No dia 29 de novembro, durante a Conferência Nacional pelos ODS, em São Paulo, a Coamo foi agraciada com o Selo Ouro na Certifi cação ODS 2024, uma premiação do Instituto ODS que reconhece empresas e iniciativas de todo o Brasil que demonstram eficácia na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A cooperativa foi premiada por realizar, ao longo do último ano, 17 projetos que atendem a cada um dos 17 ODS, com foco no desenvolvimento sustentável em diversas frentes: ambiental, social e de governança.
Djalma Lúcio de Oliveira, coordenador de Sustentabilidade Ambiental da Coamo, explica que o selo ODS é uma validação de projetos concretos que atingiram metas estabelecidas pela ONU, com o intuito de melhorar o planeta e as condições de vida de toda a humanidade. Para ele, a conquista é uma materialização de um trabalho já realizado pela cooperativa, que sempre esteve alinhada com os princípios do cooperativismo, mas que agora tem a comprovação oficial dessa atuação por meio de uma certificação.
|
“É uma forma de mostrar o que já fazíamos, agora com uma comprovação institucional”, afirma.
A premiação também reflete o impacto do cooperativismo, que sempre incentivou os cooperados a adotar práticas sustentáveis, tanto em termos ambientais quanto sociais. A Coamo, com sua rede de apoio e assessoria, tem incentivado a conscientização e o engajamento de todos os envolvidos na organização.
Com um olhar atento às necessidades globais, a Coamo tem se alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, estabelecidos em 2015, e busca contribuir para um futuro mais sustentável até 2030. Para Juscelino, a conquista do selo é um refl exo do compromisso da cooperativa com a transparência, a responsabilidade socioambiental e a boa governança, aspectos essenciais para um futuro melhor tanto para os cooperados quanto para a sociedade como um todo.
|