Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 553 | Dezembro de 2024 | Campo Mourão - Paraná

RECONHECIMENTO

Coamo presta homenagem a 540 funcionários no Programa Tempo de Casa

Funcionários com 30 e 40 anos de casa durante homenagem das diretorias da Coamo e Credicoamo, em Campo Mourão (PR)

Em 2024, 540 funcionários foram homenageados pelos anos de dedicação ao grupo Coamo. Entre os reconhecidos estão 20 colaboradores com 40 anos de casa, 37 com 30 anos, 143 com 20 anos e 340 com 10 anos de trajetória. Essa tradição, que já dura mais de duas décadas, reflete a valorização do capital humano, essencial para a cooperativa que conta com mais de 10.500 funcionários e 32.000 cooperados.

Antonio Sérgio Gabriel, diretor Administrativo e Financeiro da Coamo, destaca a emoção da diretoria ao reconhecer o esforço e o comprometimento dos colaboradores. “Essa iniciativa é uma forma de externar nosso agradecimento aos profissionais que, ao longo dos anos, contribuem com seu conhecimento e dedicação para o sucesso da cooperativa. Ver a alegria de cada homenageado é uma experiência gratificante, pois ela refl ete o orgulho de fazer parte dessa história”, afirma o diretor, que está há 49 anos na Coamo.

Para Antônio César Marini, gerente de Gestão de Pessoas, o segredo para o sucesso está na formação e no desenvolvimento contínuo dos colaboradores. Ele explicou que a cooperativa investe em programas de integração, capacitação e promoção interna, permitindo que os funcionários tracem suas próprias trajetórias de crescimento. “Temos uma trilha de aprendizagem personalizada para cada cargo, além de uma central de carreiras que orienta os colaboradores sobre as oportunidades internas. Temos uma palavra que consideramos primordial na cooperativa, que é o protagonismo, então, o funcionário é responsável pela carreira dele. 

Nossa política é priorizar o aproveitamento interno, e, neste ano, promovemos mais de 1.000 pessoas”, comenta.

A cooperativa encerrou 2024 com um balanço positivo em treinamentos e capacitações. Ao todo, os funcionários participaram de cerca de 40.000 ações de formação, considerando treinamentos presenciais e a distância, em áreas como administração, logística, indústria e assistência técnica.

Antonio Sérgio usa uma analogia para ilustrar a importância de compartilhar conhecimento no ambiente de trabalho. “O conhecimento é como uma caixa d’água: ele precisa ser transmitido para ter valor. Assim como a água, que apodrece se não for distribuída para os cômodos da casa, se o conhecimento não for compartilhado, ele estagna. Incentivamos nossos colaboradores a dividirem suas experiências para que todos possam crescer juntos”, explica.

Para o diretor Administrativo Financeiro, essas ações refl etem a visão da Coamo: uma empresa formada por pessoas que constroem, inovam e transformam, levando excelência aos cooperados e mantendo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e humano. De acordo com Antonio Sérgio, o segredo do sucesso está na soma das inteligências individuais. “A força da Coamo está no conhecimento compartilhado entre todos os colaboradores. Juntos, somos mais fortes e unidos, somos gigantes”, conclui.

Homenageados em visita ao Memorial da Coamo
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.