Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 509 | Dezembro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

SUCESSÃO NO CAMPO

24ª turma de Jovens Líderes

Guilherme Lorenz, de Santa Maria do Oeste (PR), aprovou o novo formato do curso à distância

A 24ª turma do programa de Jovens Líderes Cooperativistas, terminou dia 10 de dezembro, formando 38 associados. Esse é um premiado programa de formação para os cooperados da Coamo, realizado anualmente com apoio de diversas instituições de ensino. Desde a primeira edição, em 1998, foram capacitados centenas de associados representando todas as unidades da Coamo no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

As aulas da turma de 2020, foram realizadas à distância durante quatro meses, nas quartas-feiras, devido a pandemia do novo coronavírus. Um novo formato, mas bem aceito pelos participantes, como Guilherme Lorenz, de Santa Maria do Oeste (Centro do Paraná). “Esse formato teve um sucesso muito grande. Nem dava para dizer que estava sendo realizado a distância, pois a união da turma foi grande, como se fosse presencial. Conseguimos interagir, participar e esclarecer todas as nossas dúvidas.”

Com a formação, os jovens passam a ser responsáveis pela implantação de um novo modelo de administração rural mais profissional. Por isso, Saulo Francisco de Moura Cavalini de São Domingos (Oeste de Santa Catarina) destaca que é preciso aproveitar as oportunidades para adquirir conhecimento. “Agradeço a Coamo pelo convite que recebi. Não pensei duas vezes em participar. Tudo que aprendi já está me ajudando na gestão da propriedade. Apesar de ser um ano atípico, devido a pandemia, a Coamo nos proporcionou esse momento.”

Formatura da 24ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas foi no formato virtual

O casal Solange e Antonio Marcos Pereira de Ivaiporã (Centro-Norte do Paraná), foi o primeiro a participar junto no curso de Jovens Líderes. Uma oportunidade vivenciada devido ao formato à distância. “Nessa modalidade eu e meu esposo pudemos participar e, inclusive, nossos filhos (um de 16 e outro de 13) acompanhavam um pouco conosco, o que foi muito interessante, já que eles tocarão os negócios da família futuramente. O curso trouxe novas possibilidades. Todos os módulos foram muito importantes”, afirma Solange Pereira.

Para Saulo Cavalini, de São Domingos (SC), é preciso aproveitar oportunidades para mais conhecimento

Para Antonio Marcos, o curso serviu para abrir a mente. “Foi espetacular. Tivemos aulas com professores de renome que transmitiram muito conhecimento. Antes do curso eu tinha outra visão da cooperativa, embora já fosse cooperativista sem saber. Mas, agora podemos aprimorar o nosso trabalho enquanto membro da Coamo.”

Segundo o assessor de Cooperativismo da Coamo, José Ricardo Pedron Romani, a pandemia acelerou os processos digitais na cooperativa. “Apesar da situação que estamos vivendo, tínhamos o compromisso de não interromper um dos programas mais esperados do nosso cronograma. Assim, falar da 24ª turma de Jovens Líderes, é falar de desafio, aprendizagem e adaptação. Em meio a uma pandemia, foi desafiador organizar uma ação tão importante para a cooperativa de uma forma EAD, e que nunca havia sido feito internamente com cooperados.”

Aliado a tudo isso, nesta edição houve uma mudança na condução do curso, realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em um novo formato e roupagem. “Apesar de tantas mudanças, vimos o comprometimento e a entrega de nossos cooperados com o curso. Estamos satisfeitos e motivados para realizar a próxima edição.”

Para o presidente do Conselho de Administração da Coamo, José Aroldo Gallassini, o curso não poderia parar e o formato virtual se tornou um aliado do desenvolvimento do quadro social durante a pandemia. “A Coamo foi feita para toda a vida, por isso, pensamos neste programa para perpetuar a cooperativa por meio dos seus cooperados. Eles representam o presente e, também, o futuro promissor do cooperativismo e do agronegócio. Este curso visa o desenvolvimento pessoal e profissional, e o interesse em desempenhar uma administração voltada para o incremento dos negócios e da cooperativa", afirma Gallassini.

Antonio Marcos e Solange, de Ivaiporã: "Curso abriu nossa mente e trouxe novas possibilidades"
É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.