Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 496 | Outubro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

EDITORIAL

Safra 2019/20 e novo Estatuto Social

"Não fizemos a Coamo para uma geração, mas para a vida toda, com estabilidade e com gente que sabe trabalhar."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Diretor-presidente

Estamos passando por um ano um pouco diferente do que estávamos acostumados. Nos últimos cinco anos tivemos clima adequado e grandes volumes de produção. A partir da 2019/20, começaram a aparecer problemas climáticos. No ano passado teve seca na safra de soja, com perdas de 20% a 40%, dependendo da região. O milho segunda safra também sofreu com o clima e houve problemas na safra de trigo devido a geada. O ciclo da safra 2019/20, apresenta novamente clima irregular e falta de chuva em diversas regiões. No Sul do Paraná choveu um pouco melhor, mas na região Oeste do Paraná e no Mato Grosso do Sul, existem problemas tendo, inclusive, associados fazendo replantio, algo muito grave, pois eleva significativamente os custos. 

É sempre bom esperar chover para plantar, daí o associado não perde o plantio. Depois, tem que melhorar o clima para ter uma safra normal. Não podemos fazer nada, temos apenas que esperar. O problema disso é que podemos ter uma safra menor e atrasar o plantio do milho de segunda safra. Já temos mais de 30 dias de atraso, e o milho será plantado em fevereiro e vai entrar no inverno, colhendo entre junho e julho, época de grande risco para a cultura.

Essa seca é cíclica. Existem períodos bons e ruins. Tomara que esse período seja rápido e voltemos a ter safras normais. Vamos aguardar, pois a chuva ainda pode se regularizar e os meses de outubro e novembro são bons para o plantio. Recordo de uma vez que atrasou o plantio e chegamos a plantar em janeiro.  Apesar de ser preocupante, temos que aguardar.

Aprovamos em Assembleia Geral Extraordinária, uma reestruturação com eleição de um Conselho de Administração composto de cooperados que administrará a cooperativa por meio de uma diretoria de executivos contratados, que são os próprios superintendentes da Coamo, com mais de 30 anos de experiência. São profissionais com experiência gerindo a cooperativa. A Coamo completa em 2020, 50 anos de fundação e vimos a necessidade de dar continuidade à cooperativa. Não fizemos a Coamo para uma geração, mas para a vida toda, com estabilidade e com gente que sabe trabalhar. Essa diretoria executiva será coordenada pelo Conselho de Administração e o presidente deste conselho continuará na gestão das decisões da cooperativa, para dar continuidade e, assim, a Coamo se manter sólida e próspera.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.