Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 496 | Outubro de 2019 | Campo Mourão - Paraná

DESENVOLVIMENTO

Sescoop/PR comemora 20 anos

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), foi implantado no Paraná em 21 de setembro de 1999. Desde então, o cooperativismo passou a contar com o suporte de uma instituição voltada à capacitação profissional e promoção social, além do monitoramento e qualificação da gestão das cooperativas. Em duas décadas de atividades, o Sescoop/PR capacitou milhares de cooperados, funcionários, gestores e diretores. “Os programas de capacitação dirigidos a diferentes setores, e o trabalho de promoção social, mudaram o perfil do capital humano do cooperativismo paranaense”, afirma o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. 

Em 20 anos, foram aplicados cerca de R$ 300 milhões, em mais de 72 mil eventos, que tiveram mais de 2,3 milhões de participações. “Para sustentar o crescimento proporcionado pelas cooperativas paranaenses são necessários investimentos na formação de cooperados, conselheiros, dirigentes, executivos e funcionários. A profissionalização constante se reflete nos indicadores econômicos, resultado da melhoria da qualidade dos produtos e serviços das cooperativas”, explica Ricken. 

Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop/ PR, explica que a entidade tem como objetivo investir na profissionalização, atendendo às demandas do cooperativismo no Paraná. “O êxito das organizações está relacionado com a capacidade de transformar sua estratégia competitiva em resultados por meio do capital humano. As políticas, práticas e a estrutura de recursos humanos devem interagir com outras dimensões. 

O superintendente ressalta que a gestão do Sescoop/ PR requer uma contínua avaliação dos resultados. “Utilizamos indicadores para monitorar e avaliar o desempenho, acompanhar o alcance das metas, identificar os avanços e as melhorias na qualidade dos serviços prestados e necessidade de correções e de mudanças de rumos. São métricas e indicadores qualitativos e quantitativos para avaliar a qualidade da gestão”, afirma.

Eventos realizados para as famílias associadas da Coamo em parceria com o Sescoop/PR

Parceria da Coamo com o Sescoop/PR

Treinamentos voltados a profissionalização dos cooperados Capacitação e conhecimento para os funcionários em parceria com o Sescoop/PR

O Sescoop é a menor das instituições do Sistema S, não apenas em orçamento, mas em estrutura: possui apenas 54 funcionários. Mesmo com uma equipe enxuta, consegue viabilizar anualmente milhares de projetos de formação, promoção social, além de realizar um trabalho importante que é o monitoramento econômico e financeiro das cooperativas paranaenses. 

Essa metodologia tem como premissa o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e, principalmente, com cooperativas que contam com os “agentes do Sescoop/PR” e no dia a dia fazem a interlocução com a organização. “Todos os projetos que demandam recursos do S do cooperativismo são intermediados por esses profissionais”, frisa o superintendente.

Bruno Carniato Maciel, agente do Sescoop/PR na Coamo

A boa gestão dos recursos alocados pressupõe conformidade dos procedimentos adotados com a lei e a utilização de ferramentas de avaliação. “A gente prima pela qualidade e pelo valor que os treinamentos geram. Não é só realizar mais um evento, ter mais uma lista de presença assinada. Temos muita consciência de que é preciso gerar valor para as pessoas e para a cooperativa”, destaca o analista de Recursos Humanos da Coamo, Bruno Carniato Maciel, que tem apenas 22 anos de idade. Ele conta que a própria ascensão profissional é, em parte, fruto da sua busca por capacitação e pelas oportunidades que encontrou na cooperativa de Campo Mourão. “Entrei, em 2013, como Jovem Aprendiz; hoje sou analista de RH”, relata. 

De acordo com ele, é frequente os feedbacks positivos de pessoas que aprenderam algo novo ou aperfeiçoaram aquilo que já faziam bem. “A gente sempre procura acompanhar a opinião dos treinandos para mensurar se as ações estão sendo efetivas”, afirma Bruno. 

Na avaliação do analista da Coamo, a parceria é o ponto chave para o sucesso na relação do Sescoop/PR com as cooperativas. “A relação é de ajuda mútua. Assim, conseguimos realizar esse importante trabalho para o cooperativismo do Paraná, que é desenvolver competências diferentes, para diversos níveis da empresa”, diz.



Fonte: Comunicação Ocepar
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.