Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 508 | Novembro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

AUTORIDADES

O que dizem as lideranças

CARLOS MASSA RATINHO JÚNIOR

Governado do Estado do Paraná

“Com muita alegria e satisfação participo dos 50 anos da história da nossa querida Coamo, nossa maior empresa privada do Estado do Paraná e uma das maiores da América Latina, que tem um papel fundamental na história contemporânea do nosso Estado e do agronegócio. Foram pessoas que há 50 anos se reuniram e construíram essa empresa, que ajudou o Paraná a ser uma potência no agronegócio do Brasil e do mundo, sendo o maior produtor de alimentos por metro quadrado. O Paraná é um protagonista no mundo do agronegócio. A Coamo incentivou outras cooperativas a seguir este modelo e a consolidar o Paraná nessa grande vocação de produção de alimentos de qualidade com sustentabilidade. Parabéns associados, colaboradores e diretoria.

MÁRCIO LOPES DE FREITAS

presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB

“Parabéns a cada um de vocês cooperados que, com confiança construíram uma cooperativa fantástica nesses 50 anos. Parabéns especiais ao idealizador e presidente do Conselho de Administração, Aroldo Gallassini, pelo trabalho espetacular a frente da Coamo e, principalmente, por esse trabalho de sucessão e profissionalização. Saúdo Airton Galinari, presidente Executivo que inaugura os novos 50 anos com um modelo de gestão cada vez mais profissional e preocupado com os resultados dos cooperados. Parabéns! Vocês são referência para o Brasil e o mundo."

JOSÉ ROBERTO RICKEN,

presidente do Sistema Ocepar

“Saúdo os pioneiros que constituíram a cooperativa no início da década de 1970 e lembro dos objetivos do cooperativismo, muito bem difundidos pela Coamo. É um sistema que visa organizar economicamente as pessoas para que tenham mais renda e conquistem uma melhor condição social. A Coamo é um exemplo disso, um exemplo de profissionalismo, liderança, desenvolvimento e geração de oportunidade. Desejamos sucesso total e vida longa a Coamo.”

CELSO RÉGIS

presidente do Sistema OCB/MS

"É momento de celebração da maior cooperativa do Brasil e da América Latina. E nós do Sistema OCB-MS nos sentimos honrados de comemorar este momento. Devemos celebrar os números, as conquistas e projetar um futuro muito promissor e esperançoso, mesmo neste período de desafios que atravessamos. Essa forma de organização econômica da sociedade faz toda a diferença nas comunidades e para as pessoas que dela participam. Estamos demonstrando que a forma cooperativa de atuar traz bons resultados e eleva os indicadores das comunidades. Parabenizamos e desejamos sucesso para todos da Coamo."

NORBERTO ORTIGARA

Secretário da Agricultura do Paraná

"São 50 anos de uma bela e rica trajetória. Eu sou testemunha de que o sonho de 79 cooperados foram realizados, cresceram e se multiplicaram em condições inóspitas do tipo sapé, samambaia e saúva, para se tornar a maior cooperativa da América Latina. Quero parabenizar as famílias dos 30 mil cooperados, aos dirigentes e funcionários da Coamo, pela capacidade de produzir a riqueza no campo e na indústria. Desejo que os próximos 50 anos sejam muito profícuos, sob um novo modelo de governança.”

ROBERTO RODRIGUES

ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da

OCB e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI)

"A Coamo está comemorando 50 anos de existência e eficiência, de trabalho, tecnologia e gestão, com programas e projetos vitoriosos. Mas, é preciso olhar para as origens. Uma cooperativa dá certo por ter três coisas: tem que ser necessária, ser viável economicamente com princípios e valores, e o terceiro é liderança. O que aconteceu na Coamo foi que 79 produtores rurais visionários viram que era necessária uma cooperativa, projetaram a ideia e criaram a instituição economicamente viável. E encontraram um líder extraordinário José Aroldo Gallassini, que comanda de forma maravilhosa e com vigor, com uma equipe maravilhosa, um corpo associativo participativo, juntando pequenos, médios e grandes produtores numa grande cooperativa, que é exemplo para o Brasil e o mundo.”

JOÃO PAULO KOSLOVSKI

ex-presidente do Sistema Ocepar

"São 50 anos e uma data para se comemorar, com resultados que beneficiaram milhares de cooperados em diversas atividades, nas áreas técnica, social e econômica. Além disso, a Coamo envolveu a família com informação, educação e treinamento para milhares de pessoas. Por tudo isso, parabéns aos colaboradores e cooperados, verdadeiros artífices, principais na construção dessa história, pois a Coamo desenvolveu em todas as suas regiões."

WILSON THIESEN,

ex-presidente da Ocepar

"A Coamo sempre agiu com honestidade e é um grande exemplo de administração, com seus princípios de profissionalismo e transparência. Reúne profissionais comprometidos com o desenvolvimento da cooperativa e dos cooperados. Sou grato por ter convivido com o presidente José Aroldo Gallassini durante mais de 50 anos e ser testemunha de como os associados da Coamo têm orgulho da sua cooperativa. Acredito que a agropecuária brasileira e o cooperativismo têm uma dívida de gratidão com a Coamo, pelo trabalho desenvolvido nas comunidades que atua. Parabéns colaboradores, diretores e associados.”

ALYSSON PAOLINELLI

ex-ministro da Agricultura e presidente da

Associação Brasileira de Milho (Abramilho)

"A minha história com a Coamo tem mais de 46 anos. Lembro que quando era ministro da Agricultura estive em Campo Mourão para lançar, em setembro de 1976, o Programa Nacional de Conservação de Solos (PNCS), que foi um marco na agricultura brasileira e promoveu o desenvolvimento dos nossos agricultores. A Coamo está de parabéns, pois desde o seu surgimento foi bem administrada pelo Gallassini, com uma visão extraordinária. Por isso, saúdo a todos da Coamo, que tem um trabalho muito importante na conservação de solos com o plantio direto e cuidados com o meio ambiente produtivo. O cooperativismo é uma forma racional e inteligente de promover a integração e participação de pequenos, médios e grandes produtores, em clima de integração para competir nos mercados nacional e internacional. Fico entusiasmado com o cooperativismo do Paraná, que tem a Coamo como um exemplo para o Brasil e o mundo".

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.