Jornalistas da Coamo são premiados pela Ocepar
|
Ana Paula Pelissari e Wilson Bibiano conquistaram a 2ª colocação na categoria "Mídia Cooperativa", com a reportagem: "A força da cooperação transforma vidas e o meio ambiente", uma matéria veiculada na Coamo TV, canal da cooperativa no YouTube
|
N a 17ª edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo, os jornalistas da Coamo, Wilson Bibiano e Ana Paula Pelissari, mais uma vez subiram ao pódio. Eles conquistaram a 2ª colocação na categoria ‘Mídia Cooperativa’, com a reportagem: “A força da cooperação transforma vidas e o meio ambiente”, uma matéria veiculada na Coamo TV, canal da cooperativa no YouTube.
A entrega do prêmio foi realizada no dia 12/12, durante solenidade ocorrida no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba (PR). A reportagem premiada abordou a intercooperação entre a Coamo e a Cooperesíduos, uma cooperativa de reciclagem de Campo Mourão (PR), município sede da cooperativa. Uma parceria que faz a diferença e transforma a vida das famílias cooperadas, da comunidade e do meio ambiente.
“O prêmio, de certa forma, coroou uma atividade de grande relevância realizada pelos associados da Cooperesíduos, que sobrevivem de materiais recicláveis ao mesmo tempo que contribuem para a preservação do meio ambiente. Também o nosso trabalho jornalístico, de descobrir e contar boas histórias do cooperativismo. Uma dupla coroação, que valoriza o esforço mútuo. Uma feliz conquista, fruto do trabalho em equipe da cooperativa de resíduos e da Assessoria de Comunicação Coamo”, destaca Wilson Bibiano, autor da matéria.
Para a coautora da reportagem, Ana Paula Pelissari, desenvolver esse trabalho foi um marco em sua carreira. “Contar a história dos cooperados da Cooperesíduos foi emocionante. Antes, eles catavam lixo nas ruas, expostos a condições precárias e sem qualquer segurança. Mas, ao ingressarem no cooperativismo, suas vidas começaram a mudar de forma significativa, além da dignidade, eles passaram a ter uma nova perspectiva de futuro, com mais segurança, respeito e melhores condições de trabalho. Foi inspirador ver como a intercooperação transformou a realidade deles. Sem dúvida, essa reportagem me marcou, pois mostrou que quando as pessoas se unem, podem transformar a realidade e o meio em que estão inseridas.”

|
Nesta edição, houve um total de 124 trabalhos inscritos, assim distribuídos, por categoria: Telejornalismo, 29 trabalhos; Radiojornalismo, 14; Jornalismo Impresso, 30; Mídia Cooperativa, 32; Prêmio Especial Unimed (Ramo Saúde), 10; e Prêmio Especial Ramo Crédito, 9. Consolidado como um importante instrumento de reconhecimento do trabalho da imprensa, o Prêmio Ocepar de Jornalismo foi criado em 2004. Ao longo de mais de duas décadas de história, o concurso já recebeu cerca de 1.400 trabalhos e premiou aproximadamente 400 profissionais da imprensa brasileira, destacando a importância da divulgação das ações do cooperativismo paranaense.
Desde o início da premiação, a Coamo já esteve no pódio em nove edições. “Contar boas histórias tem sido uma marca da Coamo por meio da sua Assessoria de Comunicação, com apoio direto dos cooperados, diretoria e funcionários, e muitos personagens de várias instituições”, afirma o assessor de Comunicação, Ilivaldo Duarte. Segundo ele, o reconhecimento em mais uma edição do Prêmio Ocepar de Jornalismo demonstra a qualidade e profissionalismo da equipe da cooperativa. “Em todos os trabalhos que desenvolvemos buscamos excelência e essa constância da nossa equipe nessa premiação, demonstra que estamos no caminho certo; Seguimos a filosofia e a diretriz definidas pela diretoria da Coamo, que acompanha, incentiva e valoriza a comunicação 360, que divulga e fortalece o agronegócio”, comemora Duarte.
|
Assista a reportagem premiada no canal da Coamo no YouTube. Aponte o leitor de QR Code na imagem acima
|
|