Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 490 | Abril de 2019 | Campo Mourão - Paraná

PECUÁRIA

Boas práticas na produção de leite

Casal Fábio e Tatiane Groff Hemkemeier, de Manoel Ribas (PR) implantou o Compost Barn para novilhas e vacas em lactação

Já imaginou um sistema de produção de gado de leite que garante aos animais conforto por meio de um local seco, sem urina nem fezes, onde possam ficar durante o ano todo produzindo em alta escala? Pois saiba que este sistema existe e vem gerando excelentes resultados para quem o desenvolve. Trata-se do Compost Barn, uma tecnologia que visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira. Consiste em espaço físico coberto para descanso das vacas, onde a área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. 

Fábio e Tatiane com o  médico veterinário Márcio Adriano Delecrod, da Coamo em Manoel Ribas

VANTAGENS dos compost barns

Propicia mais conforto térmico aos animais, pela cobertura de serragem;

Garante condições sanitárias mais saudáveis;

Melhora a qualidade do leite, por diminuir a contaminação dos tetos, o que possibilita

Contagem de Células Somáticas (CCS) mais baixa;

Colabora com a redução dos problemas de casco;

Aumento da produção de leite;

Aumento na detecção de cio;

Diminui a incidência de insetos;

É uma prática adequada às atuais exigências de bem-estar animal;

Aproveitamento da cama como adubo em lavouras.

A reportagem da Revista Coamo foi conhecer em Manoel Ribas (Centro-Norte do Paraná), este método que concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar mais conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), melhorar a detecção de cio e, aumentar a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.

Atualmente, algumas propriedades rurais no Brasil têm implantado o sistema para novilhas e vacas em lactação. É o que vem acontecendo no sítio Hemkemeier, de propriedade da família com o mesmo nome, cujo trabalho é realizado pelo casal Fábio e Tatiane Groff Hemkemeier, assistidos pela parceria com a Coamo. Iniciado há menos de um ano na propriedade, os resultados já podem ser observados, segundo o cooperado. “O sistema proporciona muito conforto para os animais, menos estresse e não tem sofrimento com manejo, protegendo o rebanho do sol e chuva, por exemplo”, informa Fábio.

O cooperado destaca que no confinamento é possível regular a dieta dos animais. “Eles comem sempre o mesmo composto e na quantidade certa. E tem acesso mais fácil à água também”, explica o produtor, lembrando do antes e depois da instalação do sistema. “Nosso sistema antes era à pasto, o que gerava muitas perdas em dias de muito calor ou de chuva em excesso. O gado ficava desconfortável no tempo, e agora não, o clima é sempre igual. Melhorou para os animais e para nós que manejamos”, comemora.

Com pouco tempo de utilização do sistema, Fábio e Tatiane perceberam que já houve melhora na produção de leite. Hoje, com sete vacas a menos na linha de produção, a quantidade de leite extraída por dia é a mesma do que antes do compost barn entrar em operação. “Essa integração facilitou bastante o manejo e já sentimos os reflexos positivos do investimento. Tivemos redução de mastite e, consequentemente, de descartes e diminuição de custo. Isso está agregando valor à produção que inclusive aumentou. Estamos produzindo uma média de 500 litros de leite por dia, com menos animais”, afirma Tatiane.

O novo sistema implantado na propriedade dos Hemkemeier, possibilitou, segundo o médico veterinário Márcio Adriano Delecrod, da Coamo em Manoel Ribas, condições que expressam o melhor comportamento dos animais, gerando renda à atividade. “Trouxe um incremento produtivo importante numa atividade que é preciso estar sempre atento aos custos de produção. Além disso o sistema permite uma nutrição mais eficiente dos animais e a redução de problemas locomotores e de qualidade do leite”, acrescenta o veterinário.


É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.