Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 508 | Novembro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

HISTÓRIA

Início da TRANSFORMAÇÃO

Imagem acima, vista aérea de Campo Mourão, em 1960, e abaixo, cenário do município com o início da agricultura

Final da década de 1960. Fim do ciclo da madeira na região de Campo Mourão (Centro-Oeste do Paraná). Uma região que não contava com tecnologias agrícolas e contabilizava na época apenas cinco tratores. O cenário agrícola registrava algumas lavouras manuais de arroz, milho e algodão, mas enfrentava um grande problema: as terras eram ácidas (impróprias para o plantio), fracas e desvalorizadas, e a região era conhecida como a terra dos “ 3S – sapé, samambaia e saúva".

Esta era a realidade da agricultura na região, período em que marcou o início da história da fundação da Coamo. Uma cooperativa que teve sua constituição consolidada em 28 de novembro de 1970, com a união de 79 agricultores que enfrentavam os mesmos problemas da época e buscavam soluções para que pudessem mudar e realidade.

Da região de poucos recursos e com solo empobrecido, ela se transformou ao longo dos anos, em um centro de produtividade agropecuária, com sucesso industrial, pujança exportadora e qualidade de vida. A prosperidade se alastrou, abraçando outras áreas do próprio Estado e, depois, de Estados vizinhos.

Os esforços da Coamo, liderada há meio século por José Aroldo Gallassini, o engenheiro agrônomo que a idealizou, trouxe para Campo Mourão e para todas as regiões às quais chegou ao longo das décadas, técnicas apropriadas de manejo da terra e tecnologias avançadas para a lavoura, além de boas práticas administrativas, visão estratégica e respeito à natureza.

Não é à toa que, nesses 50 anos, o que era uma pequena associação de agricultores de uma região pouco lembrada do Brasil se converteu em uma das maiores potências empresariais do País, reunindo cerca de 30 mil cooperados integrados em 71 regiões produtoras nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Assim, o agricultor associado, devidamente amparado e assessorado, e encontrando na coletividade cooperativista a força necessária, é capaz de levar seus sonhos adiante.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.