|
Tudo que começamos na Coamo é para ter longevidade. Neste ano, a cooperativa com 55 anos de fundação, demonstrou isso com a comemoração de 50 anos da Fazenda Experimental e 50 anos da industrialização. Aquele pequeno moinho no centro de Campo Mourão passou para 12 indústrias caminhando para 14, com a indústria de etanol, em Campo Mourão, e de biodiesel em Paranaguá. Sempre buscamos, cumprir a missão de remunerar melhor o cooperado por meio de diversos modelos de negócio.
Em 2025, a agricultura enfrentou diversos desafios. No início, tivemos problemas regionais e frustração na safra de verão. Mas, depois veio a melhor safra de milho da cooperativa, e uma boa safra de trigo. De um modo geral, o comportamento de preços também não foi o melhor, e houve um alinhamento para baixo em relação aos anos anteriores. Porém, isso é mercado, não depende de nós, mas a cooperativa sempre busca os melhores negócios.
Mesmo assim, a conclusão do ano é positiva para a Coamo enquanto empresa e o que a gente pode falar mesmo são dos números finais. Encerramos mais um ano distribuindo uma importante antecipação de sobras. Foram R$ 200 milhões distribuídos na proporção da movimentação de cada um, de Sonora (MS) à Xanxerê (SC). São 55 anos de boa gestão e entregando bons resultados. Temos segurança de que o que a Coamo realmente contribui para que o cooperado, dentro do seu negócio individual, tenha sucesso.
O plano de verão foi espetacular, o plano de milho também teve uma adesão significativa, ambos garantindo bons negócios com relação ao mercado. Então, nos deixa muito feliz poder ajudar o cooperado dentro da sua atividade, que é a missão da cooperativa, coroando o final de mais um ciclo com a tradição da distribuição de sobras. E, claro, vamos ter aí a Assembleia dia 5 de fevereiro e, com certeza, vamos ter valores ainda maiores do que esse da antecipação para distribuir aos cooperadores.
|
A participação dos cooperados nos eventos mostram que eles estão conectados com a cooperativa. Eles, realmente, entendem a missão da Coamo, em todas as unidades onde são acolhidos da mesma maneira, não só na parte técnica, mas também na parte social e na forma como interagem com a nossa equipe, realmente com muita educação e zelo pela relação.
Estamos terminando o quinto ano de um novo tempo de governança com todo o suporte e o apoio do Dr. Aroldo e de todo o Conselho de Administração e Fiscal, entendendo bem qual é a missão da diretoria Executiva. É uma estrutura que já está bem madura, mas em constante evolução, buscando a clareza dos papeis de cada um na missão de manter essa boa governança perante todos aqueles que interagem com a cooperativa.
Desejamos assim, aos funcionários, cooperados, e todos aqueles que interagem com a cooperativa que iniciemos 2026 muito bem. Os cooperados podem ter a certeza de que vamos procurar os melhores negócios para eles. O que ele precisa já está fazendo, que é da porteira para dentro. Estaremos firmes e fortes para 2026, que será com certeza melhor que 2025.
|
AIRTON GALINARI Presidente Executivo da Coamo
|
|