Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 555| Março de 2025 | Campo Mourão - Paraná

TECNOLOGIA

Tecnologia e inovação marcam os Dias de Campo das unidades

Com o objetivo de levar inovação e conhecimento ao produtor rural, os eventos proporcionam atualização e troca de experiências entre cooperados

Os tradicionais Dias de Campo realizados nas unidades da Coamo em toda a área de atuação promovem difusão e adoção de novas tecnologias, e são uma grande oportunidade para o quadro social conhecer métodos agrícolas para aumentar a sustentabilidade e rentabilidade no campo. Com o objetivo de levar inovação e conhecimento ao produtor rural, os eventos proporcionam atualização e troca de experiências entre cooperados.

O engenheiro agrônomo, Elias Roveda, da Coamo em Juranda, destaca a importância de atender às demandas dos cooperados. "Nossa preocupação e criatividade estão voltadas para levar tecnologia e inovações, novas ferramentas e materiais aos cooperados. Estamos sempre em busca de novidades sustentáveis para as propriedades rurais", afirma. Segundo ele, os dias de campo auxiliam na tomada de decisão dos produtores, permitindo que escolham as melhores variedades e tecnologias para obter mais rentabilidade.

A participação ativa dos cooperados reforça a relevância desses encontros. "Hoje, estamos aqui com mais de 120 produtores, que questionam, interagem e demonstram interesse em aprender. Isso gera bons resultados", acrescenta Roveda. No último evento, foram apresentados novos materiais de soja adaptados à região, tecnologias de mix de cobertura, manejo de braquiária no sistema de produção e inovações em máquinas agrícolas. O dia finalizou com uma palestra técnica sobre física do solo, conduzida pelo pesquisador Henrique Debiase, da Embrapa Soja.

O gerente da unidade de Juranda, Sérgio Bertola, reforça o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento dos cooperados. "Nosso objetivo é trazer novas tecnologias que possam ser implementadas na lavoura para gerar mais renda e sustentabilidade no agronegócio. O produtor que participa desses eventos sai com informações valiosas para aplicar no dia a dia", destaca. 

A cada edição, os Dias de Campo da Coamo reafi rmam o papel fundamental na difusão de conhecimentos e na promoção de boas práticas agrícolas, auxiliando os cooperados na busca por produtividade e sustentabilidade

O cooperado Anderson Shiratsu, de Juranda, enfatiza a importância do conhecimento adquirido nos Dias de Campo. "A agricultura está cada vez mais tecnológica, e precisamos estar sempre atualizados. Informação é essencial para tomar uma decisão correta", afirma. Ele também elogia a iniciativa da Coamo em proporcionar esses eventos e destaca a interação entre os produtores. "Não é só a parte técnica, mas também a troca de experiências entre os cooperados que faz a diferença."

Em Brasilândia do Sul, o gerente Anselmo Gonçalves de Almeida reforça o peso que o evento tem para os cooperados. "Cada região tem uma particularidade, e aqui conseguimos trazer variedades adaptadas à realidade do nosso solo. O trabalho de planejamento começa meses antes do evento, desde a escolha da área até a seleção das tecnologias que serão apresentadas", explica.

Com mais de 200 participantes, o evento trouxe 24 novas cultivares de soja adaptadas para a macrorregião. Para o supervisor técnico da Coamo em Brasilândia do Sul, levar essas novidades e disseminar informações é o papel do corpo técnico da cooperativa. "O solo aqui varia muito, e esses eventos ajudam os produtores a entenderem quais variedades se adaptam melhor. Estamos muito satisfeitos com o retorno positivo dos cooperados", conta o supervisor.

A cada edição, os Dias de Campo da Coamo reafirmam o papel fundamental na difusão de conhecimentos e na promoção de boas práticas agrícolas, auxiliando os cooperados na busca por produtividade e sustentabilidade. A cooperada Aline Simokomaki Tadiotto, de Brasilândia do Sul, avalia o dia de Campo positivamente. “Têm variedades novas que estão vindo no mercado e é sempre bom para a gente saber e programar a próxima safra. Só tenho a agradecer pela oportunidade de estar sempre aprendendo e inovando com o que é mostrado nesses encontros”

José Aparecido Mandotti também é cooperado em Brasilândia do Sul, e procura comparecer em todos os eventos técnicos, para receber cada vez mais conhecimento regionalizado. “Os dias de campo tem uma importância muito grande porque podemos ver a tecnologia no nosso local de trabalho, em uma propriedade com a mesma altitude, mesmo tipo de solo e sempre com tecnologias novas. Temos a oportunidade de observar de perto aquelas que se sobressaem nessa condição e é um aprendizado sempre”, atesta o cooperado.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.