Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 490 | Abril de 2019 | Campo Mourão - Paraná

PARCERIA

Produção otimizada

Cooperado Luiz Carlos Zamboni, de Coronel Vivida (PR)

A parceria formada pelo cooperado Luiz Carlos Zamboni e a Coamo há cerca de 25 anos, tem gerado bons resultados para ambos e fomentado a filosofia cooperativista na medida certa.  “Sempre tem valido muito a pena trabalhar com a Coamo, é uma parceria que começou lá atrás e não largamos de jeito nenhum”, declara o produtor.

Parceria que começa dentro de casa, com a esposa e as duas filhas, que também contribuem para o desenvolvimento do trabalho na propriedade de 46 alqueires, sendo 28 de plantio, localizada na região conhecida como Linha Borges. Um vale que impressiona pela topografia formada por morros e paredões e a beleza do lugar, esculpido pela natureza, bem na divisa dos municípios de Coronel Vivida e Pato Branco, no Sudoeste do Paraná.

Junto com a família, Luiz Zamboni explora de forma sustentável soja, milho verão, milho de segunda safra, aveia, trigo e feijão, adotando rotação de culturas e outras técnicas que contribuem para o melhor desempenho das lavouras. “É desta forma que estamos conseguindo nos desenvolver, e muito, ao lado da cooperativa, que oferece os melhores produtos com melhores preços, além de bons serviços para que possamos conduzir a nossa atividade com tranquilidade e segurança. Na Coamo encontramos tudo que precisamos, desde o plantio até a colheita e ainda o apoio necessário para a execução de projetos”, lembra.

Luiz Carlos Zamboni acompanhando o desenvolvimento da safra de verão com o engenheiro agrônomo Evandro Rubini

Com visão empreendedora e foco no crescimento dos negócios, Zamboni diversifica não somente as culturas que cultiva, mas também as atividades da propriedade. Além de uma pequena quantidade de gado de corte, há 15 anos investe em granja de frangos, inicialmente produzindo aves para corte. Logo depois, há cerca de 10 anos, adaptou a estrutura para alojar galinhas de postura e hoje possui 28 mil galinhas, num sistema de integração. “São aviários alugados que nos dão um bom rendimento, um lucro líquido tanto quanto as outras atividades, que se complementam”, explica o cooperado, valorizando a agregação de resultados. “Se a gente dependesse só de uma atividade talvez não daria tão certo. Hoje, tanto a agricultura como a avicultura caminham bem e uma completa a outra”, informa.

Realizado com o trabalho e as decisões acertadas que tomou ao longo da vida, Luiz Carlos Zamboni agradece, sobretudo, a parceria com a Coamo. “Estamos muito felizes com tudo que tem acontecido. Ficamos muito gratos com a Coamo porque temos resposta e solução para todos os nossos problemas”, conclui.

A dedicação ao bom andamento das atividades e o sistema de manejo adotado pelo cooperado, são motivos de elogio da assistência técnica da cooperativa, que acompanha de perto a evolução da propriedade como um todo. “Ele se dedica ao máximo e o respeito ao manejo adequado tem feito a diferença. Os bons resultados e esse grande desenvolvimento, certamente estão relacionados a forma como conduz tudo, junto com a família”, observa o engenheiro agrônomo Evandro Rubini, da Coamo em Coronel Vivida.


Vista da propriedade que impressiona pela topografia formada por morros e paredões bem na divisa dos municípios de Coronel Vivida e Pato Branco

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.