Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 509 | Dezembro de 2020 | Campo Mourão - Paraná

INDUSTRIALIZAÇÃO

Coamo comemora um ano das indústrias de Dourados

Vista aérea do complexo industrial da Coamo em Dourados (MS)
A Coamo comemorou no dia 25 de novembro, um ano da inauguração das Indústrias de Dourados. O empreendimento construído à margem da BR 163, entre Dourados e Caarapó contou com investimento superior a R$ 780 milhões e capacidade para processamento de 3.000 toneladas/dia de soja, produção de farelo de soja e uma refinaria para 720 toneladas/dia de óleo de soja, equivalente a 15 milhões de sacas. “Com as indústrias de Dourados, somados aos outros dois parques industriais (Campo Mourão e Paranaguá), a Coamo ampliou a capacidade de processamento de soja para 8.000 toneladas/dia e a de refino para 1.440 toneladas/dia de óleo de soja refinado”, informa Divaldo Corrêa, diretor Industrial da Coamo.

De acordo com o gerente Industrial de Óleo de Dourados, Emerson Abrahão Mansano, o complexo industrial já atingiu a performance esperada. “Estamos operando em capacidade máxima das plantas. No esmagamento produzimos 3.000 toneladas de soja por dia e na refinaria 720 toneladas de óleo por dia. Sem contar que o retorno dos douradenses de uma forma geral é muito positivo. Eles sempre comentam que a indústria da Coamo auxiliou muito no desenvolvimento da cidade.”

Indústria conta com equipamentos modernos para aprimorar a produção Indústrias permitem expandir presença da Coamo no mercado brasileiro com óleo refinado

A história da Coamo no Mato Grosso do Sul começou em 2003 na região de Amambai.

A cooperativa está instalada com modernas unidades em nove municípios: Amambai, Aral Moreira, Laguna Carapã, Ponta Porã, Caarapó, Maracaju, Sidrolândia, Itaporã e Dourados.

A Coamo atende milhares de cooperados em 15 unidades e conta com uma capacidade estática de armazenamento de 1.250.000 toneladas, com um recebimento de soja, milho e trigo de 2.000.000 toneladas.

Segundo Corrêa, em apenas um ano, a equipe da cooperativa já conquistou resultados importantes. “Com imensa satisfação e orgulho, comemoramos um ano de funcionamento das indústrias de Dourados. Todos os funcionários estão de parabéns, pelo desafio e resultados conseguidos até agora. Na extração foram produzidas 943 mil toneladas de soja, resultando em 657 mil toneladas de farelo, 196 mil toneladas de óleo bruto degomado e 53 mil toneladas de casca. Na refinaria de óleo, foram produzidos 7,413 milhões de caixas e 25, 176 mil toneladas de óleo refinado granel. Realmente números impressionantes para uma indústria nova. Parabéns também as nossas áreas de apoio que fazem parte deste elo e facilitam para que os resultados sejam alcançados.”

As indústrias produzem farelo, óleo bruto e óleo refinado de soja em Dourados, no Mato Grosso do Sul e agregam valor à produção dos associados. “Estas indústrias estão permitindo expandir a presença da Coamo no mercado brasileiro com óleo refinado, nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul com farelo de soja e, também, ampliaram a nossa participação no mercado europeu com farelo de soja”, afirma José Aroldo Gallassini, presidente do Conselho de Administração da Coamo.

Gallassini, destaca a necessidade das novas indústrias e a escolha da região de Dourados. “O volume de soja recebido pela Coamo no Mato Grosso do Sul comportou perfeitamente a instalação de uma moderna indústria esmagadora de soja e de uma refinaria de óleo de soja, justificando plenamente a redução de custo com o transporte do produto já industrializado ao invés de transportá-lo in natura para a industrialização em Campo Mourão ou em Paranaguá”.

Para a operacionalização das indústrias estão sendo gerados mais de 300 empregos diretos, além de temporários e avulsos nos períodos de safra. Foi implantado um centro regional de distribuição de Insumos, peças e Máquinas Agrícolas e uma central regional de transporte para coordenação de todo o transporte necessário para o abastecimento das indústrias e distribuição dos produtos industrializados, os quais irão gerar mais de 100 empregos diretos.

Para a operacionalização das indústrias foram gerados mais de 300 empregos diretos
NA HISTÓRIA, EM 25 DE NOVEMBRO DE 2019

Gallassini com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; prefeita de Dourados, Délia Razuk; governador do MS, Reinaldo Azambuja; e o cooperado da Coamo, Luiz Carlos Seibt, no descerramento da placa de inauguração da indústria Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acompanhou processo de envase do óleo de soja

Autoridades na inauguração das novas indústrias da em Dourados (MS) Divaldo Corrêa, diretor Industrial da Coamo, apresentou as novas indústrias

Alimentos Coamo atendem indústrias do Brasil

Segmento Industrial é um dos principais canais de vendas dos Alimentos Coamo para várias regiões do Brasil

Os Alimentos Coamo contam com produtos para o varejo e para a indústria. As linhas estão no dia a dia do consumidor e na mesa de milhares de brasileiros. Porém, os produtos para indústria são percebidos de uma forma diferente, já que servem de matéria-prima para indústrias de alimentos de diversos segmentos. São gorduras, margarinas, misturas para pães, bolos e farinhas de trigo de diversos tipos que estão em balas, sorvetes, biscoitos, pães, pizzas, enfim, em diversos produtos acabados, em diversas regiões do Brasil, com forte presença na região Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, além de Estados do Norte e Nordeste.

Um dos clientes deste segmento é a Dori Alimentos de Marília (SP). Com mais de 20 anos de parceria, a Coamo fornece óleo de Soja pet, farinha de Trigo e gorduras Vegetais. Eles produzem confeitos, balas, chocolate, amendoim, pirulitos, dentre outros produtos. “Temos uma parceria de longa data e sempre valorizamos a qualidade dos Alimentos Coamo. Confiamos nos produtos da Coamo, pois ela passa essa segurança para nós. A cada ano que passa essa parceria se fortalece, pois é saudável, duradoura e robusta. Inclusive, estamos com alguns produtos em desenvolvimento com a assistência técnica da Coamo”, afirma o comprador da Dori, Lucas Bonato Licatti.

Desde 1968 no mercado, a Biscoitos Zezé é outra empresa cliente dos Alimentos Coamo há mais de 20 anos. Eles são de Pelotas (RS) e produzem cookies, pão de mel, batatas palha e ondulada, biscoitos doces e salgados, macarrão e outros produtos. “Temos a certeza de que os Alimentos Coamo garantem um diferencial para o nosso produto. Essa confiança nos dá a certeza de que chegaremos lá na ponta com um produto diferenciado. Valorizamos, também, o fato de ser uma indústria nacional e, principalmente, uma cooperativa, pois sabemos a importância das cooperativas para o nosso país. É nossa responsabilidade valorizar a agricultura brasileira que é o motor do Brasil, e valorizamos todos os cooperados da Coamo. É um pouco de cada um que chega aqui”, ressalta o diretor de Planejamento Fabio Langois Ruivo.

Outra empresa parceira da Coamo é a Sorvetes Babika de Almirante Tamandaré (PR). Romênia Fogaca Carlos, gerente de Produção destaca a qualidade dos Alimentos Coamo. “O atendimento e logística da Coamo são muito rápidos. Sem contar que a Gordura Coamo Ice faz toda a diferença na produção de nossos sorvetes. A qualidade é excelente.”

De acordo com o gerente Comercial dos Alimentos Coamo, Wagner Schneider, o segmento Industrial é um dos principais canais de vendas dos Alimentos Coamo. “Esse ramo é formado por clientes transformadores altamente exigentes, os quais utilizam nossos produtos como matéria-prima/ingredientes. Dispomos de um mix completo para indústrias de alimentos desde guloseimas, balas, biscoitos, sorvetes, pães, bolos, confeitos, massas, frituras, conservas, molhos. Atendemos também indústrias não alimentícias como: tintas, resinas, cosméticos, farmacêuticas, madeireiras e nutrição animal”, revela.

Schneider acrescenta que há constante busca por soluções para as diversas aplicações do ramo alimentício. “Contamos com um parque industrial moderno e de alta tecnologia, com uma área de pesquisa e desenvolvimento com profissionais qualificados. Dispomos ainda de equipe de assistência técnica, logística eficiente e estrutura comercial formada por profissionais especializados neste canal. Tudo isso para atender um mercado cada vez mais exigente. Para 2021, iniciaremos com um portifólio renovado e ampliado de gorduras e margarinas, atendendo as especificações das indústrias e, também, da nova legislação com produtos zero trans e sem uso de gorduras parcialmente hidrogenadas.”

Segundo o diretor Comercial da Coamo, Rogério Trannin de Mello, outros diferenciais dos Alimentos Coamo estão na origem e rastreabilidade da matéria-prima que sai dos campos dos mais de 29 mil cooperados. “O mundo está cada vez mais integrado, as cadeias de produção também. O consumidor quer saber como aquele produto foi produzido, que impacto deixou em seu processo produtivo e a Coamo se diferencia no mercado por estar presente em todo o ciclo, desde a escolha da semente." É um desafio e, também, uma oportunidade, pois a Coamo está atenta a tudo o que o mercado demanda, e atua com transparência, mas com a vantagem de ganhar mais facilmente a confiança do consumidor.

Linha Industrial dos Alimentos Coamo

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.