Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 533 | Março de 2023 | Campo Mourão - Paraná

ALIMENTOS

SÓ PARA CRAQUES

"A bola fica com quem antecipa a jogada." Temática relacionada ao futebol representou a sinergia entre o mundo esportivo e o comercial na convenção de vendas da linha alimentícia Coamo

José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo, fez a abertura oficial da convenção


A Coamo realizou a Convenção de Vendas da linha alimentícia no formato presencial. O tema deste ano foi “A bola fica com quem antecipa a jogada”, reunindo cerca de 200 pessoas no anfiteatro do entreposto da Coamo, em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). A temática relacionada ao futebol representou a sinergia entre o mundo esportivo e o comercial.

O conteúdo das convenções é baseado no compartilhamento das informações de mercado, além do trabalho motivacional com o reconhecimento por mérito e da divulgação das boas práticas para todo o time de comercialização da Coamo. O intuito foi avaliar os resultados do ano que passou, traçar metas e premiar os representantes que foram destaques em vendas, além da realização de um treinamento para que os profissionais estejam cada vez mais engajados.

Wagner Schneider, gerente Comercial de Alimentos, diz que o objetivo principal da convenção é alinhar as estratégias que vêm da diretoria e repassar para a equipe de vendas, que farão chegar até o ponto de venda e automaticamente atingir os resultados almejados pela cooperativa. “O efeito que esse evento surte é de grande valia. Há três anos e meio não tínhamos esse encontro de forma presencial. A equipe vem até aqui, ouve a diretoria, entende realmente o que é o objetivo, qual é o caminho que a empresa quer percorrer, e sai com uma motivação muito maior e que gera bons resultados”, afirma o gerente.

Rogério Trannin de Mello, diretor Comercial da Coamo, observa que essa evolução é fruto de muito trabalho e dedicação de toda a equipe

A linha alimentícia da Coamo está ampliando, cada vez mais, a sua área de atuação em várias regiões do Brasil. Os produtos chegam à casa de mais de 18 milhões de pessoas por meio das redes varejistas e os participantes da convenção são os que fazem a intermediação dos negócios. O faturamento subiu de R$ 1,1 bilhão em 2019 para R$ 3,9 bilhões em 2022. Atualmente, os produtos estão em 24 Estados, exportando para vários países e ainda há espaço para crescer.

Rogério Trannin de Mello, diretor Comercial da Coamo, observa que essa evolução é fruto de muito trabalho. “No passado, o frete impedia que o nosso produto chegasse de forma mais competitiva em algumas regiões. Atualmente, nossa linha alimentícia consegue ir mais longe. Nossa farinha, por exemplo, chega na região Norte e Nordeste, o que era impensável.” Ainda, de acordo com Trannin, os produtos têm um bom retorno de usuários que elogiam a linha de alimentos. “Não é só dentro do Brasil, visto que os produtos vão para países da América do Sul, para o Caribe e para o Oriente Médio. Estamos gratos com tudo isso e queremos expandir cada vez mais”, afirma.

Wagner Schneider, gerente Comercial de Alimentos, diz que o objetivo da convenção é alinhar as estratégias para a linha alimentícia da Coamo

Maurício Satoshi Samesima, da região de Campinas (SP), comemora o reconhecimento por parte da Coamo aos vendedores. “É uma alegria imensa ser reconhecido. Estou na família Coamo há 27 anos, representando alimentos Coamo na região de Campinas. Eu estou fazendo a minha parte. Não tenho palavras para dimensionar o que é trabalhar com os produtos da cooperativa. Vejo que por trás de todo produto existe um trabalho, um estudo para que ele seja sucesso no mercado, com altíssima qualidade e responsabilidade. Por isso estamos cada dia mais crescendo no mercado”, analisa.

Edson Veiga de Paiva, vendedor interno região norte e nordeste do Brasil

A atuação de vendas da linha alimentícia da Coamo se destaca em cinco Estados brasileiros: Paraná (26,85%), São Paulo (24,19%), Santa Catarina (12,66%), Amazonas (12,28%) e Rio Grande do Sul (9,79%). O time de representantes tem a missão de levar a linha alimentícia Coamo, originada nos campos dos mais de 30 mil cooperados, à mesa de milhões de brasileiros.

A aceitação por parte dos consumidores é positiva em todos os lugares que a Coamo chega. De acordo com Edson Veiga de Paiva, vendedor interno região norte e nordeste do Brasil, abranger essa nova área é um trabalho diferente da região que já está consolidada. “Trabalhamos assim no envio de amostra, porque é uma parte do Brasil que ainda não conhece os alimentos. É necessário fazer com que o cliente acredite na nossa ideia e observe a qualidade do produto. Desenvolver não só o volume, mas pulverizar o produto na área norte e nordeste do Brasil.” Edson foi um dos vendedores premiados durante a convenção, e vê esse reconhecimento como um apoio e incentivo ao desenvolvimento do trabalho. “É uma engrenagem e sou parte desse sistema que faz a comercialização do produto”, diz.

A área de alimentos investe na especialização das equipes de vendas para que o cliente tenha conhecimento completo da marca, com profissionais preparados que carregam o objetivo da marca, que é a qualidade e seriedade da indústria com os parceiros.

O objetivo da Coamo com o evento, além de repassar resultados e gerar conhecimento, é reconhecer o talento e empenho de cada representante.

Maurício Satoshi Samesima, representante na região de Campinas (SP)

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