Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 490 | Abril de 2019 | Campo Mourão - Paraná

COPA COAMO

Saem as botinas, entram as chuteiras

Associado Ivandir Antônio Benso, o popular Chico Benso, com os filhos Felipe e Guilherme, integram a equipe, atual campeã, de Coronel Vivida (PR)

Família Benso conta com estrutura de treinamento e campo de futebol na propriedade onde sempre reúne os amigos 

Equipe de Coronel Vivida está realizando treinamento visando a disputa da regional no dia 18 de maio

Atletas da equipe de Coronel Vivida reunidos para um dos treinos

Especialistas no campo da produção agrícola, a cada dois anos os cooperados da Coamo aliam o trabalho do dia a dia nas propriedades, com a participação no maior projeto de esporte, lazer e integração da cooperativa: A Copa Coamo de Cooperados Futebol Suíço.

Iniciado em 1993 e realizado a cada dois anos, o evento é o maior do setor esportivo rural do mundo que se tenha notícia, envolvendo a participação de cerca de 500 equipes de futebol suíço de todas as regiões da Coamo nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

A Copa Coamo desperta emoção e integração e reforça a filosofia da cooperação, cumprindo muito bem o seu papel de socialização e lazer. “É um dia de falar de tudo, menos de soja, milho, trigo e comercialização. É dia de diversão e distração”, afirma o presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, sempre presente nos dias de realização do evento.

Assim como ocorre no trabalho diário dentro das propriedades, onde os cooperados buscam o melhor desempenho das lavouras e, consequentemente, mais rentabilidade, na Copa Coamo eles valorizam acima de tudo a participação na competição, mas sem deixar de lado o espírito competitivo. As equipes são formadas quase sempre em comunidades rurais e em alguns casos por famílias associadas à cooperativa que, muitas vezes, se preparam por um longo período antes da participação nos jogos, treinando semanalmente antes do evento com o intuito de fazer bonito em campo.

Campeões da fase final na última edição em 2017, a equipe Caçador/Linha Torteli/Alto Pinhal, que reúne mais de uma comunidade em Coronel Vivida, no Sudoeste do Paraná, é uma das muitas que vem se preparando para o evento deste ano. Um dos grandes incentivadores do time é o cooperado Ivandir Antônio Benso, o popular "Chico Benso", produtor de leite e soja naquela região e que faz questão de participar da festa do cooperativismo. “´Para mim é uma alegria imensa, pois participei de todas edições, desde 1993 até a última em 2017, e não vou ficar de fora dessa”, diz ele, revelando a ansiedade pela espera da Copa. “Quando encerra uma, já não vemos a hora de ter outra. Esperamos com ansiedade porque sabemos que em breve teremos outra Copa Coamo para nossa alegria e dos familiares”, diz o cooperado, que é gaúcho de Tenente Portela, no Noroeste Riograndense, e sempre foi um desportista nato.  Gosta tanto de futebol e do projeto realizado pela Coamo, que fez um alto investimento para construir no sítio, bem ao lado da residência da família, uma invejável estrutura composta por campo de futebol suíço com iluminação, irrigação automatizada, alambrados,  vestiários confortáveis e até materiais de treinamento, como uma barreira estática utilizada para cobrança de faltas, que ele mesmo mandou construir. No local, Chico Benso recebe semanalmente os amigos, familiares e equipes adversárias para o desfrute de momentos de lazer, que servem também para o treinamento da equipe, detentora inclusive de vários títulos de campeonatos municipais realizados na região.

Para o cooperado, estar na Copa Coamo é sempre motivo de alegria. No entanto, ele não esconde a vontade de ganhar. “A participação é sempre motivadora, mas é claro que também queremos ganhar, até pelo fato da conquista da fase regional garantir o direito de estar na final, em Campo Mourão. Contudo, na final o mais é importante poder envolver a família, estar com os amigos neste grande evento preparado com muita dedicação e organização para nós associados”, declara Benso, orgulhoso pela oportunidade também de poder jogar ao lado dos filhos Felipe, que já participou das últimas três edições, e o Guilherme, o caçula, que vai disputar a Copa pela primeira vez ao lado do pai e do irmão. “Emancipei o Guilherme não só para jogar a Copa, mas para já seguir no cooperativismo. Eles me ajudam aqui na atividade e até mais dentro de campo”, brinca Chico.

Felipe, o filho mais velho, foi autor do gol de empate em 1 a 1, que levou a equipe para as penalidades e a conquista do título geral na fase final, em 2017. Ciente da importância do projeto, ele também valoriza a oportunidade de participar. “É uma grande satisfação poder trabalhar e jogar futebol, especialmente na Copa Coamo, ao lado da minha família”, confessa.

Já Guilherme, que vai debutar na competição, se mostra mais ansioso com a proximidade do evento. “Sempre quis estar junto e este ano chegou a minha vez. Vai ser ótimo poder jogar a Copa Coamo e participar da cooperativa junto com meu pai e irmão”, comemora.

Campo de futebol na propriedade da família Benso Estrutura conta com vestiários confortáveis para os atletas da casa e visitantes

Tradição em campo

Volmir Marin, cooperado em São Domingos (SC) coleciona várias premiações da Copa Coamo pela equipe Nova Arvorezinha

Outra tradicional equipe integrante da Copa Coamo é formada na comunidade Nova Arvorezinha, em São Domingos, Santa Catarina. Levando o nome da comunidade, o time é impulsionado pelo cooperado Volmir Luiz Fornari Marin, um folclórico agricultor da região, amante do futebol e das coisas do campo, e participante assíduo do cooperativismo. Jogador no passado, hoje com orgulho ele é dirigente da equipe que surgiu no início da década de 1980, onde atuava nas competições da cidade e nas peladas da semana. “Desde aquela época temos o hábito de nos reunir todas as quartas-feiras na comunidade para bater uma bolinha e aproveitar para treinar para a Copa Coamo”, conta Marin, informando que o Nova Arvorezinha também esteve em todas as edições do evento, desde o primeiro ano em 1993. “Fomos para a final logo na primeira edição, mas perdemos”, revela o cooperado. “Mas estivemos já em sete finais da regional aqui em São Domingos, sendo campeão em três delas”, completa ele, expondo com satisfação os troféus conquistados pela equipe nas regionais disputadas em São Domingos.

Mais que uma competição esportiva, a Copa Coamo, segundo Volmir Marin representa uma grande integração entre cooperados, familiares e funcionários da cooperativa, caracterizando um momento de pura união entre os participantes. “Um momento único, onde podemos todos nos encontrar e trocar ideias. Este projeto une os associados, as famílias e a cooperativa como um todo”, comenta o dirigente, que tem o filho Renato como braço direito nas atividades do sítio e no campo de futebol. “Eu participo desde 2003, e assim como meu pai e meu avô que fazem parte desde a primeira edição, para mim é uma honra poder jogar a Copa Coamo e fazer parte desta festa do cooperativismo. Ficamos esperando chegar este momento, onde encontramos os amigos e confraternizamos com nossas famílias e a comunidade toda”, acrescenta Renato Marin. “Somos tricampeões aqui da regional e estamos nos preparando para mais um título”, prevê o cooperado, registrando a grande participação das famílias. “Assim como a gente que joga, nossas esposas e filhos também chegam cedo, levam o chimarrão e fazem uma grande festa na torcida por nós que estamos em campo”, lembra.

Volmir Marin atua como dirigente motivador da equipe de São Domingos (SC) 

Aos 61 anos de idade, o também cooperado Olinto Francisco Heneriche, contribui na organização da equipe Nova Arvorezinha e enaltece a competição e o espírito de cooperação aflorado pelo evento. “É uma oportunidade que temos de levar a família, esposa e filhos, num ambiente muito gostoso onde encontramos os amigos. Por isso, criamos tanta expectativa de participar e nos divertir a cada edição do evento. É uma grande festa que valorizamos muito”, conclui.

Atletas da comunidade Nova Arvorezinha em uma noite de preparação para a Copa Coamo

A primeira vez

Associados de Itaporã (MS) farão a estreia na Copa Coamo

Entre os mais de 120 entrepostos da Coamo, a unidade de Itaporã, localizada na região de Dourados, no Sudoeste do Mato Grosso do Sul é a mais nova unidade a entrar em atividade na área de ação da cooperativa e, também, terá representante na Copa Coamo 2019.

Como não poderia ser diferente, expectativa e ansiedade é o que não faltam para a equipe, capitaneada pelo cooperado André Carlos Secretti, que assim como todo time, vai participar do evento pela primeira vez, representando o município de Itaporã. “Estamos com muita expectativa e queremos fazer uma grande apresentação, pois vamos representar a nossa unidade e nossa cidade”, argumenta o cooperado, imaginando como será fazer parte da Copa, que até então ele só ouvia falar. “Vejo que é uma grande oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer amizade e agregar conhecimento. Estamos muito ansiosos para que chegue logo o dia”, afirma André, que tem o apoio da esposa Sara Donadon Secretti para disputa da primeira Copa Coamo da sua vida. “Estamos sempre acompanhando e pelo que sabemos da Copa Coamo é uma integração muito grande. Isso é muito bom para nós, já que vamos em busca de novas amizades e confraternização. Será um dia de comemoração e agradecimento”, completa Sara.

Equipe de Itaporã (MS) vem treinando e aguarda com expectativa pelo evento esportivo

Integrante da equipe, o cooperado Beno Liebich há tempos não entrava num campo de futebol mas, acabou sendo convencido a compor o elenco e mesmo diante da falta de ritmo diz que vai se esforçar para ajudar o time dentro de campo e participar da festa fora dele. “O importante é participar e nos divertir. Com certeza vamos entrar para história porque seremos a primeira equipe de Itaporã a participar do evento. Estamos treinando duas vezes por semana e aos poucos vamos melhorando nosso entrosamento dentro e fora do campo”, enfatiza.

Equipe posa para foto antes de um jogo treino e ao lado com familiares que acompanham e motivam os atletas/associados na disputa da Copa Coamo

Copa Coamo está na 15ª edição

Cerimonial de abertura da Copa Coamo com associados e diretoria da cooperativa

A Copa Coamo é uma grande festa do cooperativismo e da família Coamo. É um evento que integra e fortalece os laços de amizade e orgulho da família cooperativista nos campos do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Os números da Copa Coamo consolidam a alegria, o espírito esportivo, o orgulho e o entusiasmo da família Coamo, que valoriza este grande projeto de esporte e lazer. O evento é preparado e organizado com muito empenho, amor e dedicação pelos funcionários voluntários em prol do lazer, entretenimento e satisfação da família cooperada.

Tudo começou em 1993 quando uma equipe encabeçada pelo coordenador geral da Copa Coamo, Paulo Gilmar Fuzeto, foi incumbida de criar um projeto de lazer para os cooperados. Ele conta que um torneio de futebol suíço entre os associados agradaria a todos e que a competição foi moldada seguindo o exemplo dos jogos realizados entre funcionários (JIU). O formato é o mesmo seguido até hoje. “Na primeira Copa Coamo projetamos em torno de 200 times, o que já era um projeto bastante arrojado se comparado aos torneios de outras cooperativas na época. Para nossa surpresa se inscreveram 389 equipes. Foi um sucesso total e os cooperados gostaram da ideia, assim como os funcionários e diretoria da Coamo que, desde então, não medem esforços para a realização do evento”, diz Fuzeto.

A Copa Coamo é realizada a cada dois anos, sempre em números ímpares. Porém, nos três primeiros anos, 1993, 1994 e 1995, foi realizada anualmente, sendo que em 1995 houve recorde de inscrição com 541 times. “Como todos os eventos que fazemos, há uma grande cobrança de nós mesmos para que seja cada vez melhor. Acabou ficando complicado a realização todos os anos, já que também temos os jogos dos funcionários. Diante disso, ficou decidido que a Copa Coamo seria realizada a cada dois anos, em anos ímpares para não coincidir com a Copa do Mundo e nem com os Jogos Olímpicos.” Conforme o coordenador, a Copa Coamo tem cumprido o objetivo e a cada nova edição há uma evolução na parte de organização e técnica das equipes. “Disciplina é um ponto forte da Copa Coamo. Os cooperados e dirigentes participam com o objetivo de integração do quadro social e da família com funcionários e diretoria da Coamo. Os cooperados se divertem, sempre respeitando os regulamentos e os adversários. É uma disputa sadia”, frisa Fuzeto.

Cerimonial de abertura da Copa Coamo com associados e diretoria da cooperativa

Final será no dia 27 de julho

Receber o troféu de campeão da Copa Coamo é o ponto alto da competição. Momento é festejado por jogadores, familiares e a comunidade que fica na torcida

Considerado o maior evento esportivo rural do país, a 15ª edição da Copa Coamo começou com jogos na Regional Vale do Ivaí, reunindo associados nas etapas de Engenheiro Beltrão, Fênix, São João do Ivaí, Ivaiporã e Faxinal, além de familiares e comunidade. As fases regionais serão realizadas de 27 de abril a 06 de julho compreendendo 33 etapas que irão classificar os 33 campeões para participar no dia 27 de julho da grande final da Copa Coamo, em Campo Mourão.

Conforme disposto no artigo 5º do Regulamento Geral da Copa Coamo, poderá participar do evento somente o cooperado com cadastro ativo na Coamo até 29 de março de 2019 e só poderá integrar uma equipe e participar da Unidade onde estiver cadastrado (local de acerto) até 31/12/2018.

Cada equipe deverá inscrever no mínimo dez atletas e no máximo 12 atletas, e inscrever também um técnico e um dirigente responsável. Durante o jogo cada equipe deverá manter no mínimo três atletas nascidos até 31/12/1976.

A Copa Coamo visa a integração dos cooperados nas atividades da Coamo despertando a consciência de participante na sociedade cooperativista. Bem como, a ampliação da sua inserção social e a confraternização com a família Coamo.

“A Copa Coamo é um grande evento, um grande projeto de esporte e lazer criado em 1993 e mantido ao longo desses anos com muito sucesso. Em 2017 chegamos a 14ª edição, com a prática de uma atividade esportiva saudável e organizada, proporcionando momentos de lazer e descontração entre os cooperados e familiares, sendo um jeito gostoso de viver o cooperativismo”, explica o presidente de honra da Copa Coamo e presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini.

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Copa Coamo, Marcelo Sumiya, informa que é grande a expectativa com relação a 15ª edição do maior evento rural esportivo do Brasil Rural. “Tudo está sendo preparado com muito esmero e dedicação para que a Copa Coamo deste ano repita o sucesso da integração das edições anteriores. A expectativa é reunir mais de 30 mil pessoas entre associados – atletas e dirigentes, familiares e também a comunidade participantes nas 33 regionais.”


É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.