Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 464 | Novembro de 2016 | Campo Mourão - Paraná

CRÉDITO RURAL

CREDICOAMO COMPLETA 27 ANOS DE SOLIDEZ E EFICIÊNCIA

Credicoamo conta com 240 funcionários e mais de 18 mil cooperados que têm linhas exclusivas de produtos e serviços

Fundada em 17 de novembro de 1989, por um grupo de 29 produtores rurais, a Credicoamo completou 27 anos de atividades e bons serviços prestados ao seu quadro social, formado exclusivamente por cooperados da Coamo. Uma solenidade para marcar a data foi realizada nas 40 agências da Credicoamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, reunindo associados, funcionários e comunidade.

A Credicoamo conta com 240 funcionários e mais de 18 mil cooperados que têm linhas exclusivas de produtos e serviços. Por meio da mutualidade, é disponibilizada assistência financeira com o propósito de fomentar a produção, a produtividade rural e a comercialização. “A Credicoamo é uma cooperativa de crédito sólida e forte, e para orgulho de todos nós, é referência no país. A participação ativa dos cooperados é que dá sentido à vida da cooperativa, onde os resultados são provenientes da efetiva movimentação”, afirma José Aroldo Gallassini, presidente da Credicoamo.

De acordo com ele, os cooperados têm benefícios diretos em função de menores custos de tarifas e serviços, assim como nas menores taxas de juros das operações de crédito com recursos próprios. “Além dos benefícios diretos, eles sabem que quanto maior o volume de negócios, maior será a participação nas sobras do exercício”, acrescenta.

O serviço prestado pela Credicoamo tem o reconhecimento dos cooperados, que sabem da importância de ter uma cooperativa de crédito sólida e voltada ao homem do campo. Antonio Guerreiro Garcia, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), é um dos 29 fundadores. Ele conta que a participação ativa dos associados e a seriedade da diretoria são pontos fundamentais para o sucesso da cooperativa. “A Credicoamo é motivo de orgulho para todos nós. Somos beneficiados com linhas exclusivas e serviços que atendem as necessidades dos associados. Além disso, ainda tem sobra. Enquanto outros bancos cobram taxas, a Credicoamo devolve dinheiro”, assinala.

O cooperado Napoleon Maclovio Sandy Saavedra, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), ressalta que a Credicoamo é uma complementação dos vários serviços oferecidos pela Coamo e cabe aos associados continuar acreditando e usufruindo dos benefícios. “Somos cooperados da Coamo e temos nosso banco, assim fica mais fácil. Sou cooperativista por princípio e é muito bom ter uma cooperativa que conhece todas as nossas necessidades. Isso ajuda para o nosso desenvolvimento”, pondera.

Comemoração em Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná)

Vila Nova (Oeste do Paraná)

Roncador (Centro-Oeste do Paraná)

Laguna Carapã (Sudoeste do Mato Grosso do Sul)

Antonio Guerreiro Garcia, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), é um dos 29 fundadores da Credicoamo Cooperado Napoleon Maclovio Sandy Saavedra, também de Campo Mourão, ressalta que a Credicoamo é uma complementação dos vários serviços oferecidos pela Coamo
ALGUMAS POSIÇÕES OCUPADAS PELA CREDICOAMO
  •  Principal agente financiador de custeios e investimentos para seus cooperados
  •  Conforme ranking do Banco Central, está entre as 20 maiores instituições financeiras operadoras do crédito rural para custeio, investimento e comercialização
  •  Conforme levantamento do Ministério da Agricultura, a Credicoamo foi responsável pela contratação de 12,7% da área agrícola segurada no Brasil, possibilitando o acesso aos recursos da subvenção ao prêmio do seguro agrícola aos seus cooperados. A participação da Credicoamo nos Estados onde atua é ainda mais relevante: no Paraná a Credicoamo responde por 52% da área segurada; em Santa Catarina, 40% da área segurada e no Mato Grosso do Sul, 48% da área segurada
  • Outro fator importante é a agilidade no atendimento às demandas de custeio; na safra 2016/2017, mais de 90% dos recursos foram contratados e liberados até 31/08/2016

PARCEIRA NO CRÉDITO E INVESTIMENTO NO CAMPO

Edir Fernando Machado, encarregado da Agência da Credicoamo em Fênix, Leandro de Ângelo, cooperado, Leonardo Luiz Batista, engenheiro agrônomo do departamento Técnico da Coamo em Fênix, e Carlos de Ângelo, cooperado

Nesses 27 anos de existência, a Credicoamo se consolidou como parceira dos cooperados na condução das atividades e no incentivo à novas tecnologias, serviços e investimentos, resultando em melhoria na produtividade e renda das famílias. Caso dos irmãos Carlos e Leandro de Ângelo, associados em Fênix (Centro-Oeste do Paraná). Eles trabalham em sociedade e financiam a lavoura, maquinários, além de utilizarem os produtos e benefícios bancários oferecidos pela cooperativa de crédito.

Os irmãos moram em São Pedro do Ivaí, município vizinho a Fênix. Carlos conta que a história deles no cooperativismo iniciou primeiro com a Coamo, e depois passou, também, para a Credicoamo.  “É uma parceria que tem atendido a nossa expectativa. Temos pouca terra, e não conseguiríamos todo esse sucesso se não tivéssemos uma cooperativa forte nos dando todo suporte e é isso o que tem feito a Credicoamo. Ao longo dos anos, estamos conquistando tudo aquilo que almejamos”, salienta.

Ele destaca que o atendimento diferenciado e agilidade fazem toda a diferença quando o assunto é serviço financeiro. “São vários os serviços oferecidos pela Credicoamo, e somos sempre muito bem recebidos por todos os funcionários. É uma relação de trabalho, honestidade e seriedade. Tudo o que precisamos em um banco, encontramos na cooperativa e com mais agilidade e facilidade. É uma parceria que começou e se mantém sólida”, diz Carlos. 

Além dos serviços bancários e investimentos para a agricultura, Leandro comprou uma casa com recursos do programa Moradia Feliz. Ele ressalta que sem esse benefício seria bem mais difícil a aquisição da nova residência. “É uma melhoria para toda a família que só foi possível graças à Credicoamo”, frisa.

De acordo com ele, ter uma cooperativa de crédito que leva o nome da Coamo, proporciona mais segurança para os irmãos continuarem investindo no campo. “Trabalhamos em família e sempre fomos muito bem atendimentos. Por isso, confiamos na Credicoamo e estamos ampliando nossa estrutura de máquinas. O investimento é alto e não seria possível sem essa parceria. Inclusive, essa nova safra foi semeada com uma plantadeira financiada no ano passado na Credicoamo, o que deu agilidade ao plantio”, diz.

Irmãos Carlos e Leandro de Ângelo, associados da Credicoamo em Fênix, financiam máquinas e lavouras. Leandro também utilizou o programa Moradia Feliz para aquisição da casa
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.