Comitês Educativos reforçam integração entre cooperados e diretorias da Coamo e Credicoamo
Representantes de todas as regiões participaram de encontro para atualizar informações, apresentar demandas e fortalecer o diálogo com as cooperativas
A Coamo realizou no dia 26 de novembro um encontro dos Comitês Educativos. Cooperados de toda a área de atuação da cooperativa participaram do evento que contou com uma programação de apresentações das diretorias da Coamo e da Credicoamo, com informações sobre produtos, serviços, investimentos e perspectivas para o quadro social.
Os Comitês Educativos têm a função de atuar como elo entre a cooperativa e os associados. Eles são responsáveis por disseminar diretrizes e políticas, coletam informações, demandas e percepções dos produtores e serviços, atuando como multiplicadores de conteúdo nos municípios onde estão inseridos.
Durante o encontro, mais de 400 cooperados acompanharam a apresentação das áreas executivas e tiveram contato direto com os dirigentes.
O assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, explica que os comitês passaram por uma reestruturação em 2023, após o período de pandemia. Segundo Romani, cada entreposto reúne um grupo de cooperados, e o gerente da unidade realiza duas reuniões por ano com esses representantes. Nessas ocasiões, são tratados assuntos de interesse do quadro social e relacionados ao cotidiano das atividades rurais.
|
Durante a programação, as diretorias apresentaram dados sobre desempenho, programas em andamento e planejamento para os próximos períodos
|
“O encontro dos Comitês Educativos é a oportunidade de representantes de cada grupo virem até Campo Mourão e terem acesso direto à diretoria”, explica Romani. Ele cita que os diretores apresentam informações sobre temas estratégicos da cooperativa e compartilham dados sobre projetos e perspectivas para os próximos períodos.
Romani observa que os participantes compreenderam a importância da atuação. Para ele, a adesão ao evento demonstra o interesse dos associados em acompanhar as decisões e planejamentos da cooperativa. “Os cooperados confiam naquilo que a cooperativa oferece para ele, e isso é fundamental”, afirma. Ainda segundo o assessor, o encontro é um fechamento das atividades do ano e que algumas pautas apresentadas também compõem a programação da Assembleia Geral Ordinária.
O cooperado Fernando Nunes, de Goioerê (Centro-Oeste do Paraná), integrante do Comitê Educativo da unidade há mais de dez anos, ressalta que a participação no grupo permite acompanhar de perto as decisões e estratégias das diretorias e repassar as informações aos demais cooperados da região. “Receber as informações da diretoria e levar aos associados da nossa região é algo muito importante para todos nós”, afirma.
|
Fernando Nunes, de Goioerê
|
Nunes comenta que a reunião anual com representantes de todas as unidades fortalece o processo de comunicação interna. Para ele, o encontro dá aos participantes a possibilidade de compartilhar experiências e nivelar informações de todas as regiões. “Os comitês ampliam a transparência das ações e contribuem para a organização interna da cooperativa. Os comitês coletam as demandas regionais, que são encaminhadas aos gestores e avaliadas para planejamento das atividades.”
|
O cooperado Douglas Berticelli, de Ipuaçu (Oeste de Santa Catarina), é integrante do Comitê Educativo do entreposto de São Domingos há três anos. Ele comenta que acompanhar as novidades apresentadas pelas diretorias auxilia na compreensão dos projetos e programas disponíveis no quadro social. “É muito importante estar presente e acompanhar tudo o que vem acontecendo. O papel dos comitês é ser multiplicador de informação entre cooperados. A proximidade com outros cooperados facilita a circulação de dados que muitas vezes não chegam aos associados por outros canais de comunicação.”
|
Berticelli avalia o encontro em Campo Mourão como uma oportunidade de acessar conteúdos de diferentes setores da cooperativa e de trocar informações com participantes de outros Estados. Para ele, a reunião contribui para as decisões no dia a dia das propriedades rurais e reforça vínculos construídos ao longo das atividades promovidas pela Coamo.
|
Douglas Berticelli, de Ipuaçu
|
Na opinião do cooperado Samuel Lauro Scherer, de Amambai (Sudoeste do Mato Grosso do Sul), e integrante do Comitê Educativo da unidade há dois anos, o grupo permite levar demandas regionais para análise da diretoria e, ao mesmo tempo, compartilhar as novidades apresentadas no encontro com outros cooperados. Ele cita que o comitê funciona como espaço para encaminhar dificuldades e propostas relacionadas ao atendimento nas unidades. “Eu trago as necessidades da nossa região, e as melhorias que a diretoria passa nós levamos para a unidade”, comenta Scherer.
|
Samuel Lauro Scherer, de Amambai
|
O cooperado ressalta que as necessidades do quadro social variam conforme a região e que o envolvimento dos participantes permite alinhar informações e orientar o planejamento das atividades locais. “O encontro dos Comitês Educativos realizado em Campo Mourão possibilita adquirir novas percepções a partir das trocas de conhecimento com membros de outras regiões. Acompanhar os relatos dos demais cooperados contribui para identificar pontos de atenção, propostas de melhoria e ações adotadas em outros entrepostos.”
|
A programação do encontro foi estruturada para permitir que todos os representantes tivessem acesso às informações das áreas executivas. Cada diretoria apresentou um panorama das atividades desenvolvidas durante o ano e destacou ações relacionadas aos setores operacional, financeiro, industrial e administrativo. Também foram mencionados programas em andamento, investimentos realizados e pontos de atenção para o planejamento dos próximos períodos.
|