Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 509 | Dezembro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

GESTÃO RURAL

Cooperada vence a 3ª edição do Prêmio Mulheres do Agro

A cooperada da Coamo e Credicoamo Clarisse Liana Weber Volski, de Pitanga (Centro do Paraná), foi vencedora do 3º Prêmio Mulheres do Agro, na categoria Média Propriedade. A premiação é uma iniciativa da Bayer e Associação Brasileira de Agronegócios (Abag). O prêmio foi entregue durante o 5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, dia 27 de outubro. Dona Clarisse é esposa do cooperado Neudi Volski.

Eles são proprietários da fazenda Agropecuária Santa Rita, localizada na comunidade Arroio Grande. Sempre ao lado do marido, Clarisse se orgulha de ajudar na administração da propriedade com mais de 120 alqueires, onde produzem soja, milho, aveia e pecuária leiteira, num sistema de produção integrado visando a sustentabilidade da propriedade.

Dona Clarisse é pedagoga e desde que se casou com seu Neudi, em 1990, divide o tempo entre a escola rural Sagrada Família e as atividades da casa e da propriedade. Quando se casaram, a propriedade tinha oito alqueires. Atualmente, são mais de 120. “Assim como eu, Neudi era de família de pequeno produtor rural. Juntos, fomos construindo a nossa história de vida e a nossa família. Adquirimos novas áreas de terra, investimos na pecuária leiteira e fui me envolvendo na atividade agrícola. Hoje, cuido de toda a parte administrativa e ele [Neudi] da operacional.”

A cooperada conta que logo que ficou sabendo do prêmio buscou mais informações no site, preencheu o formulário e enviou a documentação para comprovar que a propriedade é produtiva e que respeita os três pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico. Além disso, enviou vídeos de cada processo para serem analisados pelos jurados. “Nos preocupamos com os recursos hídricos, conservação e manejo do solo, destinação correta do lixo produzido na propriedade e dos dejetos dos animais. Temos uma grande preocupação com o meio ambiente, preservando as nascentes e cuidando das reservas legais e permanentes.”

Ela conta que a conscientização com a sustentabilidade vem de berço. “Sou filha de pequeno produtor rural e desde pequena aprendi a cuidar da terra, dos animais e preservar o que temos de mais valoroso. É uma herança que deixaremos.”

Dona Clarisse conta que se interessou em se inscrever no prêmio porque imaginava ter uma boa história para ser contada e ser dividida entre outras produtoras rurais. A divulgação do prêmio foi virtual no dia 27 de outubro. Dona Clarisse sabia que estava entre as três classificadas na categoria de média propriedade. Mas, não imaginava que seria a primeira colocada. “Quando recebi o telefonema dizendo que havia ficado entre as finalistas, fiquei muito feliz. Mas, confesso: não esperava ficar em primeiro lugar. Me sinto honrada e valorizada. É importante a participação feminina no agro e vemos, cada vez mais, mulheres à frente das atividades rurais. Essa premiação é um reconhecimento para a classe feminina”, ressalta.

Conforme a cooperada, todo o trabalho realizado na propriedade é em parceria com a Coamo. “Recebemos toda a assistência técnica que precisamos para desenvolver a atividade agrícola de forma sustentável, produtiva e rentável.”

Para seu Neudi, ver a esposa participando de forma ativa na propriedade é gratificante. Ele diz que depois que ela começou a se envolver diretamente na atividade, houve um crescimento mais constante. “No dia a dia, há muito o que se fazer em uma propriedade rural. Com ela cuidando da administração, fico mais tranquilo para cuidar da parte operacional. É um trabalho de parceria”, assinala.

O engenheiro agrônomo, Juliano de Souza, da Coamo em Pitanga, é o responsável pela assistência técnica na propriedade. Ele observa que o trabalho desenvolvido vai ao encontro do que a cooperativa preconiza e recomenda, que é a produção sustentável, gerando renda e qualidade de vida para a família. “Eles pensam e planejam o sistema produtivo de forma integrada. O resultado vem melhorando a cada ano e é fruto do envolvimento e cuidado que eles têm pela atividade rural. A dona Clarisse sendo premiada é um reconhecimento, pela história de evolução e crescimento.”

Cooperada Clarisse Volski, de Pitanga (PR), venceu o 3º Prêmio Mulheres do Agro, na categoria Média Propriedade

Clarisse com o esposo Neudi e as filhas Engenheiro agrônomo, Juliano de Souza, é o responsável pela assistência técnica na propriedade
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.