Coamo Agroindustrial Cooperativa | Edição 512 | Abril de 2021 | Campo Mourão - Paraná

GOVERNANÇA

O bom momento do agronegócio

"Temos que continuar fazendo o básico bem feito e buscar constantemente a melhoria da produção para sermos melhores cooperados e melhores agricultores do Brasil."

JOSÉ AROLDO GALLASSINI,

Presidente dos Conselhos de Administração Coamo e Credicoamo

A Coamo foi feita para a vida toda e ela tem que ser melhor a cada ano. A cooperativa vem cumprindo a sua missão para desenvolver as atividades dos seus quase 30 mil associados, que estão cada vez mais tecnificados, conectados e capitalizados. Atentos a evolução do seu negócio, eles buscam renda na produção das suas lavouras e aproveitam as oportunidades de comercialização do agronegócio.

O momento da nossa agricultura é muito bom. De um lado, estamos convivendo com esta difícil situação da pandemia, com uma doença que vitimou milhares de pessoas em todo o mundo e atrapalhou a nossa vida. Lamentamos muito e nos solidarizamos com todas as famílias.

No outro cenário, se constata um momento positivo no agronegócio brasileiro, apresentando bons resultados e a satisfação dos produtores em função da venda das commodities com bons preços.

Os cooperados estão capitalizados e atentos às melhores oportunidades para fazer a comercialização da safra e acompanham diariamente o dinamismo dos mercados nacional e internacional, diferentes a cada ano agrícola.

A capitalização dos produtores pode ser medida em relação ao cumprimento dos seus deveres, no pagamento das suas operações tanto na Coamo como na Credicoamo. O grau de inadimplência dos nossos cooperados é praticamente zero, então a situação é muito boa, e mostra que eles estão bem capitalizados, sendo exemplos no cooperativismo e no agronegócio.

Em nossas Reuniões de Campo com os cooperados, durante esses anos todos, sempre propusemos que eles deveriam vender sua safra em função dos custos para obter melhores médias na hora da venda. Felizmente, estamos constatando essa realidade, com uma mudança de cultura e o profissionalismo dos produtores.

A nossa profissão é ser agricultor e a nossa atividade é feita de altos e baixos, porém, temos que continuar fazendo o básico bem feito e buscar constantemente a melhoria da produção para sermos melhores cooperados e melhores agricultores do Brasil. Nas regiões aonde a Coamo atua, o panorama registra uma agricultura com altas produtividades, fruto de investimentos em tecnologias para produzir cada vez mais de forma sustentável com qualidade e origem.

Esta é e deve continuar sendo a nossa missão, a de produzir alimentos. O mundo precisa cada vez mais de alimentos e o Brasil como uma das grandes potências agrícolas que é, torna-se importante mercado para a exportação de commodities. Vamos cuidar da nossa terra e usar tecnologias modernas, fazer a nossa parte, colher melhores produções para alimentar a população humana e animal e ajudar no incremento da balança comercial do nosso país.

É permitida a reprodução de matérias, desde que citada a fonte. Os artigos assinados ou citados não exprimem, necessariamente, a opinião do Jornal Coamo.