Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 436 | Maio de 2014 | Campo Mourão - Paraná

Plano Safra da Coamo

Garantia de sucesso para produção

Planejar antecipadamente as ações é correr menos riscos e ganhar tempo e dinheiro

Garantir insumos com antecedência e proporcionar tranquilidade para o plantio, sempre esteve entre as estratégias dos cooperados da Coamo. Planejar antecipadamente as ações é correr menos riscos e ganhar tempo e dinheiro. É com este objetivo que a Coamo todos os anos realiza o seu Plano Safra e oferece as melhores condições de preços, prazo e garantia de entrega dos insumos ao quadro social.

Silvana Mignoso, de Campo Mourão: A produtividade vem crescendo e vamos apostar mais uma vez em uso de tecnologias

Assim que o Plano Safra 2014/2015 foi lançado, a cooperada Silvana Mignoso, de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná), correu até a cooperativa para garantir os insumos. “Sempre aproveito a oportunidade para fazer bons negócios. É a garantia de que os insumos estarão à nossa disposição para o plantio”, pondera. A cooperada conta que planeja uma safra pensando na outra que virá na sequência e, assim, já sabe o que vai fazer com a terra nos próximos anos.

Para a próxima safra de verão, a cooperada utilizará tecnologia de ponta para atingir o potencial máximo produtivo. “A produtividade vem crescendo a cada ano e vamos apostar mais uma vez em uso de tecnologias para aumentar ainda mais”, observa Silvana.

Insumos na hora certa

Jones Alberto Maldane, de Mangueirinha (Sudoeste do Paraná), ressalta que é importante planejar a safra para que neste momento possa fazer as aquisições de maneira tranquila. “A principal vantagem, na minha opinião, é que os produtos definidos agora serão entregues no momento que eu precisar e com garantia da qualidade Coamo”, diz. 

Jones Alberto Maldane, de Mangueirinha: A principal vantagem, na minha opinião, é que os produtos definidos agora serão entregues no momento que eu precisar e com garantia da qualidade Coamo

Na visão do cooperado, fazer a aquisição dos insumos e caprichar no plantio e nos manejos é meio caminho andado. “Ter produtos bons e fazer tudo bem feito com certeza vamos ter bons resultados. Depois é só torcer para o clima ajudar”, diz. Maldane conta que está investindo em torno de 20% a mais em comparação ao ano anterior. Dos 100 alqueires cultivados no verão, 90 serão destinados para a soja e dez para o milho.

Mais investimentos

O cooperado Ney Silva Marques, de Boa Esperança (Centro-Oeste do Paraná), irá plantar em parceria com o pai, ‘seo’ Fêlix, um total de 100 alqueires de soja na próxima safra. Todos os insumos foram adquiridos e, segundo o associado, a próxima safra de verão terá um investimento maior. “Recentemente fizemos uma análise de solo que mostrou a necessidade de correção. Então, vamos aproveitar para fazer as correções necessárias”, ressalta. 

Ney Silva Marques, de Boa Esperança: a próxima safra de verão terá um investimento maior

De acordo com o cooperado, como estava planejado o que seria cultivado, o Plano Safra da Coamo serviu para confirmar as aquisições e fazer apenas alguns ajuste em relação a alguns tipos de produtos e tecnologias. Na propriedade da família Marques o plantio deve ser iniciado já no final de setembro.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.