credicoamo está no canal da cooperativa no YouTube. Para assistir, basta procurar no YouTube ou apontar o leitor de QR Code do seu celular na imagem abaixo.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.